Quais os agentes de risco deverão ser informados no evento S-2240 do eSocial?

Perguntado por: Leandro Sebastião Branco Alves Branco  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

eSocial: Evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos (Riscos) x Substituição PPP
  • O empregador;
  • A cooperativa;
  • OGMO;
  • Sindicato de trabalhadores avulsos;
  • Órgãos públicos em relação aos seus empregados e servidores vinculados ao RGPs.;

O que informar no S-2240?

Segundo o manual de orientação do esocial, conhecido como MOS, o evento S-2240 também é usado para informar a existência de exposição aos fatores de risco. E estes são descritos na Tabela 23 – fatores de risco ambientais. Assim também ele deve comunicar mudança dos ambientes em que o trabalhador exerce suas atividades.

Quais riscos informar no eSocial?

O que o eSocial quer é que os empregados estejam vinculados a seus respectivos ambientes de trabalho,riscos ambientais e suas avaliações, informações previdenciárias a respeito da insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial, se o empregado usa EPI, entre outras exigências.

Quem deve enviar S-2240?

A carga inicial do evento S-2240 é obrigatória para todos os trabalhadores empregados, trabalhadores avulsos e cooperados vinculados a cooperativa de trabalho e ou de produção, devendo ser enviada uma “foto” das informações que compõem o evento que estão validas no dia do início da obrigatoriedade dos eventos de SST no ...

Quando enviar 2240?

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos - Prazo de envio: até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador.

S-2240: como gerar/enviar as Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos no eSocial SST

25 questões relacionadas encontradas

O que são os eventos S-2210 s-2220 ES 2240?

Os eventos obrigatórios relativos à Saúde e Segurança do Trabalho – SST que deverão ser enviados, são: S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).

Qual o prazo para enviar o SST?

O prazo de envio é até o dia 15 do mês subsequente ao da realização do exame correspondente (ASO).

O que é S-2240 Condições ambientais do trabalho?

O S-2240 é um evento utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador.

Como gerar S-2240 Sênior?

Como fazer o fechamento do SST:

Abra a tela Fechamento SST através do caminho no sistema: eSocial > Colaboradores > Fechamento SST; Preencha os campos Empresa, Filial, Tipo Colaborador e Colaborador com as informações desejadas; Após, clique em Processar. Fazendo isso uma pendência do leiaute S-2240 será criada.

Quando é necessário fazer o Ltcat?

Quando o LTCAT deve ser elaborado (ou atualizado)?

Como dissemos anteriormente, o LTCAT deve ser elaborado sempre que existir atividades que expõem o trabalhador a agentes nocivos. O ideal é que seja atualizado uma vez ao ano, mas não existem datas de expiração para o documento.

Quando enviar o evento S-2210?

Prazo de envio

A comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.

Quais informações de SST no eSocial?

Quais são os eventos do SST que as empresas estão obrigadas a enviar para o eSocial?
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador (referente ao ASO e seus exames)
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes nocivos.

Como descrever ambiente de trabalho no eSocial?

Quais os cuidados necessários?
  1. para cada ambiente informado, devem ser indicadas a data de início e a data de término de validade;
  2. é preciso informar o ambiente onde efetivamente o trabalhador exerce suas atividades, não havendo, necessariamente, relação com a lotação tributária informada no evento S-1020;

O que colocar na descrição do setor para o eSocial?

O campo descrição do setor{dscSetor} deve ser preenchido com a descrição do lugar administrativo na estrutura organizacional do declarante ao qual o trabalhador está vinculado.
...
Como informar o exercício de atividade com exposição a risco?
  1. Neutralizada,
  2. Atenuada.
  3. Ou exista proteção eficaz.

Como informar EPI no eSocial?

A gestão de EPI também é uma atividade que deve ser informada no eSocial SST, por meio do evento S-2240, que trata dos riscos nos ambientes de trabalho. Dessa forma, para cada EPI usado na empresa, deve ser informado o campo {docAval}. Nele, deve ser informado o número do CA ou do documento de avaliação do equipamento.

Como preencher o evento 2240?

Informar o código do agente nocivo ao qual o trabalhador está exposto. Preencher com números e pontos. Caso não haja exposição, informar o código [09.01.001] (Ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999). Validação: deve ser um código válido e existente na Tabela 24.

Como enviar CAT eSocial?

Para o preenchimento do formulário da CAT no eSocial, deve-se recorrer ao evento S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho. O eSocial não altera nada em termos de legislação, a CAT é apenas diferente no que diz respeito à forma como as informações são enviadas.

Como enviar afastamento eSocial?

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!
  1. Acesse o menu PROCESSOS, opção AFASTAMENTOS; ...
  2. Na tela de preenchimento do afastamento, no campo MOTIVO, informe o motivo do afastamento; ...
  3. O evento "S-2230 Afastamento" informará ao eSocial na "data início" do afastamento e na "data fim" do afastamento;

O que são condições ambientais de trabalho?

“As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.”

O que é S-2220?

O evento eSocial S-2220 é aquele referente ao Monitoramento da Saúde do Trabalhador. Dentre seus conceitos no eSocial Simplificado e conforme o manual de orientação do eSocial este evento é definido como aquele que detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador.

Foi prorrogado o envio do SST?

Prorrogação SST

O documento modificou o prazo de obrigatoriedade de sua entrega para janeiro de 2023. Contudo, segundo o ofício enviado pelo CFC à RFB, “a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME n.º 71/2021, que dispôs sobre o cronograma de implantação do eSocial, especialmente ao caso em tela da 4ª fase, não foi alterada”.

De quem é a responsabilidade do envio do SST?

De acordo com o Manual de Orientação do eSocial, disponibilizado pelo Governo Federal, a responsabilidade pelo envio dos documentos referente ao SST e eSocial é da própria empresa . No entanto, uma empresa terceirizada, com autorização através de procuração e com posse do certificado digital pode fazer a transmissão.

De quem é a responsabilidade de enviar o SST?

*Enviar as informações:* o envio das informações fornecidas pela área especializada de SST ao eSocial é de responsabilidade do empregador. Este empregador por sua vez, pode terceirizar esse serviço a quem ele preferir, ou seja, a quem oferecer esse serviço a ele.

Como enviar os 2210?

Se um acidente (resultante em afastamento) for cadastrado pelo Segurança:
  1. O Segurança e Medicina se encarregará de gerar e enviar o acidente (S-2210).
  2. O envio do afastamento (S-2230) dependerá da integração com o Administração de Pessoal: Se houver integração, o Administração de Pessoal irá gerar e enviar o afastamento.

Artigo anterior
Como o carbono pode ser classificado?
Artigo seguinte
Quais as principais licenças de software livre?