Como é o sistema nervoso dos cordados?

Perguntado por: Luísa Viviane de Pereira  |  Última atualização: 10. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

O sistema nervoso dos vertebrados está dividido em sistema nervoso central (SNC), constituído pelo encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP), representado pelos demais neurônios que estão fora do SNC. O SNP é formado por uma parte somática e outra autônoma.

O que caracteriza os cordados?

Os cordados (filo Chordata) são animais que apresentam simetria bilateral, triblásticos (possuem três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam celoma: cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme), e deuterostômios (blastóporo dá origem ao ânus).

Quais são as 4 características dos cordados?

As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.

Qual o sistema digestivo dos cordados?

Os cordados possuem o sistema digestório (antes chamado de Sistema Digestivo) composto por Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino e Ânus. Possuindo então duas aberturas, uma para entrada de alimento (boca) e outra para saída de substâncias não digeridas (ânus).

Qual é a reprodução dos cordados?

Na maioria das vezes, os cordados são diócos, ou seja, possuem sexos separados. Nos urocordatos a reprodução é hermafrodita, com fecundação externa.

RESUMÃO de SISTEMA NERVOSO!

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre os cordados e os vertebrados?

Vertebrados são animais cordados que apresentam coluna vertebral e crânio. Os cordados compartilham quatro características básicas: a presença de notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e cauda muscular pós-anal.

Qual o tipo de circulação dos cordados?

O sistema circulatório dos cordados é do tipo fechado e coração com duas ou mais câmaras cardíacas; em quase todas as espécies é encontrada hemoglobina no sangue.

Como os cordados se locomovem?

Os cordados possuem uma corda dorsal, uma haste rígida que se estende por todo o corpo do animal. No subfilo Vertebrata, a corda se desenvolve na vértebra, que dá sustentação ao corpo. Nas espécies exclusivamente aquáticas essa característica auxilia o animal a nadar flexionando a cauda.

Qual é a função da notocorda?

A notocorda é um cordão semirígido de células mesodérmicas que se encontra situado logo abaixo do ectoderma dorsal mediano. A função básica da notocorda é interagir com o ectoderma sobre- jacente, levando-o a se diferenciar em ectoderma neural.

Como é dividido o filo dos cordados?

O filo é subdividido em três subfilos chamados de: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Vertebrata (vertebrados).

Qual é o grupo dos cordados?

Quem são os cordados? Podem ser vertebrados (cordados verdadeiros) ou invertebrados (protocordados). São representados pelos anfioxos, ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Qual é a origem dos cordados?

A origem dos cordados ainda é desconhecida. Os primeiros cordados identificáveis são espécimes semelhantes à peixes ou lanceolados do período Cambriano.

O que é uma notocorda?

Em vertebrados inferiores, a notocorda é a espinha dorsal de sustentação. Em vertebrados superiores, a notocorda é uma estrutura transitória e segmentos da coluna vertebral desenvolverão em torno dela.

Quem tem notocorda?

A notocorda é uma estrutura essencial para alguns animais, como os cordados, animais pertencentes ao filo Chordata.

Quem são os Craniata?

Os craniados são representados pelos peixes conhecidos como feiticeiras ou peixes-bruxa e pelos grupos vertebrados. Como o próprio nome do grupo sugere, a característica distintiva dos craniados é a presença de um crânio, que pode ser de tecido cartilaginoso ou ósseo (Figura 7).

Por que os cordados recebem esse nome?

Os animais desse filo são assim denominados por causa de uma de suas principais características: Todos apresentam uma NOTOCORDA. Notocorda é é uma estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais do Filo Chordata entre o tubo digestivo e a medula espinal.

Quantos filos tem?

O reino animal é divido em nove filos. São eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados. Veja sobre cada um deles a seguir.

Quais são as 5 classificações dos animais?

Reino animal: principais características e classificações
  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Quais são os 4 tipos de circulação?

Tipos de circulação sanguínea
  • → Circulação aberta e fechada.
  • → Circulação simples e dupla.
  • Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica.
  • → Circulação completa e incompleta.

Quantas cavidades tem o coração de um réptil?

Nos répteis crocodilianos, as câmeras estão separadas, existindo, portanto, quatro cavidades. Vale destacar que, nesses animais, existe a comunicação de artérias na saída do coração, conectando a circulação pulmonar e a sistêmica.

Quem tem coração Tetracavitário?

Esse tipo de circulação, em que há a mistura entre sangue venoso e arterial, é chamada de circulação incompleta. Já nas aves e nos mamíferos, o coração é tetracavitário, apresentando, assim, quatro cavidades: um átrio direito, um átrio esquerdo, um ventrículo direito e um ventrículo esquerdo.

Quais são as três características básicas de qualquer cordado?

Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras.

Por que o filo cordados é considerado o grupo de animais mais complexos?

Resposta. Pela presença de notocorda em seu corpo.

Como ocorreu a evolução dos cordados?

Os cordados têm um ancestral comum com algum outro grupo de invertebrados (vale lembrar que os cordados basais também são invertebrados). Este é um fato inquestionável. Por outro lado, sabe-se também que estes grupos (outros invertebrados e cordados) se diversificaram a mais de 500 m.a.

Artigo anterior
Quem é o infiltrado no palácio em Gênesis?
Artigo seguinte
Qual vai ser o dia mais longo?