Como é possível fazer a correção da acidez do solo e das águas?

Perguntado por: Denis Kevin Valente  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo. O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH.

Como corrigir acidez no solo?

Muitos materiais podem ser utilizados como corretivos da acidez do solo. Os principais são: cal virgem, cal apagada, calcário calcinado, conchas marinhas moídas, cinzas, e calcário (sendo esse o mais utilizado). Tanto a eficiência como o preço é bastante variado para cada tipo de corretivo.

Como é feita a correção do solo?

Para a correção do solo geralmente é recomendada por meio da gessagem e/ou calagem, a qual consiste em aplicar substâncias para aumentar o teor de cálcio e enxofre, a fim de haver mais interação e absorção de nutrientes.

Como é feito o processo de correção da acidez do solo em ambientes onde ocorre esse tipo de chuva?

A calagem promove importante modificação no ambiente radicular, pois diminui a acidez do solo, fornece Ca e Mg e aumenta a disponibilidade e eficiência na utilização de vários nutrientes. ... A amostragem de solo é a primeira e mais crítica etapa de um bom programa de correção do solo e adubação.

Como se dá o processo de formação da chuva ácida?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Acidez do Solo e sua Correção.

31 questões relacionadas encontradas

Como corrigir a acidez do solo com calcário?

Para atuar na correção da acidez do solo, o calcário necessita sofrer uma reação, que ocorre com a umidade e pelo contato com o solo. Assim, o produto deve ser aplicado três meses antes da safra para que quando forem iniciados o plantio ou a adubação o calcário já tenha reagido com o solo.

O que é a correção do solo?

A correção do solo é uma técnica que visa aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos ao solo para o desenvolvimento saudável das plantas.

O que é adubação de correção do solo?

Adubação de correção

Tem como finalidade a correção das possíveis carências nutricionais do solo. Nela procura-se corrigir principalmente os teores do fósforo e do potássio. Para estabelecer as doses a serem aplicadas utiliza-se análise de solos.

O que deixa o solo ácido?

Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...

O que deixa a terra ácida?

Uma terra ácida quanto a ela define-se pela ausência total de calcário. Uma planta que exige um solo ácido sofrerá em terra calcária. Ao contrário, uma planta de terra calcária vai periclitar em solo ácido.

Como corrigir solo pobre?

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Porque o alumínio deixa o solo ácido?

Em pH baixo, o hidrogênio (H+) atua sobre os minerais liberando íons alumínio (Al3+) que ficam predominantemente retidos pelas cargas negativas das partículas de argila do solo, em equilíbrio com o Al3+ em solução. Assim, a quantidade de Al+3 em solução aumenta com a acidez do solo (BOHNEN, 1995).

Por que o alumínio deixa o solo ácido?

Nessa condição, o alumínio acha-se em equilíbrio com os íons alumínios na solução do solo. Esses últimos contribuem para a acidez do solo, pela sua tendência hidrolisante, onde nesta reação entre o alumínio e a água, liberam o hidrogênio (H+).

Quando se faz adubação de manutenção e de correção?

A adubação de correção deve ser feita a cada três anos, quando uma nova análise vai demonstrar o nível de fertilidade do solo, se há necessidade de uma nova correção com quantidades menores de fertilizantes.

Em que consiste a adubação?

A adubação é um processo de extrema importância numa plantação, já que é responsável pela qualidade dos produtos cultivados. A prática nutre a planta com substâncias necessárias para seu crescimento saudável, e isso se reflete na produtividade e lucratividade do produtor.

Qual é o significado da sigla NPK?

Os adubos podem ser divididos em dois tipos: orgânicos ou naturais e químicos ou inorgânicos. Independentemente do tipo de adubação, o objetivo será sempre fornecer NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) para as plantas. A principal diferença entre os naturais e os químicos é o tempo de absorção dos nutrientes.

Qual a importância da correção da acidez do solo?

A correção da acidez do solo, pela calagem, faz-se necessária para ajustar o pH do solo, reduzir a atividade do Al trocável, promover maior eficiência de absorção de água pelas planta e, principalmente, para atingir o suprimento de Ca e Mg para a máxima eficiência econômica da pimenteira.

Quando deve ser realizado as técnicas de correção do solo?

Em geral, as recomendações são de 2 a 3 meses antes do plantio. O importante é que o solo esteja em boas condições de umidade. No cerrado a calagem deve ser realizada antes do fim da estação chuvosa, assim haverá tempo do calcário reagir no solo antes do plantio da próxima safra.

O que é a análise de solo?

A análise de solo é o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a recomendação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter rendimentos elevados das culturas.

Quando devo jogar calcário na Terra?

"A calagem deve ser feita com antecedência de três meses antes do plantio para que haja tempo suficiente para a reação do corretivo, com o início das chuvas." Já no sistema plantio direto, como não há movimentação mecânica do solo, o calcário aplicado na superfície do solo não deve ser incorporado.

Qual forma de aplicar o calcário no solo?

1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.

Quanto tempo leva o calcário para fazer efeito?

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Qual o papel do alumínio na acidez de solos tropicais?

O alumínio apresenta problema em solos com pH menor que 5.5, com baixa saturação de bases, com teores baixos de Ca e Mg. Acima de pH 5,5 o alumínio deve desaparecer. As formas de alumínio tóxico para as plantas são o Al+3 (condições ácidas), o Al(OH)2+ (condições neutras) e o Al(OH)4+ (condições alcalinas).

Porque o alumínio trocável é sinônimo de acidez no solo qual o seu efeito sobre o crescimento das plantas?

CAMARGOS (2005) destaca que o alumínio trocável apresenta efeito tóxico sobre a maioria das culturas agrícolas, o principal efeito é a interrupção da divisão celular do sistema radicular da planta e com isso a interrupção do crescimento de raízes.

O que neutraliza o alumínio no solo?

“A prática da calagem é, atualmente, o método mais comum para fazer a correção da acidez do solo, apresentando as vantagens de, ao mesmo tempo, neutralizar o alumínio, elevando o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio, que são elementos fundamentais para a nutrição das plantas”, ensinam os pesquisadores.

Artigo anterior
O que pode causar garganta inflamada?
Artigo seguinte
Quais são os problemas causados pela desigualdade?