O que são práticas educativas não escolares?

Perguntado por: Sérgio Bruno Leite de Matias  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

A prática pedagógica nos espaços não escolares tem como finalidade direcionar conhecimentos e saberes na prática social. O espaço não escolar vai muito além dos muros de uma escola, ele está ligado a grupos culturais, hospitais, associação religiosa filantrópica e espaços de ressocialização.

O que são práticas educativas em um espaço não escolar?

Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.

Quais atividades podem ser desenvolvidas na educação não escolar?

Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.

O que você entende por educação não escolar?

162) entende por educação não escolar o conjunto de “práticas educativas formais ou não formais desenvolvidas fora do contexto da escola e que estão voltadas principalmente para a formação política e cidadã e no atendimento de necessidades de natureza econômica, sócio ambiental e cultural”.

Qual é a principal característica da educação não escolar?

A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo.

Educação em Espaços Não-Formais - Educação não formal: lugares de atuação do pedagogo

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os ambientes não escolares?

Assim, delimitamos que o espaço não escolar citado neste trabalho não será entendido como qualquer espaço além dos muros escolares, mas espaço este que exista educação não formal e que tenha pedagogos atuando. Compreendidos como: empresas, ONGs, hospitais, igrejas, espaços lúdicos, museus, dentre outros.

Qual a importância do estágio em ambientes não escolares?

De acordo com Vasconcelos (2012) o Estágio em Contextos Não Escolares trará diversas contribuições para a formação do pedagogo, propiciando a sua inserção na realidade de diferentes instituições e a possibilidade de desenvolvimento de um conhecimento mais aprofundado sobre as práticas pedagógicas em contextos distintos ...

Como o pedagogo pode atuar em ambientes não escolares?

O pedagogo, com seu trabalho, realiza projetos culturais como dança, teatro, música, arte em que seja possível demonstrar conhecimentos de mundo atrelados aos conhecimentos aprendidos dentro da sala de aula.

Qual o papel do pedagogo em ambientes não escolares?

A atuação do Pedagogo em ambientes não escolares é fato e agora embasado em lei, desta forma foi dada mais uma atribuição a este profissional que deverá agir dentro de suas habilidades pedagógicas no âmbito da capacitação de empresas, metodologias de disseminação de informações de ONGs, empresas e Meios de comunicação ...

Quais temas para projeto de gestão em ambientes escolares e Não-escolares?

Baixe grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!
  • Protagonismo do aluno é tema central para a gestão escolar.
  • Desenvolvimento da metacognição.
  • Educação antirracista.
  • Aprendizagem socioemocional.
  • Aprendizagem adaptativa.
  • Tecnologia de Inteligência Artificial.

Quais são os campos as áreas em instituições escolares e Não-escolares em que o pedagogo pode atuar?

Mas para o pedagogo que quer atuar em fora da sala de aula, há varias opções, como gestão escolar, ediação de livros didáticos, Organizações Não Governamentais (ONGs), Pedagogia Empresarial ou Hospitalar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Novas Tecnologias na Educação, Psicopedagogia e Carreira Acadêmica.

Como se chama a aula fora da escola?

Como se chama as aulas fora da escola? Os espaços colaborativos — conhecidos como coworkings — são ambientes voltados para a melhoria do tradicional modelo escolar. Por meio deles, o professor promove uma educação mais lúdica, prática e direcionada, evitando fazer uso apenas de aulas expositivas para ensinar.

Quais são os três tipos de pedagogia?

Aqui selecionamos as sete principais.
  1. Tradicional. Como o nome sugere, o tipo de pedagogia tradicional é o mais comum dentro das escolas. ...
  2. Construtivista. ...
  3. Waldorf. ...
  4. Comportamentalista. ...
  5. Democrática. ...
  6. Freiriana. ...
  7. Montessoriana.

Quais são os tipos de práticas educativas?

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?
  • Valorização do aluno. Valorizar o aluno implica em reconhecer suas potencialidades individuais e ajudá-lo a aprimorá-las. ...
  • Socialização. Socializar é necessário para construir a realidade interna e externa de cada indivíduo. ...
  • Protagonismo do aluno. ...
  • Uso de tecnologia.

Quais os locais que pode ser feito estágio em espaços Não-escolares?

Entre os campos preferenciais para a realização desse estágio estão as empresas, hospitais, museus, ONGs e órgãos de planejamento, avaliação e consultoria educacional. O importante é que o campo de estágio escolhido possibilite a inserção do estagiário no cotidiano de trabalho do pedagogo fora dos espaços escolares.

Como o gestor de um espaço não escolar de educação pode contribuir para o processo educacional de pessoas que acessam estes espaços?

Na prática do gestor no espaço não escolar deverá ser feito uma análise constante do contexto tanto formal quanto não formal, para aliar o conjunto de oportunidades e experiências disponibilizadas ao educando para seu crescimento integral, compreendido como um processo coletivo, discernido em diálogo com todos os ...

São exemplos de espaços não formais de educação?

Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.

Qual a importância da educação em espaços não formais?

A educação não-formal e seus desafios

As escolas são extremamente importantes para promover discussões e fazer os alunos pensarem e desenvolverem suas próprias ideias. Segundo outro grande educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997), educar é criar as possibilidades para a própria construção de conhecimento.

Quais são as principais características da educação não-formal?

Tanto as conceitualizações quanto os trabalhos empíricos, apresentam interdisciplinaridade e flexibilidade como características desta modalidade de educação. A educação não-formal pode desenvolver-se nos mais variados espaços, sendo uma modalidade crescente no cenário nacional e pouco explorada nos meios acadêmicos.

Qual a diferença entre um professor e um pedagogo?

O papel do pedagogo na educação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo educacional. Enquanto o professor é responsável por transmitir o conteúdo didático aos alunos, o pedagogo atua de maneira mais ampla, garantindo a qualidade do ensino e contribuindo para a formação integral dos estudantes.

O que não é verdade a pedagogia em Espaços Não-escolares é muito trabalhada nos dias atuais apesar de não ser muito falado?

O que não é verdade, a pedagogia em espaços não escolares é muito trabalhada nos dias atuais, apesar de não ser muito falado. Com suas palavras descreva o que entendeu do enunciado acima. RESPOSTA: Para o pedagogo o espaço não escolar desempenha um papel de articulador e mediador da aprendizagem.

Qual é o salário de um pedagogo?

Hoje quem trabalha como Pedagogo ganha em média um salário de R$ 2.989,00. E antes de se tornar Pedagogo, 10% foi Professora e depois 2% se tornou Supervisor Pedagógico.

Quais atividades podem ser desenvolvidas na educação não escolar?

Entre elas estão a gestão do conhecimento; comportamento humano nas organizações; projetos culturais; cultura organizacional; gestão do processo da qualidade e produtividade; relações interpessoais no trabalho e outros espaços comuns ao aspecto humano.

O que é gestão da educação em ambientes não escolares?

Na prática do gestor no espaço não escolar deverá ser feito uma análise constante do contexto tanto formal quanto não formal, para aliar o conjunto de oportunidades e experiências disponibilizadas ao educando para seu crescimento integral, compreendido como um processo coletivo, discernido em diálogo com todos os ...

O que é um espaço de educação não formal?

Os chamados espaços não-formais são ambientes em que ocorrem diversas atividades interativas que são realizadas com a participação dos visitantes, como por exemplo os museus, que podem contribuir positivamente com o ensino, visto que são locais com muita diversidade de informações.

Artigo anterior
Qual a importância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais de escolarização?
Artigo seguinte
O que visitar em lamego?