Como é transmitida a doença de Haff?

Perguntado por: Bruno Guerreiro de Nascimento  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma toxina capaz de levar o músculo à necrose com a ruptura das células musculares, originando uma urina escura semelhante à cor de um café. Normalmente, ocorre após ingestão de pescado contaminado.

Como se pega a doença de Haff?

Os casos podem estar relacionados à ingestão de peixes de água doce ou salgada, camarões e lagostins, crus ou submetidos a tratamento térmico (assados, cozidos ou fritos). O primeiro relato de um surto de doença de Haff no Brasil ocorreu em 2008, no estado do Amazonas, e foi associado à ingestão de pacu.

O que provoca a doença de Haff?

A doença de Haff é uma causa rara de rabdomiólise, síndrome provocada por lesão muscular que resulta na elevação dos níveis séricos de creatina fosfoquinase (CPK) e, em alguns casos, provoca escurecimento da coloração urina, variando de avermelhada a marrom, característica que tornou a enfermidade popularmente ...

Qual peixe transmite a doença de Haff?

A Síndrome de Haff é causada pela ingestão de uma toxina encontrada em algumas espécies de peixe e crustáceos contaminados, como o tambaqui, o badejo, a arabaiana, a lagosta e o camarão.

Quais os peixes que estão contaminados?

Nos estados, os peixes Piraptinga, Pacu, Tambaqui, Badajo e Arabaiana estão entre as espécies com suspeitas de contaminar e, consequentemente, ocasionar a doença.

Especialista do HC-UFPE/Ebserh fala sobre a Doença de Haff

42 questões relacionadas encontradas

Qual peixe provoca a doença da urina preta?

De forma geral, a origem da doença tem relação com uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes — como tambaqui, badejo, arabaiana — ou crustáceos — como lagostas e camarões —, quando estão contaminados.

Qual peixe transmite doença urina preta?

Nos relatos registrados ao longo dos anos, pessoas acometidas da doença ingeriram diferentes tipos de peixe, como salmão, pacu-manteiga, pirapitinga, tambaqui, e de diversas famílias como Cambaridae e Parastacidae.

Como acontece às complicações da doença de Haff?

As complicações mais frequentes da doença de Haff surgem quando não é feito o tratamento adequado e incluem a insuficiência renal aguda e a síndrome compartimental, que acontece quando existe um aumento da pressão arterial numa parte específica do corpo, o que pode colocar em risco os músculos e nervos dessa região.

Por que o cozimento do pescado não é capaz de evitar a doença de Haff?

"A toxina não modifica a cor do peixe, o cheiro ou o gosto. Também é termoestável, ou seja, não é destruída em altas temperaturas de cozimento. Por isso a gente não vai conseguir identificar", afirmou o infectologista.

Quais são os elementos que podem desencadear uma quadro de rabdomiólise?

As mais comuns parecem ser uso de álcool, excesso de atividade física e, principalmente, medicações ilícitas ou não. As causas de rabdomiólise são subdivididas em quatro grandes grupos: Trauma ou injúria direta. Excesso de atividade muscular.

Como os peixes se contaminam?

O metilmercúrio contamina toda a cadeia alimentar, desde o fitoplâncton até os peixes carnívoros. ... Dessa forma, a concentração de mercúrio vai se tornando cada vez mais alta dentro da cadeia alimentar à medida em que os organismos se alimentam de outros que já apresentam o mercúrio acumulado em seus tecidos.

Como o peixe adquire a toxina?

Os cientistas não sabem dizer como o pescado adquire a toxina, mas suspeitam que seu surgimento esteja ligado a mudanças no ecossistema, desde a presença de toxinas de cianobactérias, que chegam ao peixe pela cadeia alimentar, até a existência de metais pesados nos rios e lagos.

Como saber se o peixe está contaminado com a doença da urina preta?

De acordo com o artigo do Hospital São Lucas Copacabana, o diagnóstico da doença de Haff pode ser feito no próprio consultório, com a análise dos sintomas e a confirmação de que o paciente comeu peixe nas últimas 24 horas. Para ter 100% de certeza, é possível fazer exames de sangue que determinam a destruição muscular.

Qual é o peixe que tá causando doença?

A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.

Quais os peixes mais contaminados por metais pesados?

Os peixes mais afetados pelos metais pesados são justamente aqueles que mais agradam o paladar brasileiro, como salmão, namorado, pescada, atum, cação e sardinha. “É importante que levemos em consideração que os peixes tendem a acumular poluentes como os metais pesados.

Como identificar se o peixe está contaminado?

- Vermelhidão na pele; - Falta de ar; - Dormência no corpo; - Insuficiência renal.

Como o peixe se contamina com mercúrio?

"Os predadores (como os tubarões) comem outros organismos e absorvem os elementos contaminados que estavam em seu alimento. Por isso, os peixes grandes costumam ter mais mercúrio no organismo, porque já se alimentaram de muitos peixes pequenos que, por sua vez, absorveram o mercúrio que estava no plâncton."

Como os peixes se contaminam por mercúrio?

Usado para a separação do ouro em garimpos ilegais, o mercúrio é um metal líquido que, ao ser descartado nas águas, se agrega ao solo e às plantas. Peixes herbívoros ao se alimentarem dessas plantas se contaminam com o mercúrio e, quando um peixe maior come o peixe contaminado, ingere e acumula o metal também.

O que é rabdomiólise cite as possíveis causas?

A rabdomiólise pode acontecer devido à prática de atividades físicas extenuantes e de duração prolongada ou como consequência de um trauma direto ou indireto em um músculo do corpo, sendo também importante identificar a causa para que o tratamento seja mais direcionado.

Quais são as substâncias que são eliminadas na corrente sanguínea na rabdomiólise metabólica?

Finalmente, células musculares destruídas liberam íons de potássio, íons de fosfato, a proteína mioglobina contendo heme, a enzima creatina quinase e o ácido úrico (um produto de degradação das purinas do DNA) no sangue.

Como diagnosticar rabdomiólise?

O diagnóstico é obtido com CK > 5 vezes o limite da normalidade, aproximadamente maior que 1000IU/L, em contexto clínico apropriado. No diagnóstico inicial devem ser incluídos: eletrocardiograma, hemograma, eletrólitos incluindo cálcio e fosfato, função renal e hepática, CK, ácido úrico e EAS.

Quais as medidas preventivas para evitar infecções bacterianas causadas por consumo de pescado?

Ferver os mariscos durante 5 a 15 minutos antes do consumo. 3. Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos, para reduzir as chances de contaminação cruzada. 4.

Quais as medidas preventivas para evitar as intoxicações causadas por consumo de pescado?

Como medida preventiva, alguns órgãos de saúde recomendam o consumo moderado desses peixes, cuja porção, para um indivíduo adulto, não deve ultrapassar 150g (Canada, 2018). Os peixes R. pretiosus e L. flavobrunneum são proibidos de importação e venda na Itália, Japão e Coréia do Sul.

Como evitar a doença da urina preta?

Medidas de controle:
  1. Evitar comer pescados crus.
  2. Não consumir pescados ou crustáceos de origem, transporte ou armazenamento desconhecidos. ...
  3. Recomenda-se exame para dosagem de creatinofosfoquinase (CPK) e TGO para observação da alteração dos valores normais nos exames.
  4. Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta.

Artigo anterior
O que é escore 0?
Artigo seguinte
O que acontece quando a empresa não responde ao Procon?