Qual é a origem do rap e por que a periferia se identifica com este género musical?
Perguntado por: Clara Margarida de Mota | Última atualização: 2. Juli 2025Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)
O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. Jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.
Qual é a origem do rap?
O Rap e a sua origem
Segundo consta, surgiu na Jamaica durante a década de 60, e foi levado para os EUA, na década de 70. Mais propriamente para os bairros pobres de Nova Iorque, onde os jovens de origem negra e espanica, que em busca de uma sonoridade diferente, deram assim um novo impulso e um novo significa ao Rap.
O que o hip-hop representa para a periferia?
O hip-hop representa, a partir de sua estética, propostas políticas, um tipo de arte social, com apelos frente à questão da exclusão social (classes), da marginalização no espaço urbano expressa através da construção de um imaginário da periferia (Forman, 2002), frente à questão da segregação racial e, mais ...
Quais os gêneros musicais mais tocados na periferia?
- Pagode. É um gênero musical originado no Rio de Janeiro e popularizado nas décadas de 1980 e 1990. ...
- Samba. É um dos gêneros musicais mais tradicionais do Brasil, com raízes históricas profundas. ...
- Hip-hop. É um estilo musical muito presente nas periferias brasileiras. ...
- Brega. ...
- Reggae.
Porque o rap sofre preconceito?
O Rap é usado como “válvula de escape” para essa população que é tão injustiçada, visando a desmarginalização e sendo muitas vezes a única forma dessa população oprimida ter voz, denunciando as injustiças que as pessoas que vivem nesses locais sofrem.
A verdadeira origem do HIP HOP e do RAP
Porque o rap não é aceito pelas pessoas?
O Rap, no início, era considerado “funk falado” e foi duramente criticado e pouco aceito pela sociedade, pois era considerado imoral, sendo associado a uma imagem violenta e criminosa (CAMARGOS, 2015).
Como o rap era visto pela sociedade?
Na década de 80, as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia. Na década de 1990, o rap ganha as rádios e a indústria fonográfica começa a dar mais atenção ao estilo. Os primeiros rappers a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum.
O que é música de periferia?
Entendemos a música de periferia como uma forma que as populações marginalizadas inventaram de se fazer notados pela criatividade e pela arte em um mundo que invisibiliza, despreza, explora e mata o dissidente.
Quais são alguns dos estilos musicais que foram influenciados pela cultura da periferia?
periferia estariam fixados nos estilos musicais rap e/ou funk.
Qual a importância da música na periferia?
A música é uma ferramenta potente de integração e inclusão para os jovens que vivem nas periferias brasileiras. Ela dá voz a anseios e estimula o aprendizado de outras manifestações artísticas, como o audiovisual, o grafite e a fotografia.
Qual a importância do movimento hip hop para as periferias das grandes cidades?
O Movimento Hip Hop através de suas práticas se estabelece como uma forma de intervenção político-cultural levada a efeito no espaço vivido da periferia. Desse modo, propicia o encontro dos jovens, contribuindo para a formação de grupos não apenas artísticos, mas também políticos.
O que o movimento do rap defende?
Mas, além de levantar críticas sobre a violência e a desigualdade social, as músicas do rap assumem outro importante papel: o de auxiliar o artista e o ouvinte na sua formação social, psicológica, política e econômica.
O que quer dizer a palavra rap?
O nome RAP é uma sigla para a expressão em inglês “Rhythm And Poetry”, o que traduzindo significa “Ritmo e Poesia”. Foi na década de 60, na Jamaica, que o rap ganhou ainda mais destaque com o surgimento de equipamentos sonoros que amplificavam o som e ficavam ao ar livre.
Porque o rap é tão criticado?
RAP, movimento musical, muito criticado pela mídia, pelos conservadores e pelos alienados. Muitas vezes a desculpa é que as letras são muito violentas. O RAP é contra o preconceito. A causa do RAP nacional é a luta do brasileiro, do proletariado que sofre com os encargos da escravidão.
Quem é o melhor cantor de rap do mundo?
O cantor Jay-Z é o maior rapper de todos os tempos, segundo a Billboard. O norte-americano, marido de Beyoncé, ficou à frente de Kendrick Lamar, Nas e até mesmo de Tupac. A lista revela um Top 10 entre os 50 maiores artistas do gênero musical.
Como é o rap hoje em dia?
Hoje, o rap nacional ultrapassou as barreiras de classe, cor e gênero no Brasil: se antes o estilo era considerado uma expressão das classes subalternas, majoritariamente feito por homens negros e sem receber muitos holofotes da indústria cultural, hoje é cultuado em horário nobre em programas de rádio e TV, assim como ...
O que é a cultura da periferia?
A chamada cultura periférica ou arte de periferia é composta de um conjunto de ações, tais como saraus com poetas e escritores moradores desses bairros, produções de audiovisual, músicas, grafites, danças, cortejos e batucadas, que apontam para outro imaginário simbólico desses locais.
Quando surgiu a cultura da periferia?
A expressão cultura de periferia é algo que passou a ser utilizado muito recentemente, seja nos movimentos sociais ou nas pesquisas acadêmicas. Desde os anos 1980, a palavra periferia passou por um intenso processo de metamorfose semântica.
Quais são as principais manifestações artísticas produzidas na periferia?
A capoeira, o samba, o rap e o funk são grandes exemplos de produções culturais vindas das periferias e que, em algum momento, foram proibidas, seja socialmente ou legalmente, de serem produzidas, ouvidas, dançadas, cantadas, vividas, em determinados momentos do País.
Qual foi a primeira música da Tribo da Periferia?
Em 2005, a Tribo da Periferia lançou seu primeiro hit "Carro de Malandro", que se tornou a música mais executada de 2006 no Distrito Federal, e hoje sendo um grande clássico do hip hop brasiliense.
Qual é o ritmo da Tribo da Periferia?
Sobre Tribo da Periferia
Com raízes na cidade de Planaltina, o grupo foi fundado por Duckjay em 1998 e segue representando em alto nível o rap do cerrado.
Como é o nome da Tribo da Periferia?
O Tribo da Periferia nasceu nas raízes do Distrito Federal, em 1998, quando Luiz Fernando Correia da Silva, mais conhecido como Duckjay, decidiu dar o primeiro passo para esse sonho, compondo sua primeira letra musical.
O que influenciou o rap?
Assim nasceu o rap, que além do reggae jamaicano, teve também influências do jazz, blues e R&B americanos. Diante disso, nasceram as batalhas de improvisação, onde os artistas competiam entre si para ver quem tinha a melhor rima.
Qual é o principal objetivo do rap?
O objetivo principal do RAP é conscientizar e informar a periferia da sua realidade e do espaço que ocupa na sociedade, assim como fornecer dados para que seus moradores possam reverter situações com as quais não estão satisfeitos. periferia possui a característica de homogeneizar as diversas periferias.
Qual a influência do rap?
Além da sua importância musical, ele também tem relevância social. Os rappers do nosso país inspiram e incentivam os jovens das favelas e das periferias a se afastar da criminalidade, com mensagens marcantes de luta e superação. Atualmente, vários artistas brasileiros têm se destacado no rap.
O que é memórias?
Quais são as bandeiras LGBT?