Como é o habitat das pteridófitas?

Perguntado por: Mauro Sérgio Almeida Vieira Pires  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

As pteridófitas podem ser terrestres, epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas), rupícolas (vivem sobre paredes, muros e rochas) e aquáticas. Entretanto, é importante destacar que a maioria das pteridófitas vive em locais úmidos, com solos capazes de reter uma maior quantidade de água.

Onde ocorre a reprodução das pteridófitas?

As pteridófitas não apresentam flores ou sementes, sendo que as folhas, que são divididas em folíolos, apresentam função reprodutiva. Na parte inferior dos folíolos, encontram-se distribuídos esporângios, os soros. Cada esporângio é uma estrutura fechada onde células-mãe sofrem meiose e originam esporos.

Como é a estrutura das pteridófitas?

A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozoides multiflagelados (gametas masculinos). ... Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe (o gametófito denominado de protalo).

Quais são os principais representantes das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.

Qual é a principal característica nova nas pteridófitas?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes.

Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas - Brasil Escola

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características das pteridófitas?

Pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, que apresentam vasos condutores de seiva. Essas plantas não possuem flores, sementes ou frutos e sua reprodução é dependente de água, uma vez que apresentam anterozoides flagelados que precisam nadar até a oosfera para que a fecundação ocorra.

Quais as características corretas sobre a fase de gametófito das pteridófitas?

O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.

Quais são os principais representantes das briófitas?

São representantes das briófitas, os musgos, hepáticas e antóceros.

Quais as partes do corpo das pteridófitas?

O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em algumas pteridófitas, como os xaxins, o caule é aéreo. Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.

Quais são os vasos condutores das pteridófitas?

Entretanto, as pteridófitas formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema. Estes, levam seiva bruta, nutrientes e água para os demais pontos do vegetal, como caule e folhas.

Como é a reprodução das plantas pteridófitas?

O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozoides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozoide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião.

Como é o ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Qual é a fase dominante das pteridófitas?

As pteridófitas, em virtude da ausência de grãos de pólen, apresentam uma grande dependência de água para a reprodução. Assim sendo, são espécies encontradas em locais geralmente úmidos. Além disso, outro ponto importante no que diz respeito ao seu ciclo de vida é o esporófito como fase dominante.

Como é a reprodução de uma samambaia?

Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

Como se dá a reprodução das gimnospermas?

Reprodução. As gimnospermas podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. ... A reprodução sexuada envolve a fecundação a partir da dispersão dos micrósporos pelo vento e encontro com as estruturas reprodutivas femininas e é melhor detalhada através do ciclo de vida das gimnospermas.

Como ocorre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. ... O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas.

Quais são as partes do corpo de uma Angiosperma?

O corpo da maioria das plantas angiospermas é dividido em duas partes principais, uma localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra área constituída pelo caule, folhas, flores e frutos.

Como são chamados os caules subterrâneos das pteridófitas *?

O caule das samambaias é geralmente subterrâneo, com desenvolvimento horizontal, sendo chamados de rizomas.

Qual é o principal representante das briófitas?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes.

Quais são os representantes das briófitas e Pteridofitas?

Os representantes das briófitas são musgos, antóceros e hepáticas. Musgo: São baseados de clorofila e seu crescimento é limitado. Hepáticas: Possui esporófitos sem clorofila, crescimento limitado. Antóceros: O esporófito pode se sustentar independentemente do gametófito, possui crescimento ilimitado.

Por que os principais representantes das briófitas são de pequeno porte?

Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.

O que a planta produz na fase do gametófito?

A produção de gametas está localizada no gametófito, onde o gameta masculino se une ao gameta feminino para formar o zigoto, que dará origem ao esporófito. Através da meiose, o esporófito produz os esporos, que irão originar novos gametófitos, completando o ciclo.

O que é a fase Gametofítica e Esporofítica?

O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

O que Entende-se por gametófito nas briófitas?

Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides. ... O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo (veja figura no início do texto).

Quais são as características de angiospermas?

As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente.

Artigo anterior
Pode dar Terramicina para Coelho?
Artigo seguinte
Quanto de carboidrato posso comer por dia para emagrecer?