Como era a organização da sociedade durante a Idade Moderna o que a caracterizava?

Perguntado por: Henrique Machado Ferreira  |  Última atualização: 6. November 2024
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Durante a Idade Moderna, a burguesia se estabeleceu enquanto o grupo social predominante. Sua ascensão se deu economica e politicamente, pois o grupo alcançou o poder em países como Inglaterra e França. A burguesia prosperou por meio do mercantilismo e usou de sua riqueza para conquistar poder político.

Como era a organização social na Idade Moderna?

Dessa forma, o rei, acompanhado pela nobreza, e o clero possuíam privilégios sociais em relação ao restante da sociedade, composta por burgueses, artesãos, trabalhadores urbanos e camponeses.

Quais os principais pontos da Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Quais eram as principais características da economia durante a Idade Moderna?

Economia na Idade Moderna

Havia, na Idade Moderna, um severo sistema de monopólio por parte das colônias no ultramar, causado, principalmente, pela necessidade que as rotas comerciais tinham para pela metrópole. Dessa forma, por meio da expansão marítima foi possível restabelecer os alicerces econômicos da Europa.

Quais são as principais características de um Estado moderno?

O Estado Moderno foi uma entidade política surgida na transição da Idade Média para a Idade Moderna, caracterizado por sua soberania, territorialidade, população permanente e monopólio do uso legítimo da força. Suas características incluem a institucionalização e a divisão de poderes.

Idade Moderna - RESUMO EM 10 MINUTOS

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de um Estado moderno?

Características do Estado Moderno
  • Poder único;
  • Um só exército;
  • Autoridade soberana do rei para todo o território;
  • Administração e justiça unificadas;
  • Criação do sistema burocrático.

O que mais marcou a Idade Moderna?

Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.

O que marcou o início da Idade Moderna?

A Idade Moderna é parte da delimitação eurocêntrica feita da história da humanidade, encontrando-se entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Iniciou-se com a tomada de Constantinopla, em 1453, e terminou com o marco da Revolução Francesa, em 1789.

Quais são as principais características da Idade Média?

As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.

Qual era a política da Idade Moderna?

Política na Idade Moderna

Em termos políticos, é importante mencionar que a figura dos senhores feudais já não exercia poder sobre a população. Nesse sentido, os grandes proprietários de terra passaram a desenvolver uma nova forma de organização, que eram os nascentes “Estados Nacionais”.

Como era o trabalho na era moderna?

Na sociedade moderna, o ócio passou a ser algo condenável, que deveria ser suprimido em nome da produção. O trabalho passou a ser valorizado apenas como atividade produtiva e os trabalhadores tinham pouco tempo para o lazer, que também precisava ser usado para descansar e repor as forças físicas.

Qual foi a tecnologia da Idade Moderna?

1º Imprensa; 2º Lâmpada eléctrica; 3º Avião; 4º Computador pessoal ; 5º Vacinas; 6º Automóvel; 7º Relógio; 8º Telefone; 9º Refrigeração; 10º Máquina fotográfica.

Como era a organização social na Idade Média?

A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica.

Como era a organização social da Idade Média?

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

Qual foi a primeira organização social?

Mesmo com o desenvolvimento do Estado, a família não deixou de existir, sendo ela a primeira forma de socialização dos indivíduos existente.

Qual é a diferença entre a Idade Média é a Idade Moderna?

A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada.

Qual é a diferença entre a Idade Moderna e contemporânea?

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Qual é a idade que estamos vivendo agora?

A Idade Contemporânea é o atual período da história e teve seu início com a queda da Bastilha, evento que aconteceu em 14 de julho de 1789 e deu início à Revolução Francesa.

O que é modernidade 7º ano?

Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de modernidade é: “caráter do que é moderno, do que se refere ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; modernismo. O que existe ou passou a existir recentemente.

Qual o primeiro país a surgir na época moderna?

Portugal foi o primeiro reino a se unificar, formando um estado nacional.

Qual foi o acontecimento que marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea?

Em 1789 a Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.

Quais são as três principais funções do Estado Moderno?

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Eles devem funcionar em harmonia, de maneira a se complementarem e se limitarem em suas ações. Dessa forma, um Poder controla o outro.

O que é regime moderno?

Estado Moderno é a principal forma pela qual a autoridade e o poder político são exercidos atualmente. Os Estados Modernos têm a autoridade sobre seu território reconhecida.

Qual foi a principal consequência da formação do Estado Moderno?

Com a formação dos Estados Nacionais Modernos houve a criação de uma burocracia administrativa, a criação de um exército nacional para estabelecer ordem pública na sociedade, a unificação das leis e o surgimento de tarifas e tributos unificados.

Artigo anterior
O que tem na DLC de bloodborne?
Artigo seguinte
Pode cobrar multa de portabilidade?