Como é o reprocessamento de combustível nuclear?

Perguntado por: Patrícia Benedita de Vicente  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

Recebe o nome de reprocessamento nuclear o processo tecnológico de separação e recuperação química do plutônio ou urânio físsil (cindível) proveniente do combustível nuclear irradiado em um reator nuclear. ... De um modo muito simples, é a reciclagem da matéria do combustível nuclear.

Como funciona o combustível nuclear?

Os átomos do combustível nuclear são separados progressivamente pelo processo de fissão nuclear. Em cada uma dessas reações, o material se transforma em outros elementos liberando energia térmica. Essa energia térmica é utilizada para obter vapor e acionar uma turbina acoplada a um alternador.

Quanto tempo dura o combustível nuclear?

Qual o tempo de utilização de um elemento combustível dentro do reator nuclear? Um elemento combustível permanece no reator durante 3 ciclos, ou seja, aproximadamente 3 anos. Angra 1 tem o total de 121 elementos e Angra 2, 193. A cada ano, 1/3 dos elementos de cada usina são trocados.

Qual o problema da usina nuclear?

Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Como ocorre o processo de fissão nuclear?

A reação de fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico pesado e instável é bombardeado por nêutrons, produzindo dois núcleos menores, nêutrons e energia. ... Assim, a fissão nuclear corresponde à partição de um núcleo atômico pesado e instável, originando dois núcleos atômicos médios.

Ligado na Energia: Ciclo do combustível nuclear - INB

36 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a fissão e a fusão nuclear?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado. A reação libera energia e, dependendo de quais forem os reagentes, um nêutron livre.

O que são processos nucleares?

Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. ... Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.

Quais são as desvantagens da usina nuclear?

DESVANTAGENS
  • Os acidentes tem sérias consequências. ...
  • Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
  • O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
  • Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.

Quais os pontos positivos e negativos de uma usina nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

O que pode causar uma explosão de uma usina nuclear?

Além de se infiltrar no solo, inviabilizando a agricultura e criação de animais, podendo atingir e contaminar o lençol freático. Desequilibraria todo o ecossistema local. A pesca seria afetada, e toda renda proveniente desta atividade desapareceria da noite para o dia.

É possível desligar uma usina nuclear a qualquer momento?

Teoricamente, ao atingir o fim de sua vida útil, uma usina nuclear deverá ser desmontada como qualquer outro equipamento inservível.

Quanto tempo dura o urânio?

Seus isótopos mais comuns têm uma meia-vida longa (~4,5 bilhões de anos para o urânio-238 e ~700 milhões de anos para o urânio-235).

Qual é o combustível nuclear?

É o combustível que gera energia nas usinas nucleares. É uma estrutura metálica, chamada de elemento combustível, com até 5 metros de altura, formada por um conjunto de tubos, chamadas varetas, dentro das quais são colocadas pastilhas de urânio enriquecido entre 2 e 5%.

Como é retirado o urânio?

O minério é extraído da mina e transportado por caminhões para ser britado. Após passar por estágios de britagem primária e secundária (operações de redução do tamanho de partículas), o material é disposto em pilhas e recebe uma solução de ácido sulfúrico que extrai o urânio da rocha.

Qual a destinação apropriada do combustível nuclear?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Quais são os países que mais produzem energia nuclear?

Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.

Quais são as desvantagens das usinas termelétricas?

Desvantagens: Liberação de gases poluentes na atmosfera. Custo para geração de energia mais elevado. Dependência de recursos finitos.

Quais são as desvantagens da energia hidrelétrica?

Desvantagens da energia hidrelétrica
  • Alteração das formas de vida das populações, em especial, de grupos tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas.
  • Supressão da vegetação nativa por meio do alagamento de grandes áreas de floresta para a construção das barragens.

Quais são as reações nucleares?

Como nas reações químicas, as reações nucleares podem ser exotermicas (com liberação de energia) ou endotermicas (que requerem alguma energia externa para ocorrer). Podemos citar dois tipos muito importante de reações nucleares: a fissão e a fusão.

Quais os fenômenos nucleares?

A Física Nuclear estuda os fenômenos físicos relativos aos núcleos atômicos, como transições de energia, decaimentos radioativos, fissão e fusão nuclear, entre outros.

Qual o processo de obtenção de energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Como é feita a fusão nuclear?

Fusão Nuclear é a junção de átomos que têm núcleos leves. Da junção desses átomos, resulta um átomo com núcleo mais pesado. Submetidos a uma temperatura bastante elevada, o deutério (H2) e o trítio (H3), que são isótopos de hidrogênio (H), se unem.

O que significa urânio 235?

Isto é feito porque o urânio-235 (U-235) é altamente fissionável, enquanto o urânio-238 (U-238) é bem mais estável, o que permite controlar a energia produzida na reação em cadeia através da proporção entre eles. Usinas nucleares usam uma proporção de 3% de U-235 e 97% de U-238. ... Já as bombas atômicas usam 90% de U-235.

Qual o combustível de origem biológica?

Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.

Qual o combustível usado nas duas usinas nucleares que o Brasil possui?

Uma pequena pastilha de urânio enriquecido, com o tamanho de uma bala, é capaz de produzir a mesma eletricidade que 22 caminhões tanques de óleo diesel. "O combustível nuclear é o mais denso que o homem pode utilizar, ou seja, uma pequena quantidade produz muita energia", explica Guimarães.

Artigo anterior
Como se chama a foice da morte?
Artigo seguinte
O que é a função plástica?