Como escolher um bom nome fantasia?
Perguntado por: Mélanie Pinto de Figueiredo | Última atualização: 25. Juni 2025Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)
- 1 – Evite palavras ultrapassadas e modismos. ...
- 2 – Pense em palavras que remetam ao empreendimento. ...
- 3 – Pesquise o mercado concorrente e veja os nomes usados. ...
- 4 – Evite utilizar nomes que lembrem do setor de atuação. ...
- 5 – Dê preferência por palavras e frases do idioma nacional.
Como inventar nome fantasia?
Fuja de nomes confusos, difíceis para o consumidor dizer ou que permitam diversas formas de ser pronunciado. O cliente pode se sentir desconfortável ao não saber como dizer o nome corretamente. Além disso, consumidores podem se referir de modo diferente ao mencionar o seu negócio, dificultando a identificação.
Como criar um nome fantasia legal?
- Procure um nome fácil de ser memorizado;
- Se diferencie dos concorrentes, seja pronunciável e facilmente escrito;
- Chame a atenção transmitindo atributos e valores da empresa;
- Evite falsos cognatos e interpretações negativas;
Como deve ser o nome fantasia?
Ao criar um nome fantasia para o negócio, é indicado que seja um nome fácil de ser lembrado, diferente dos concorrentes, não ser ambíguo (ser interpretado negativamente) e verificar se não há empresas com nome igual ou parecido, que possa ser usado na comunicação, pelo público e na imagem do negócio.
Qual nome fantasia usar?
Também dê preferência para nomes diferentes dos de seus concorrentes. Você pode usar o nome fantasia para mostrar os valores da sua empresa ou exaltar a qualidade dos produtos, por exemplo. No entanto, procure ser atemporal, ou seja, escolher termos que façam sentido atualmente e no futuro.
Como escolher um nome INCRÍVEL para a sua MARCA? 🤔 Siga 5 PASSOS para criar um NOME FORTE!
O que não pode no nome fantasia?
Fique ligado: o nome fantasia não pode fazer referência a outro setor de atuação e também não pode ser igual ao de outra empresa já existente.
Como escolher razão social e nome fantasia?
- O nome deve estar ligado à atividade exercida pela empresa;
- É melhor quando o nome é de fácil compreensão e assimilação;
- Dê preferência para nomes não muito longos;
- Melhor ainda se, ao menos em parte, o termo dê origem ao nome fantasia da empresa;
Pode usar nome fantasia igual?
Pode copiar nome fantasia? O nome fantasia pode ser repetido, ou seja, já usado por outra empresa? Depende. Só é permitido escolher um nome fantasia já utilizado por outra empresa desde que ele não esteja registrado como marca no INPI.
É obrigatório nome fantasia?
Não é obrigatório ter um nome fantasia e você pode deixar para criá-lo em um outro momento quando tiver mais certeza de como deseja divulgar a sua empresa. Ele também não precisa ser exclusivo: duas empresas podem ter o mesmo, desde que ele não esteja registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Pode ter dois nomes fantasias iguais?
Pode ter mais de um nome fantasia igual? E a resposta está pautada na legislação específica para o registro de marcas e patentes: a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279 / 96). E conforme essa lei, é proibido registrar uma marca que reproduza ou imite outra marca que já foi registrada.
Como criar um nome de sucesso?
- Avalie o que a marca promete entregar aos consumidores. ...
- Faça um brainstorming. ...
- Lembre-se de dizer os nomes em voz alta. ...
- Conheça o público-alvo da marca. ...
- Certifique-se da exclusividade do naming. ...
- Evite neologismos.
Pode ter 2 nomes fantasia no mesmo CNPJ?
A Lei da Propriedade Industrial (LPI – Nº9. 279/96) diz que pode sim ter duas empresas com o mesmo nome fantasia que o seu, porém, os ramos precisam ser diferentes para não ter confusão e nem causar concorrência desleal.
Qual o nome fantasia do MEI?
Qual nome fantasia devo colocar no MEI? CNPJ do Microempreendedor Individual (MEI) não traz mais “nome fantasia” Os empreendedores que decidirem se formalizar como microempreendedor individual (MEI) não vão ter mais o “Nome Fantasia” no seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Pode ter nome fantasia?
É importante considerar que cada empresa tem o direito de registrar e proteger sua marca. O nome fantasia é uma parte importante da identidade de uma empresa e pode ser protegido por direitos de propriedade intelectual, como marcas registradas.
Quanto custa para registrar o nome fantasia?
Se você se encaixa nos casos citados acima de desconto governamental (ME, MEI e EPP), a taxa atualmente está no valor de R$ 426,00 e, para as demais empresas que não têm direito ao desconto, R$ 1.065,00.
O que é nome fantasma?
É o nome fantasia que fica registrado nas fachadas, por isso, é importante que os empreendedores tomem uma decisão acertada no momento de escolher o nome que pode virar uma marca muito conhecida. O nome fantasia pode ser registrado no INPI de marcas e patentes, caso o objetivo seja a exclusividade.
Pode existir 2 lojas com o mesmo nome?
A Lei da Propriedade Industrial (LPI – Nº9. 279/96) diz que pode sim ter duas empresas com o mesmo nome fantasia que o seu, porém, os ramos precisam ser diferentes para não ter confusão e nem causar concorrência desleal.
Pode colocar nome de loja que já existe?
Sim, você pode registrar um nome que já existe desde que seja de outro segmento .
Pode usar nome de loja que já existe?
E conforme essa lei, é proibido registrar uma marca que reproduza ou imite outra marca que já foi registrada. Afinal, duas marcas com o mesmo nome podem confundir o consumidor. O empresário que se depara com uma empresa com o mesmo nome da sua deve resguardar seu negócio registrando sua marca no INPI.
Qual nome de empresas criativas?
- InovaTech.
- BrilhoTech.
- Esfera Criativa.
- ImagineWorks.
- Inovare.
- Soluções Nexus.
- DreamCraft.
- Tecnologia Pulso.
Qual tipo de empresa pode ter nome fantasia?
Ele costuma ser definido no momento da criação da empresa, ao fazer o registro formal da instituição ou com um certificado digital. Todos os negócios com registro de CNPJ podem ter um nome fantasia, desde MEIs a empresas S.A.
Qual nome colocar no meu CNPJ?
- Defina seu público-alvo. ...
- Escolha um nome que esteja relacionado ao segmento de mercado. ...
- Opte por nomes curtos e simples. ...
- Prefira nomes atemporais. ...
- Consulte se o nome está disponível para registro.
Porque o MEI não tem mais nome fantasia?
Para atender à determinação da Receita, nossos clientes MEIs passarão a ser identificados apenas pela razão social cadastrada na conta — e não mais pelo nome fantasia. Em breve, você poderá notar essa diferença no nome da sua empresa ao fazer ou receber transferências e, também, ao emitir boletos.
Porque MEI não pode ter nome fantasia?
O "nome fantasia" não vai mais ser adicionado no formulário de inscrição do microempreendedor individual. Antes, o "nome fantasia" era um campo livre e por isso existiam múltiplas empresas idênticas na base MEI. A Receita Federal diz que a mudança vai melhorar a consistência dos dados cadastrais.
Quais as criptomoedas brasileiras?
Quantos anos faculdade de perito criminal?