Como era a politica em atenas?

Perguntado por: Daniela Nádia Assunção  |  Última atualização: 28. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (5 avaliações)

Atenas alcançou seu auge durante o período clássico da Grécia Antiga quando era o principal centro urbano da importante pólis de mesmo nome, localizado em Ática, na Grécia.

Como era a participação política em Atenas?

Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central. ... Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos.

Como era o funcionamento da democracia grega?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como era o funcionamento da democracia ateniense?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que é a democracia grega?

A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. ... A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.

Grécia Antiga: Período Arcaico – Atenas (Política e Sociedade) - Brasil Escola

32 questões relacionadas encontradas

Como era a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como era a educação dos cidadãos espartanos?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. ... Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.

Como funcionava o sistema político diarquia em Esparta?

Os reis da cidade-Estado de Esparta governavam através de um sistema conhecido como diarquia, onde dois reis de família diferentes governavam com iguais poderes. ... Esse poder de comando era essencialmente militar, estando sujeito ao comando e fiscalização pelos éforos de sua conduta.

Quais eram as duas instituições políticas fundamentais de Esparta explique como elas funcionavam?

Além dos dois reis, a política espartana tinha outras três instituições: a Apela, a Gerúsia e o Conselho dos Éforos. A Apela era o local onde a tomada de decisões acontecia, sendo, portanto, uma espécie de assembleia. ... A Gerúsia, por sua vez, funcionava como um Senado para os espartanos.

Como era a divisão da sociedade espartana?

A sociedade espartana era dividida em três estamentos compostos por esparciatas,periecos e hilotas. Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos.

Quais eram as duas instituições políticas fundamentais de Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

Quem pode votar em Atenas?

Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Quais as pessoas que garantiam a participação na democracia ateniense?

A democracia ateniense garantia participação a todo e qualquer morador daquela cidade? Justifique a sua resposta. Não. Somente os homens nascidos em Atenas, maiores de 18 anos, que poderiam ter o direito de participar das discussões e votações que tratavam das questões políticas da cidade.

Quais grupos eram excluídos das decisões políticas?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Como era a educação no Império Romano?

O sistema de educação romano era um sistema de privilégios em que poucos tinham acesso à escola. ... Em seu currículo escolar aprendiam lições básicas de cálculo, de leitura e de escrita e frequentavam a escola somente até os doze ou treze anos de idade, quando eram dispensadas e liberadas para os casamentos.

Como era o treinamento dos soldados espartanos?

Assim, enquanto estavam no Agoge, os garotos aprendiam a ler e escrever e tinham aulas de retórica e poesia. Já quanto ao lado físico da coisa, o treinamento também ensinava os meninos a resistir a dificuldades como o frio, a fome e a dor e, muitas vezes, eles eram motivados a se envolver em brigas com os colegas.

Como eram tratados os Recém-nascidos em Esparta?

Em Esparta, as crianças fracas não tinham nenhuma chance. Se elas nascessem fracas, doentes ou deformadas, elas eram deixadas para morrer, e isso acontecia muito. Quando um bebê nascia, o pai levava o recém-nascido para os anciãos da cidade. Os anciãos examinavam a criança, procurando fraquezas e deformidades.

Quem eram os cidadãos em Esparta *?

Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada).

Quais os grupos de maior expressão da sociedade espartana quais as características desses grupos?

Os periecos se caracterizavam como grupo antigo da região, composto por pequenos comerciantes e artesãos. Já os Hilotas se constituíam como o grupo de miseráveis da sociedade, onde trabalhavam nas terras dos esparciatas, não tinham direitos políticos e eram alvos de perseguição e massacre.

O que é democracia na história?

O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados. Na Idade Média, o termo caiu em desuso.

Que que significa democracia?

Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. ... A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política.

Qual a diferença entre a democracia grega e a que temos atualmente no Brasil?

A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar. ... Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar.

Como funciona o ostracismo?

É um termo proveniente da Grécia antiga e era uma forma de punição aplicada aos cidadãos suspeitos de exercerem poder excessivo e restrição à liberdade pública. Ostracismo é o afastamento (imposto ou voluntário) de um indivíduo do meio social ou da participação em atividades que antes eram habituais.

Artigo anterior
Como diminuir colica menstrual?
Artigo seguinte
Como produzir um livro?