Como era a palavra você antigamente?

Perguntado por: Martim Micael Morais de Monteiro  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Você tem sua origem na expressão vossa mercê, que evoluiu para vossemecê, que evoluiu para vosmecê, que evoluiu para você. Seguindo essa lógica de evolução da palavra, não será de estranhar se, daqui a uns anos, a palavra passe a ser simplesmente cê.

Qual é a origem da palavra você?

“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.

Quando se usa o pronome você?

O pronome de tratamento “você” corresponde à segunda pessoa do discurso e à terceira pessoa gramatical.

Como substituir o você?

Pronome de tratamento: 1 vassuncê, vosmecê, vossa mercê, vossemecê. Tratamento formal: 2 a senhora, o senhor.

O que significa a palavra vocês?

Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês. Plural: vocês. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.

COMO ERA O PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL DO PASSADO?

24 questões relacionadas encontradas

É certo falar vocês?

Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3. ª: de quem se fala (ele-eles, ela-elas).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como substituir palavras por pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais possuem as funções de substituir o nome de um ser e, ao mesmo tempo, situá-lo em relação a pessoa gramatical do discurso; ou seja, indicar quem fala (1. ª pessoa), com quem se fala (2. ª pessoa) ou de quem se fala (3. ª pessoa), tanto no singular quanto no plural.

Qual é o substantivo de você?

Significado de Você

substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".

Como podemos classificar o pronome você?

Gramática. O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

Qual é o pronome de você?

São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.

Quando usar o pronome oblíquo mim?

Já o “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo tônico (aqueles que têm a pronúncia mais forte e aberta), empregado como objeto indireto e estará sempre acompanhado de uma preposição ao final da frase, por exemplo: “Você trouxe o jantar para mim?” e “Eu disse para ele contar pra mim”.

Qual é mais formal tu ou você?

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Como se fala você em Portugal?

  1. Maior parte do Brasil: Você; Vocês.
  2. Parte do Brasil e maior parte de Portugal: Tu (íntima), Você (formal); Vocês (formal), Vós (íntimo)
  3. Parte de Portugal e África: Tu (normal), Você (desrespeitoso); Vós (normal), Vocês (desrespeitoso)

Quais são os pronomes pessoais?

São elas:
  • 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
  • 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
  • 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Quais são os 8 pronomes pessoais?

Os pronomes mais conhecidos são os pronomes pessoais, que em inglês chamamos de Personal Pronouns. Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença. Vejamos alguns exemplos.

Quais são as palavras que são pronomes?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Como substituir os pronomes?

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

Qual pronome substitui ela?

Pronome pessoal: 1 a, lhe.

O que substitui o pronome que?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como escrever a vocês?

A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase.

Artigo anterior
O que pode desgastar um relacionamento?
Artigo seguinte
O que pega peixe na água?