Porque ocorre reação transfusional?

Perguntado por: Sebastião Andrade de Simões  |  Última atualização: 29. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Reações transfusionais (RT) são ocorrências relacionadas à TT que ocorrem durante ou após a transfusão e são fisiopatologicamente classificadas como imunes ou não imunes; e imediatas, cujo aparecimento acontece durante a transfusão ou até 24 horas após o início da terapia, ou tardias, que ocorrem após 24 horas do ...

Qual a principal causa da reação transfusional?

A incompatibilidade de antígenos ABO é a causa mais comum de reação transfusional hemolítica aguda.

Quais os 3 tipos de reações adversas frente a transfusão sanguínea?

  • Sobrecarga hídrica. Os receptores de transfusões podem acabar recebendo mais líquido do que seu corpo pode processar com facilidade. ...
  • Lesões pulmonares. Outra reação muito rara, chamada lesão pulmonar aguda relacionada a transfusão (TRALI), é causada por anticorpos no plasma do doador. ...
  • Infecções.

Como prevenir as reações transfusionais?

A prevenção pode ser feita após o terceiro episódio leve ou após o primeiro, desde que este tenha sido grave, utilizando anti- histamínico 1 h antes da transfusão. Caso a medica- ção não evite a ocorrência de reações futuras, pode- se optar pela lavagem do concentrado de hemácias.

Quando o corpo rejeita a transfusão de sangue?

A transfusão de sangue errado também pode provocar efeitos menos graves, como coceiras no corpo, reações alérgicas e febre. Além do soro, dependendo da gravidade da hemólise, o paciente pode necessitar de analgésico (para combater a dor), antialérgico ou drogas para aumentar a pressão arterial.

As REAÇÕES TRANSFUSIONAIS e os CUIDADOS DE ENFERMAGEM!

15 questões relacionadas encontradas

Qual a reação transfusional mais comum?

É comum a ocorrência de tremores, calafrios, hipotensão, arterial, taquicardia, dispneia, náusea, vômitos, choque. Incidência: 1:3.000 transfusões, sendo mais frequente em concentrados de plaquetas. Etiologia: Presença de bactérias no hemocomponente transfundido.

O que fazer em caso de reação transfusional?

A equipe assistente que verifica a ocorrência da reação transfusional deverá comunicar de imediato, após instituídas as medidas iniciais de cuidado ao paciente (interrupção da hemotransfusão, aferição de SSVV e outras cabíveis quando necessário), o médico hemoterapeuta da agência transfusional local.

Qual é a terceira causa mais frequente de reação transfusional?

A Sobrecarga Volêmica, Sobrecarga Circulatória pós-transfusional ou TACO do termo inglês Transfusion-associated circulatory overload vem se configurando como a terceira causa mais frequente de reações transfusionais notificadas ao sistema nacional de hemovigilância.

Quais são os riscos das transfusões de sangue?

Possíveis riscos da transfusão

No entanto, em alguns casos, pode provocar reações alérgicas, edema do pulmão, insuficiência cardíaca ou alterações nos níveis de potássio no sangue. Dessa forma, todas as transfusões devem ser feitas no hospital com avaliação da equipe médica.

É considerada reação transfusional tardia?

Reação hemolítica tardia (RHT) pode ocorrer em um período que pode variar de 24 horas até cerca de 3 semanas depois da transfusão sanguínea. Essa reação é caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas, tal fato ocorre devido à presença de aloanticorpos que não são detectados nos testes pré-transfusionais.

Por que algumas transfusões de sangue podem levar à morte?

Sem óxido nítrico, os vasos capilares não se dilatam, os glóbulos vermelhos se acumulam nas artérias e os tecidos não recebem oxigênio, segundo Stamler, cujo estudo descreve pela primeira vez a função desse gás. "O resultado pode ser um ataque do coração e inclusive a morte", alertou o médico.

Pode transfundir paciente com febre?

Não existe contraindicação absoluta à transfusão em pacientes com febre. É importante diminuir a febre antes da transfusão, por‑ que o surgimento de febre pode ser um sinal de hemólise ou de outro tipo de reação transfusional. É rara a necessidade de aquecer um produto hemoterápico antes da transfusão.

Quais os cuidados de enfermagem na identificação de uma reação transfusional?

Aferir sinais vitais pré, intra e pós – procedimento transfusional. Observar e comunicar ao enfermeiro qualquer intercorrência que ocorra. Monitorar, rigorosamente, o gotejamento do sangue ou do hemoderivado. Proceder o registro das ações efetuadas no prontuário do paciente de forma clara, precisa e pontual.

Como notificar uma reação transfusional?

Reações transfusionais:
  1. Fazer login no sistema (necessário cadastro prévio da instituição e do profissional de saúde).
  2. Clicar em “Notificar”
  3. Selecionar produto-motivo “Uso de sangue ou componente”
  4. Em “Tipo de evento adverso”, selecionar “Reação transfusional”

Quais são os sinais e sintomas de reação transfusional?

Os sinais e sintomas mais comuns incluem febre, calafrios, urticária e coceira. Alguns sintomas podem desaparecer com pouco ou nenhum tratamento. No entanto, dificuldade respiratória, febre alta, hipotensão e hemoglobinúria podem indicar uma reação mais séria.

Quais os cuidados com a transfusão de sangue?

Antes da transfusão:
  1. Checar a prescrição;
  2. Saber antecedentes transfusionais;
  3. Realizar avaliação clínica;
  4. Checar sinais vitais antes de perfurar ou fracionar a bolsa;
  5. Realizar inspeção visual da bolsa.

Pode se alimentar durante transfusão de sangue?

Durante a transfusão é permitido comer, ler, ver televisão e ouvir música. Estes riscos são pequenos e uma série de cuidados são tomados para evitá-los. Entretanto, às vezes isto é imprevisível. Os sintomas mais comuns são: febre, calafrios, tremores e coceira pelo corpo (urticária).

O que é uma reação transfusional imediata e tardia?

IMEDIATAS: ocorrem durante o ato transfusional ou até 24 hs após o início da transfusão; TARDIAS: ocorrem após 24 hs do início da transfusão.

O que pode acontecer depois de uma transfusão de sangue?

As transfusões alogênicas (de outra pessoa) podem resultar em múltiplas reações inflamatórias e imunológicas (reações hemolíticas agudas ou tardias). Desse modo, quanto mais unidades de sangue transfundidas, maior a carga de antígenos (corpo estranho) injetada na circulação do paciente.

São consideradas reações transfusionais imediatas?

A reação transfusional (RT) pode ser definida como um efeito ou resposta indesejável observado em uma pessoa, associado temporalmente com a administração de sangue ou hemocomponente. Se a reação ocorreu durante a transfusão ou em até 24 horas após o início da mesma, ela é chamada de reação transfusional imediata (RTI).

Qual o tempo necessário para identificar uma reação transfusional imediata?

Não urgente (deve ocorrer entre as próximas 24 horas); Urgente (deve ocorrer entre as próximas 3 horas); Extrema urgência (quando qualquer retardo na administração da transfusão pode acarretar risco para a vida do paciente).

Qual a conduta do técnico de enfermagem frente uma reação no processo de transfusão de sangue?

Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.

Quantas gotas por minuto bolsa de sangue?

Na transfusão de hemácias manter 10 -15 gotas por minuto por pelo menos 10 minutos e ficar ao lado do paciente.

Qual valor de hemoglobina indica transfusão?

Pacientes com níveis de Hb entre 8-10 g/dl só necessitam de transfusão quando apresentarem anemia extremamente sintomática, sangramento agudo e como já comentado isquemia coronariana aguda.

Quando não transfundir?

A maioria dos pacientes que recusam a transfusão sanguínea são por motivos religiosos e os componentes primários do sangue, como concentrados de hemácias e hemoglobina, são estritamente proibidos, assim como a transfusão autóloga, pois o sangue não pode “sair do corpo” do paciente.

Artigo anterior
O que significa positivação dos direitos humanos?
Artigo seguinte
Como e onde se aplica a lógica?