Qual a finalidade das prestações de contas pelos órgãos públicos?

Perguntado por: Filipa Kyara de Carvalho  |  Última atualização: 11. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

O propósito da prestação de contas é assegurar a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar aos cidadãos, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração ...

Para que serve a ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas é um processo especial regulado nos artigos 941.º e ss. do Código de Processo Civil destinado a apurar o montante das receitas e das despesas que foram cobradas ou efetuadas, mas não verificar se houve ou não incumprimento do contrato.

O que é a prestação de contas dos recursos públicos?

O que é a prestação de contas? De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.

O que é prestação de contas de governo?

Atualmente, a prestação das contas de governo consiste de balanços gerais da União e do relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo.

Qual a importância da prestação de contas do PDDE?

A obrigatoriedade desse prestação é de suma importância para gerar mais rendimentos e melhorias na infraestrutura escolar, e assim deixar mais evidenciado no que realmente está sendo gasto esse valor recebido.

Prestação de Contas Anual da Administração Pública

28 questões relacionadas encontradas

O que é o PDDE e qual sua finalidade?

PDDE - Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola tem por objetivo prestar assistência financeira em caráter suplementar às escolas públicas e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

Por que prestação de contas na educação?

A prestação de contas tem como principal objetivo apresentar à comunidade escolar e aos órgãos competentes o que foi alcançado com os recursos públicos liberados, através da publicação de relatórios respaldados em documentação apropriada.

Como deve ser feita a prestação de contas do PDDE?

A elaboração da prestação de contas dos recursos do PDDE é de responsabilidade das escolas/unidades/instituições em nome da qual o dinheiro do PDDE foi creditado. O responsável pela prestação de contas deve ser o representante legal da instituição/en- tidade que estiver executando o programa.

Quais são os princípios que fundamentam a prestação de contas?

2-Quais os princípios que fundamentam a prestação de contas? Prestação de contas é um princípio constitucional que é norteado por outros dois princípios: 1. princípio da supremacia do interesse público; 2. princípio da indisponibilidade.

Qual o conteúdo da prestação de contas?

A prestação de contas deve estar baseada em informações, documentos idôneos e provas legítimas. Neste tópico, apresenta-se um rol de documentos necessários para toda e qualquer prestação de contas dos instrumentos legais firmados com o Poder Público, que devem comprovar toda despesa e receita.

Quais são os tipos de prestação de contas públicas?

Tipos de prestações de contas
  • Prestação de contas anual ou contas de governo. ...
  • Prestação de contas de gestão. ...
  • Prestação de contas das transferências voluntárias. ...
  • Tomada de contas.

Quem deve prestar contas dos recursos públicos recebidos do PDDE?

A Entidade deve proceder com a obrigação legal em prestar contas quando tiver recebido recursos do PDDE ou de suas ações naquele exercício. Também deverá prestar contas se tiver saldos de recursos reprogramados de anos anteriores, mesmo que não tenham ocorrido novos repasses de recursos.

Quem deve prestar contas dos recursos públicos?

Todo aquele que guarde, administre, gerencie, arrecade ou utilize bens e valores públicos têm o dever constitucional e moral de prestar contas dos recursos públicos.

Qual a natureza jurídica da ação de prestação de contas?

A natureza jurídica da ação de prestação de contas, em tal ponto, é bastante interessante, podendo ser definida como uma lide de acertamento de contas, visto que ao final o resultado pode apresentar saldo credor a favor do demandado.

Quando cabe ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas é a medida judicial utilizada por quem detém o direito de exigir de quem está obrigado, por lei ou contrato, a prestar contas. Normalmente, quem está obrigado a prestar contas é o administrador ou aquele que detém essa condição por previsão da lei, do contrato ou por fato estabelecido.

Quem tem legitimidade para propor ação de prestação de contas?

Todavia, a ação de prestação de contas, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, pode ser proposta não apenas por aquele que teve seu interesse, bem ou direito administrado por outrem, ou seja, não apenas pelo credor das contas, mas também por quem ter o dever de prestá-las.

Quais são as fases da ação de prestação de contas?

Na primeira, é decidida a existência ou não da obrigação de prestar contas ao autor ou este de dá-las ao réu. Na segunda fase, apura e confirma a existência ou não de saldo remanescente, declarando-se o respectivo credor.

Quais são os três objetivos fundamentais do plano de contas?

Confira três benefícios que o plano de contas pode trazer para o seu negócio:
  • Contribuir com a tomada de decisões. Como comentamos anteriormente, o plano de contas reúne em um único local as principais informações financeiras do seu negócio. ...
  • Cumprir requisitos fiscais. ...
  • Otimizar processos. ...
  • Ativos. ...
  • Passivos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas.

Qual a diferença da ação de exigir contas e prestar contas?

A principal diferença entre elas é quem toma a iniciativa de entrar com a ação. Enquanto na ação de exigir contas é o interessado que demanda a apresentação das contas, na ação de dar contas é o administrador que presta contas de forma espontânea (THEODORO JÚNIOR, 2019).

Como elaborar um relatório de prestação de contas?

Um relatório de prestação de contas completo deve encapsular todos os aspectos financeiros da organização, incluindo:
  1. Ativos e passivos: A representação precisa do patrimônio da empresa.
  2. Patrimônio bruto e líquido: A saúde financeira refletida nos valores totais.

Como fazer a prestação de contas do Pnate?

O sistema utilizado pelo gestor do ente federado para processar a prestação de contas do PNATE é o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC), disponível no endereço eletrônico: https://www.fnde.gov.br/sigpc.

Quais as consequências da não apresentação da prestação de contas do PDDE?

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO PRESTAR CONTAS? Suspensão de repasses do PDDE. Entidade e gestores em cadastro de inadimplentes. Processo administrativo, civil e/ou criminal contra os responsáveis.

Quem faz a prestação de contas do PNAE?

Para fazer a prestação de contas do Pnae e do Pnate, basta acessar o SiGPC/Contas Online, no portal eletrônico do FNDE.

O que ocorre se a prestação de contas não foi encaminhada ao FNDE no prazo estipulado ou contiver incorreções?

A falta da apresentação da prestação de contas ou de ajustes de incorreções leva à suspensão do repasse de recursos do PDDE e à responsabilização do gestor, mediante instauração de tomada de contas especial, com a finalidade de ressarcimento dos recursos.

Qual a importância do controle de contas a receber?

O controle de contas a receber é primordial para conhecer uma empresa e realizar seu planejamento de curto prazo. Com ele, você tem em mãos informações fundamentais para tomada de decisões certeiras e para antecipação e preparação dos momentos de crise.

Artigo anterior
Porque a chapinha estraga o cabelo?
Artigo seguinte
Porque o jacaré precisa ficar exposto ao sol?