O que é uma proposição Contrapositiva?

Perguntado por: Daniel Luís Fernandes Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

. Por exemplo, a proposição "Todos os morcegos são mamíferos" pode ser reescrita em sua forma condicional "Se algo é morcego, então é mamífero". Por fim, a lei diz que a sentença é idêntica à sua contrapositiva "Se algo não é mamífero, então não é morcego."

O que é uma contrapositiva?

Em lógica, contraposição é uma lei, que diz que, para toda sentença condicional, há uma equivalência lógica entre a mesma e sua contrapositiva. Na contrapositiva de uma sentença, o antecedente e o consequente são invertidos e negados: a contrapositiva de P\rightarrow Q é, portanto, \neg Q\rightarrow \neg P.

Qual a contrapositiva da condicional?

A condicional (p —> q) é equivalente a sua contrapositiva (~q —> ~p) e a recíproca da condicional (q —> p) é equivalente à contrária da condicional (~p —> ~q). Com isso demonstramos duas propriedades importantes: A condicional p → q e a sua contrapositiva ~q → p são equivalentes.

O que é argumento disjuntivo?

Argumento disjuntivo

Os argumentos disjuntivos são aqueles onde pelo menos uma das premissas possui uma disjunção “ou”. Veja o exemplo a seguir: PREMISSA 1: Todo padre é homem ou tem nível superior. PREMISSA 2: Padre José é homem.

É possível que uma proposição do tipo p → q seja verdadeira é que sua contrapositiva seja falsa?

p → q, que se lê: “p condiciona q”, assume o valor lógico falso somente quando p for verdadeira e q for falsa e será verdadeira nos demais casos. Em uma condicional p → q, a proposiç˜ao p é chamada antecedente, premissa ou hipótese, e a proposiç ˜ao q é referida como consequente, conclus˜ao ou tese.

VOCÊ SABE O QUE É UMA PROPOSIÇÃO LÓGICA CONTRAPOSITIVA?

15 questões relacionadas encontradas

Qual é a negação da proposição P q?

¬(P ^ Q ) <=> ¬P v ¬Q

Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção.

Quando uma condicional é verdadeira?

1a linha: Se de fato a verdade de A se fizer seguir da de B, ou seja, se A for de fato suficiente para B, a implicação é verdadeira. 2a linha: Se acontecer tal situação, ou seja, A V e B F, a implicação será falsa.

O que significa modo disjuntivo?

1. Que desune ou separa. 2. [ Gramática ] Que liga, mas estabelecendo alternativa ou distinção.

O que é argumento dedutivo de um exemplo?

ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem." Conclusão : "João é mortal."

O que é um argumento condicional?

O argumento condicional é aquele que parte de premissas que são apenas prováveis ou submetidas a determinadas condições. Os argumentos do tipo dedutivo ou indutivo são argumentos constituídos de proposições apodíticas.

Como fazer a contrapositiva?

Se uma sentença é verdadeira, então sua contrapositiva é verdadeira (e vice-versa). Se uma sentença é falsa, então sua contrapositiva é falsa (e vice-versa). Se a inversa de uma sentença é verdadeira, então sua recíproca é verdadeira (e vice-versa).

Qual a equivalência do se então?

São as seguintes as equivalências da condicional: 1ª) Se p, então q = Se não q, então não p. Exemplo: Se chove então me molho = Se não me molho então não chove 2ª) Se p, então q = Não p ou q.

O que diz a lei de Morgan?

O que dizem as Leis de Morgan

Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).

Como fazer prova por absurdo?

Se n é um número inteiro e seu quadrado é ímpar, então n também é ímpar. Prova por absurdo. Se n não for ímpar, ele terá de ser par e então da forma n = 2k, para algum inteiro k. Logo, teríamos n2 = (2k)2 = 4k2 = 2·2k2 = par.

Como negar uma condicional?

Para negar a bicondicional, teremos na verdade que negar a sua conjunção equivalente. E para negar uma conjunção, já sabemos, nega-se as duas partes e troca-se o E por OU.

Quais são os argumentos dedutivos?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa.

São argumentos dedutivos?

Argumentos ou raciocínios dedutivamente válidos (raciocínio dedutivo) são aqueles nos quais a conclusão se segue necessariamente das premissas. A validade está relacionada à estrutura ou à ordem das premissas, de modo que não seria possível partir de premissas verdadeiras e obter uma conclusão falsa.

O que é método indutivo é dedutivo exemplos?

O método dedutivo normalmente se contrasta com o método que utiliza a indução como ferramente principal de análise. Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

Que es la palabra adversativa?

Significado de Adversativa

adjetivo Que é contra, contrário; que se opõe; adverso: pessoa adversativa.

O que é disjunção na língua portuguesa?

Significado de Disjunção

substantivo feminino Separação, desunião, divisão.

O que é dirimido?

Dirimir é um verbo na língua portuguesa que pode se referir ao ato de anular, impedir ou resolver por completo determinada situação, por exemplo. O uso deste verbo transitivo direto está relacionado com ações em que algo é limitado ou impedido totalmente. Exemplo: “O novo governo dirimiu os direitos dos mais pobres”.

Quando uma condicional é falsa?

Observe que a condicional só será falsa se a antecedente (lado esquerdo da seta) for verdadeiro e a consequente (lado direito) da seta for falso. Bicondicional: É a estrutura formada por duas condicionais... “ p se e somente se q”.

Quando uma proposição condicional é falsa?

OBS1.: Em uma bicondicional se os valores lógicos das proposições forem diferentes, ela sempre será falsa. Simbolizando: ~ (P ↔ Q) = (P ^ ~ Q ) v (~ P ^ Q) (Lei de De Morgan).

Quando a disjunção exclusiva é verdadeira?

«Regra da disjunção exclusiva: A disjunção exclusiva é verdadeira quando as proposições simples apresentam valores lógicos diferentes. É falsa quando as proposições são ambas verdadeiras ou ambas falsas.»

Artigo anterior
O que é contaminação e quais são os seus tipos?
Artigo seguinte
Como chamar função em JavaScript?