O que provoca a urticária?

Perguntado por: Daniel Daniel Barbosa  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

O conhecimento científico atual mostra que a maioria das crises de urticária acontece por mecanismos não alérgicos. Isto quer dizer que na maioria dos casos, urticária não é alergia! Ocorre a liberação de uma substância chamada histamina, que age nos vasos sanguíneos e na pele, causando o inchaço e vermelhidão.

O que é bom para aliviar a urticária?

O tratamento da urticária colinérgica é estabelecido pelo próprio médico, que pode sugerir o uso de compressas de água gelada nos locais das lesões e recomendar o uso de alguns tipos de anti-histamínicos para controlar as crises4, entre outros medicamentos, quando os antialérgicos não são o suficiente6.

O que pode causar à urticária?

Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.

Que tipo de infecção causa urticária?

As causas mais freqüentes de urticária aguda são : infecções bacterianas, infecções virais das vias aéreas superiores (resfriados), medicamentos, alimentos e parasitoses. As medicações que mais causam são: penicilinas, cefalosporinas, sulfas, anticonvulsivantes, antiinflamatórios (aspirina e outros).

Quanto tempo pode durar uma urticária?

Alguns estímulos físicos (como calor, frio, pressão, fricção ou luz solar) podem causar urticária por razões que não são bem compreendidas. A urticária geralmente dura menos que 6 semanas, sendo classificada como aguda. Se a urticária durar mais que 6 semanas, será classificada como crônica.

Urticaria - O que é, sintomas e como tratar?

42 questões relacionadas encontradas

Quais alimentos pioram a urticária?

Refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas. Pimenta, Vinagre e Mostarda. (antiinflamatórios não esteróides, ácido acetilsalicílico), Antibióticos Vitaminas, Medicamentos coloridos e com sabor e Radiocontrastes.

O que é urticária e como se pega?

A urticária é uma reação na pele considerada comum, que causa lesões acompanhadas ou não de ardência, coceira intensa e inchaço. Ouça o texto abaixo! A urticária é uma reação não contagiosa da pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas, que podem inchar e coçar bastante.

Quando a urticária é preocupante?

Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Angioedema (edema de face, lábios ou língua) Estridor, chiado ou outros distúrbios respiratórios. Lesões hiperpigmentadas, úlceras ou urticária que persistem por > 48 horas.

Qual é o melhor antialérgico para urticária?

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:
  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

Qual antialérgico é bom para urticária?

Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed);

É normal ter urticária?

As urticárias surgem na pele como placas vermelhas inchadas e apresentam coceira muito intensa. Duram de poucos minutos a várias horas, podendo variar o local. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida.

Qual exame para saber se têm urticária?

Os exames básicos incluem o hemograma e prova de atividade inflamatória (VHS ou PCR). Na urticária crônica espontânea (UCE) é recomendada a realização de investigação adicional baseada na história clínica e exame físico do paciente, especialmente nos casos de doença mal controlada ou de longa duração.

Como saber se a urticária e emocional?

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.

Porque a urticária vai e volta?

Doenças auto-imunes, infecções, aeroalérgenos, parasitas, neoplasias, entre outras coisas podem estar envolvidos no processo. Anti-inflamatórios e analgésicos podem ser causadores, quando não o são eles podem perpetuar o quadro. O tratamento com anti-histamínicos em dose elevada pode ser necessário.

Qual pomada é boa para urticária?

urticaria pomada
  • 6% ...
  • Loratadina 5Mg Com 30 Comprimidos Sublinguais. ...
  • Loratadina 10Mg Com 30 Comprimidos Sublinguais. ...
  • Hidroxizina Hcl 100Mg Com 120 Comprimidos. ...
  • Hidroxizina Hcl 50Mg Com 120 Comprimidos. ...
  • Hidroxizina Hcl 100Mg Com 90 Comprimidos. ...
  • Hidroxizina Hcl 5Mg Com 120 Comprimidos. ...
  • Hidroxizina Hcl 25Mg Com 120 Comprimidos.

Qual doença autoimune causa urticária?

Dentre os tipos mais comuns de doenças autoimunes que causam erupções na pele estão a urticária crônica espontânea, o lúpus e a psoríase. As doenças autoimunes são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico.

O que fazer para parar de coçar o corpo?

Tratamento e Prevenção da Coceira
  • Evitar banhos quentes;
  • Não usar esponjas ou buchas;
  • Utilizar sabonetes de limpeza suave;
  • Hidratar a pele do corpo;
  • Evitar coçar;
  • Tomar as medicações antialérgicas prescritas pelo médico;
  • Suspender ou evitar contato com o agente que está causando alergia ou coceira.

Quem tem urticária pode tomar leite?

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja. As carnes que são permitidas nessa dieta incluem os peixes de água salgada, aves de caça, pato, peru e frango orgânico.

Quais são os tipos de urticária?

A urticária crônica ainda é subdividida em dois tipos – Urticária Crônica Espontânea (UCE) e Urticária Crônica Induzida (UCIND). UCE: As urticas surgem sem motivo aparente e sem relação com nenhum estímulo externo. A urticária crônica espontânea não é emocional, não é alergia e não é causada por fatores externos.

Qual a gravidade da urticária?

A urticária aguda é uma causa frequente de consulta com alergistas, caracterizada por urticas e/ou angioedema. Embora autolimitada e benigna, pode causar desconforto significativo e raramente representar uma doença sistêmica grave ou reação alérgica com risco de vida.

Onde se pega urticária?

A urticária pode ser causada por fatores alérgicos. A urticária aguda, por exemplo, pode se manifestar após a ingestão de alimentos, medicamentos ou contato com outras substâncias como látex.

É perigoso urticária?

Há um tipo de urticária aguda que se manifesta de forma muito intensa, o Edema de Quincke. A característica principal é o inchaço que acomete áreas da face, inchando lábios e pálpebras. Esta forma pode ser perigosa se atingir a laringe e dificultar a respiração.

Qual a diferença entre alergia e urticária?

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Como acabar com a urticária naturalmente?

Recomendações
  1. Fique atento. ...
  2. Evite coçar a pele, particularmente nas áreas em que se desenvolveram as lesões;
  3. Aplique compressas frias sobre as lesões para aliviar a coceira, que costuma ser o principal sintoma da urticária;

Porque a urticária piora à noite?

Suas alergias podem piorar à noite porque agora você está adicionando gatilhos internos ao quadro. "Muitas pessoas são alérgicas a coisas em seus quartos", disse Purvi - como ácaros que moram nos travesseiros, colchões ou molas, e mofo que cresce nas paredes de casas mais antigas ou após danos causados ​​pela água.

Artigo anterior
Qual é o maior barco a vela do mundo?
Artigo seguinte
O que cada cor simboliza?