Como usar do qual?

Perguntado por: Filipa Almeida de Domingues  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

“Do qual” é o resultado da junção da preposição “de” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei. Neste caso, o verbo “falar” pede a preposição “de”: falei de que/quem?

Como usar o Cujo?

Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida. Exs: Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).

Quando Substituir que pôr o qual?

Que é um pronome relativo quando: substitui um substantivo, evitando a sua repetição; ... aparece após o substantivo que substitui; pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

O que pode ser substituído por o qual?

O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.

Que pode ser substituído por cujo?

1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.

Quando usar DO QUAL ou NO QUAL?

27 questões relacionadas encontradas

O que significa cujo ou cuja?

A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.

Quando usar de antes de cujo?

O pronome relativo cujo é usado para indicar posse. Relaciona dois substantivos, indicando que o substantivo anterior tem a posse do substantivo posterior: O pai cujo filho nasceu.
...
É possível a presença de preposições antes do pronome cujo:
  1. de cujo;
  2. em cujo;
  3. a cujo;
  4. com cujo,
  5. contra cujo.

Quando se usa em antes de cujo?

Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Pode ter vírgula antes de cujo?

Em princípio, a vírgula está incorrecta, porque a oração introduzida por «cujos» é uma relativa restritiva. ... Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Porque por quê ou porquê?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

O que significa cuja Na matemática?

2. Cujo. Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.

Qual é o sinônimo da palavra cuja?

1 de que, da qual, das quais, de quem. Dita-cuja: 2 dita-cujo, fulana, cara, sujeita, pessoa, indivídua, tipa.

Qual é a palavra significada?

Que foi considerada de determinado modo, teve um nível de importância atribuída. 1. A palavra foi significada de acordo com o consenso da comunidade linguística daquela região.

O que se significa cônjuge?

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte.

O que pode ser substituído por por quê?

Mais do que decorar que um é para pergunta e outro é para resposta, é essencial saber que PORQUE é uma conjunção explicativa, ou seja, serve para explicar ou responder algo e pode ser substituído por POIS. Toda vez que a substituição for possível, é sinal de que a palavra PORQUE (tudo junto) deve ser usada.

Por que emprego?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Quando não se deve usar a crase?

Quando não devo usar Crase?
  • Antes de palavras masculinas: Ex: Caminhava a passo lento.
  • Antes de verbos: Ex: Estou disposta a aceitar.
  • Antes de pronomes pessoais: Ex: Eu pedi a ela um vestido emprestado.
  • Antes de nomes de cidade (que não utilizam o artigo feminino).

Quando vai crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Tem vírgula antes de a qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Tem vírgula antes da palavra onde?

Vírgula antes de "onde" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Observe a frase: Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a natureza os esperava. Em um exemplo de oração sub. ... Introduz uma oração subordinada relativa adverbial, que exprime uma circunstância e não um aspecto essencial, restritivo, de "litoral".

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Artigo anterior
A saúde depende de quais fatores?
Artigo seguinte
São exemplos de atividades econômicas que são desenvolvidas na América?