Como é que o motor funciona?

Perguntado por: Soraia Baptista Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

A rigor, o motor a combustão funciona, como o nome sugere, com explosões. Elas ocorrem dentro dos cilindros e transformam o combustível líquido em energia cinética que move as rodas. Para essas explosões ocorrem, é necessário combustível, oxigênio e eletricidade.

Como funciona o motor de 2 tempos?

Motor de dois tempos é um tipo de motor de combustão interna de mecanismo simples. Ou seja, ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases a cada volta do eixo. ... No caso, chama-se o primeiro tempo de compressão e admissão, o segundo, de escape e transferência de calor.

Quantos km dura um motor 2 tempos?

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

O que é um motor de dois tempos?

Os motores de dois tempos possuem combustão interna de mecanismo simples, isso quer dizer que a cada volta do virabrequim ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases. Essas etapas funcionam de forma demarcada e a admissão e exaustão de gases ocorrem simultaneamente.

Qual a diferença entre o motor 2 tempos e 4 tempos?

As razões são simples: os motores de 2 tempos fazem apenas duas rotações do pistão para executar as tarefas de admissão, explosão e exaustão. Enquanto os motores de 4 tempos precisam rotacionar 4 vezes para fazer a mesma operação. Motocicletas que utilizam motores de 4 tempos são mais fáceis de pilotar.

Entenda de vez COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO!

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as partes de um motor?

Saiba mais sobre as principais peças do motor do carro
  • Cilindros. São as peças cilíndricas que contêm o pistão em seu interior. ...
  • Pistão (ou êmbolo) ...
  • Anéis de Vedação. ...
  • Cabeçote. ...
  • Biela. ...
  • Virabrequim. ...
  • Válvulas. ...
  • Vela de ignição.

Quando o motor falha ou engasga perdendo o rendimento estes são indícios de?

Velas de ignição

As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.

Quando o carro tá falhando E o quê?

Combustível, injeção eletrônica, filtro de combustível, bomba de combustível e bicos injetores podem apresentar defeitos e comprometer o funcionamento do propulsor. ... Assim, com o elemento sujo, a pressão do combustível para a injeção será menor e poderá gerar falhas no funcionamento, especialmente em baixas rotações.

O que causa perda de potência no motor?

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

O que acontece quando a bobina de ignição falha?

A vida útil da bobina de ignição pode ser reduzida devido às más condições de uso do veículo e da falta de revisões nas velas de ignição, cabos supressores e alternador. Durante essas manutenções preventivas, é indicado que as velas sejam trocadas a cada 20 mil quilômetros.

Quais são as 4 partes do motor?

Quais as partes básicas do motor de um carro?
  • Válvulas. As válvulas de admissão e escape abrem no momento adequado para deixar ar e combustível entrarem e sair. ...
  • Anéis do pistão. Os anéis de pistão proporcionam uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e o bordo interior do cilindro. ...
  • Biela. ...
  • Virabrequim. ...
  • Cárter.

Quais são as 3 partes do motor?

Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

Como se divide o motor de carro?

É dividida em três partes: cabeça, corpo e pé, sendo que a cabeça está ligada ao pistão por meio do pino e o pé está ligado ao virabrequim mediante um material antifricção chamado de bronzina.

Qual o melhor motor 2 tempos ou 4 tempos?

Os motores basicamente se dividem em dois ciclos: os de 2 e os de 4 tempos. Tradicionalmente, o motor 2T sempre foi sinônimo de potência e esportividade. ... Um motor 2T, por exemplo, é mais barato e tem um custo de manutenção mais baixo. Já um 4T possui maior vida útil e é muito confiável.

Quais as vantagens que um motor 2 tempos apresenta sobre um 4 tempos?

Motores 2 tempos tem a vantagem de não possuirem válvulas de admissão e escape nem comando de válvulas,oque melhora e muito o peso do conjunto e a sua construção. ... Enquanto que um motor 4 tempos é lubrificado pelo seu próprio óleo de motor,um 2 tempos necessita da adição de óleo no combustível.

Qual melhor roçadeira 2 tempos ou 4 tempos?

Para começar, o modelo de 4 tempos é tido como ecológico, isso pois ele emite menos gases na atmosfera. E, mesmo eles sendo mais leves e menores, ainda assim a roçadeira de 4 tempos é mais potente do que a de 2 tempos. Além disso, esta roçadeira também apresenta um menor desgaste, bem como uma maior vida útil.

O que é o bloco cárter e pistão?

O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim). O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.

Qual é a maior parte do motor?

Bloco de cilindros ou do motor

É a maior e mais pesada das peças do conjunto do motor. O bloco é feito com material resistente a altas temperaturas, geralmente ferro fundido ou alumínio.

Quais as principais partes do veículo?

Para te ajudar, vamos explicar neste post o funcionamento de cinco das principais peças do carro.
...
As principais peças do carro que você precisa conhecer!
  • Velas de ignição. ...
  • Filtro de óleo. ...
  • Pistão. ...
  • Caixa de câmbio. ...
  • Suspensão.

Quais são os 4 tempos do motor a diesel?

Resumindo: 1 - Admissão (do ar); 2 - Compressão (do ar); 3 - Expansão (dos gases de combustão); 4 - Escape (dos gases da combustão).

Como saber se defeito é vela de ignição ou bobina?

Outra dica para descobrir problemas no sistema de ignição é fazer um teste no escuro. Se for possível, desligue a luz da garagem, dê partida e deixe alguém mantendo uma aceleração média. Caso veja faíscas azuladas nas velas, cabos e bobinas ou escute pequenos estalos, visite uma oficina o quanto antes.

Tem como consertar bobina de carro?

A melhor forma de fazer a substituição da bobina de maneira correta e segura, é levar o carro a uma oficina que preste esse tipo de serviço, pois dessa forma, é possível garantir que o serviço será realizado por profissionais que possuem experiência.

Porque a bobina trinca?

A trinca na peça causa desvio de tensão de alimentação, que deveria chegar nas velas, não permitindo a centelha e o início da ignição na câmara de combustão.

O que acontece quando o carro perde a potência?

Depósitos podem acumular-se nos injetores ao longo do tempo devido ao calor ou combustível de má qualidade. ... Se o seu veículo perde potência quando você acelera, em subidas, ou engasga quando você mantém uma alta velocidade, pode ser um sinal de bomba de combustível com problemas.

Artigo anterior
Quando devo me preocupar com a tireoide?
Artigo seguinte
Pode tomar alprazolam à noite?