Como é o início de conjuntivite?

Perguntado por: Vasco Isaac Castro  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

Como saber se é conjuntivite ou irritação?

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Como identificar conjuntivite no começo?

– pálpebras inchadas; – sensação de areia ou de ciscos nos olhos; – secreção purulenta (conjuntivite bacteriana); – secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);

O que pode ser confundido com conjuntivite?

Sintomas muitas vezes atribuídos à conjuntivite também podem caracterizar a uveíte, uma inflamação no olho com diferentes causas que, se não diagnosticada e combatida a tempo, pode afetar a visão para sempre.

Quando suspeitar de conjuntivite?

Prurido intenso e lacrimejamento predominam nas conjuntivites alérgicas. Quemose e hiperplasia papilar também sugerem conjuntivite alérgica. Irritação ou sensação de corpo estranho, fotofobia ou secreção purulenta sugerem conjuntivite viral; secreção purulenta sugere conjuntivite bacteriana.

ANATOMIA do OLHO e CONJUNTIVITE

16 questões relacionadas encontradas

Como fica o olho com conjuntivite no primeiro dia?

"A conjuntivite causa vermelhidão, coceira, dor e sensação de areia nos olhos; fotofobia, que é a hipersensibilidade à luz; inchaço nas pálpebras; secreção nasal e visão embaçada", destaca Tânia.

O que é bom para curar conjuntivite rápido?

Compressas frias e lubrificantes oculares podem ajudar a aliviar os sintomas. Conjuntivite bacteriana: O tratamento geralmente envolve o uso de colírios ou pomadas antibióticas prescritas por um médico. Conjuntivite alérgica: Antialérgicos orais e colírios podem ser utilizados para reduzir os sintomas.

Quantos dias a pessoa fica com conjuntivite?

A conjuntivite viral é autolimitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento específico. O período de contágio costuma durar todo o tempo em que o olho permanece vermelho.

É possível ter conjuntivite em apenas um olho?

A conjuntivite viral costuma ser só num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si. Mas você já sabe, se não houver melhora após cinco dias, vá ao médico.

Qual Virose ataca os olhos?

Muito conhecida pelo contágio em massa, a conjuntivite viral é a forma mais conhecida desta doença contagiosa que inflama a conjuntiva, parte branca dos olhos.

Qual é a época de conjuntivite?

A conjuntivite viral é o tipo mais comum do problema e ocorre mais no inverno. A causa está geralmente ligada ao fato do indivíduo ficar muito tempo em lugares fechados, podendo ser infectado pelo adenovírus.

Como saber se estou com conjuntivite viral ou bacteriana?

· A conjuntivite bacteriana está normalmente associada à presença de pus abundante, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; · A conjuntivite vírica tem uma sintomatologia mais variável. O olho não fica por norma tão vermelho e o pus é menos abundante.

O que não pode fazer quando está com conjuntivite?

- Não encostar o frasco do colírio nos olhos; - Não usar lentes de contato até que seja curado; - Ingerir mais alimentos ricos em vitamina C, para reforçar o sistema imune; - Secreção amarelada é uma característica da conjuntivite bacteriana, podendo ser necessário o uso de colírio com antibióticos.

Como saber se a gente está com conjuntivite?

Sintomas da conjuntivite
  • Vermelhidão ou lacrimejamento;
  • Coceira acentuada;
  • Sensação de areia nos olhos;
  • Ardência constante;
  • Inchaço nas pálpebras;
  • Sensibilidade à luz;
  • Visão embaçada;
  • Olhos grudados ao acordar;

É possível ter conjuntivite sem coceira?

A grande diferença entre conjuntivite infecciosa e alérgica é a coceira. Enquanto a coceira é o maior sintoma da alérgica, na conjuntivite infecciosa ela não é tão presente. A conjuntivite alérgica sempre se manifesta em pessoas que já apresentam algum tipo de alergia, como respiratória.

Pode ter conjuntivite sem o olho ficar vermelho?

A conjuntiva pode ficar inflamada por causas diversas, por isso dizemos que a inflamação pode ser de origem bacteriana, viral ou alérgica. O problema é que independente do tipo apresentado, os sintomas parecem ser os mesmos (olhos vermelhos, irritação…), mas para cada causa há um tipo de tratamento específico.

Como saber que não é conjuntivite?

Como saber se a pessoa está com conjuntivite?
  1. olhos vermelhos;
  2. inchaço da conjuntiva e/ou pálpebras;
  3. lacrimejamento;
  4. sensação constante de que há um corpo estranho no olho, como um cisco, por exemplo;
  5. vontade de esfregar os olhos;
  6. prurido, irritação e/ou sensação de queimação;
  7. produção de pus ou muco;

Como fica o olho com conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

Como saber se meu filho está com conjuntivite?

Conjuntivite infantil: sintomas para prestar atenção
  1. Coceira que não para.
  2. Lacrimejamento.
  3. Inchaço nas pálpebras.
  4. Sensibilidade a luz.
  5. Sensação de incômodo nos olhos.
  6. Pálpebras grudadas ao acordar.
  7. Secreções esbranquiçadas (viral) ou purulentas (bacteriana)

Qual é o pior dia da conjuntivite?

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.

Quem está com conjuntivite pode sair?

A conjuntivite adenoviral, que é a causa mais comum de conjuntivite, pode ser transmitida para as outras pessoas, então a recomendação médica é de repouso em casa, tanto para prevenir a propagação da doença, quanto para poder se recuperar o mais rapidamente possível ao realizar corretamente o tratamento indicado.

Quem está com conjuntivite pode mexer no celular?

Posso fazer uso de telas de celular e computador estando com conjuntivite? As conjuntivites infecciosas (principalmente as virais) são contagiosas. As alérgicas não são. Pode usar telas, não deixando de realizar o tratamento prescrito.

O que pode piorar a conjuntivite?

Coçar os olhos pode agravar os sintomas da conjuntivite. A ação pode causar irritação adicional na conjuntiva inflamada, intensificando sinais como vermelhidão e irritação e aumentando a possibilidade de danos à superfície ocular.

Quem tá com conjuntivite pode tomar ibuprofeno?

E o tratamento para os sintomas gerais? Analgésicos e anti-inflamatórios: medicamentos de venda livre, como ibuprofeno, podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação.

Qual é o colírio bom para conjuntivite?

Opções de colírio para conjuntivite

A conjuntivite viral normalmente desaparece sozinha e não precisa de tratamentos. No entanto, o oftalmologista também pode recomendar uso de colírios hidratantes ou lágrimas artificiais, como Moura Brasil, Lacril, Systane ou Lacrima Plus, de 3 a 4 vezes por dia.

Artigo anterior
Quanto custa show do Matue?
Artigo seguinte
O que são 200 metros quadrados?