O que é cristais de oxalato de calcio?
Perguntado por: Teresa Araújo de Amaral | Última atualização: 2. April 2025Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)
Oxalato de cálcio é um composto químico inorgânico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diversas quantidades nos seres vivos, sendo assim, apresentam importante significado biológico. Os cristais recebem o nome aciculares porque tem forma de agulha.
O que significa a presença de cristais de oxalato de cálcio na urina?
Os cristais oxalato de cálcio na urina podem ser um prenúncio de um cálculo renal; Carbonato de cálcio: também estão muito associados à formação de pedras nos rins, podem se formar a partir do consumo de sal. Nestes casos, pode ser indicada uma redução do consumo de suplementos, que também contenham a substância.
O que causa cristais de oxalato de cálcio?
Dietas ácidas (hiperproteicas), baixo consumo de água, sedentarismo e consumo exagerado de cálcio são fatores de risco para o surgimento deste mineral na urina.
Como eliminar cristais de oxalato de cálcio?
Além da alimentação, outra dica é utilizar probióticos com a bactéria Oxalobacter formigenes, que ajuda a quebrar os cristais de oxalato de cálcio e que deve ser tomada de acordo com a orientação médica.
Qual tratamento para oxalato de cálcio na urina?
O tratamento é realizado com agentes alcalinizantes, como citrato de potássio, metabolizado em bicarbonato e que induz maior excreção de citrato na urina. Em média, metade do oxalato da urina é proveniente da dieta e metade da produção endógena.
CRISTAIS DE OXALATO DE CÁLCIO na urina aumentam a chance de ter pedras nos rins?
É perigoso ter cristais na urina?
Os cristais são frequentemente encontrados na urina e na maioria das vezes não representam um perigo direto à saúde renal, mas sempre são motivo de curiosidade e preocupação dos pacientes.
É normal ter oxalato de cálcio na urina?
O que fazer: apesar da presença de cristais de oxalato de cálcio na urina não ser considerado motivo de preocupação, é importante aumentar a ingestão de água e ajustar a dieta com a orientação de um nutricionista, pois assim é possível também diminuir o risco de desenvolver cálculos renais.
Quais os sintomas de oxalato de cálcio na urina?
- Dor na região das costas;
- Dor ao urinar e aumento do fluxo urinário;
- Presença de infecção urinária de forma repetida;
- Pode ter a presença de náuseas, vômitos e aumento da temperatura corporal.
Quais alimentos causam cristais na urina?
Alguns alimentos podem favorecer a formação de cristais na urina. Os alimentos que contribuem com mais frequência para isso são: tomate, feijão, chocolate, beterraba e amendoim, assim como aqueles ricos em sódio, como refrigerantes, sopas instantâneas, carnes embutidas e fast food.
Quais são os sintomas de cristais na urina?
Os cristais na urina não causam nenhum sintoma. Entretanto, quando eles já se transformaram em pedra, podem apresentar os seguintes sinais: dor aguda no abdômen, localizada em apenas um lado do corpo ou na virilha; dor nas costas (região lombar);
Como eliminar o oxalato?
Ao cozinhar alimentos crus, como leguminosas e vegetais verdes, o teor de oxalato pode ser significativamente reduzido. Métodos de processamento úmidos, como fervura e cozimento a vapor, são eficazes na redução do teor de oxalato devido à sua solubilidade em água e devem ser reforçados.
Como eliminar o oxalato do corpo?
Beber bastante água, para ajudar o seu organismo a eliminar o excesso de oxalato. Veja o quanto de água você deve beber por dia. Consumir alimentos ricos em cálcio, pois ele se liga ao oxalato, promovendo a sua eliminação nas fezes.
O que não pode comer quando se tem pedra nos rins?
Além do sal comum usado para temperar os alimentos, produtos industrializados como temperos em cubos, molhos para salada, macarrão instantâneo e carnes processadas como bacon, presunto, apresuntado, linguiça e mortadela, também são ricos em sal e devem ser evitados.
Quais os alimentos que contêm oxalato de cálcio?
Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce.
O que é uma gosma branca que sai na urina?
A presença de muco em pequenas quantidades na urina é normal e não requer tratamento, sendo reflexo da descamação de células da parte mais interna da uretra e bexiga. Quando a urina está turva, com excesso de muco, aí podemos estar diante de um problema mais sério como infecção urinária, bacteriúria ou neoplasia.
Quando sai uma gosma branca no xixi?
A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.
Quem tem pedra nos rins pode tomar café?
Um estudo de outubro de 2021 da National Kidney Foundation apontou que a cafeína tem ação protetora e pode, na verdade, reduzir o risco de cálculos renais. De acordo com a análise, beber uma xícara ou uma xícara e meia por dia diminui essas chances em até 40%.
Qual o tipo de comida que causa pedra nos rins?
Alimentos processados – Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fast-food, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados, favorecem o surgimento dos cálculos.
Quem tem pedra nos rins pode comer ovos?
Esse composto está presente na maioria das pedras nos rins, mas os urologistas não recomendam reduzir a ingestão de cálcio para evitá-los. No entanto, o excesso de alimentos ricos em proteínas, como carne, ovo e peixe, é evitado, pois, aumenta as chances de formação de cálculos.
Quais os primeiros sinais de cálculo renal?
- Cólicas fortes e que irradiam, por exemplo, para as costas e para a parte inferior do abdômen;
- Dificuldade para urinar ou eliminação de uma quantidade pequena de urina;
- Ardência ao urinar;
- Necessidade de urinar com frequência;
- Infecção urinária;
- Presença de sangue na urina;
- Febre;
Qual exame detecta oxalato de cálcio?
No caso do exame de cálcio urina, amostra isolada, a urina do paciente é testada para saber se há a presença de cálcio ou mesmo de cristais de oxalato de cálcio. Este exame não necessita de agendamento.
Como é a dor de quem tem pedra nos rins?
Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.
O que significa numerosos cristais?
Significa que a sua urina está com alta concentração de uratos, a ponto de formar pequenos cristais.
Para que serve o oxalato de cálcio?
Oxalato de cálcio, na forma de 'beerstone', é um precipitado castanho que tende a acumular-se em recipientes, barris e outros compartimentos utilizados na fermentação da cerveja. Caso não seja completamente removido do processo, esse precipitado pode criar uma superfície anti-higiênica que pode abrigar microorganismos.
Como diminuir o cálcio na urina?
Como forma de reduzir os níveis de cálcio, o médico poderá indicar uso de soro na veia e remédios como diuréticos, calcitonina ou bifosfonatos, por exemplo.
Quais são os três fatores de movimento?
Como reclamar de desconto indevido no INSS?