Como é o funcionamento de uma usina nuclear?

Perguntado por: Alexandra Kelly Costa de Anjos  |  Última atualização: 13. April 2025
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

O funcionamento básico de uma usina nuclear está centrado na geração de calor por meio da fissão nuclear. Portanto, por meio da fissão de diversos materiais contidos nas centrais nucleares, há uma liberação muito grande de energia, transformada em calor, que aquece diversos tanques com água.

Qual o funcionamento da energia nuclear?

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

Como é o funcionamento de uma usina nuclear Brainly?

Inicialmente, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, há a produção de energia térmica. No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear. No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor.

Como funciona um motor nuclear?

Como funcionaria o motor nuclear com bolha centrífuga

O hidrogênio borbulha até chegar a um núcleo rotativo de urânio líquido no motor, passando por uma parede porosa de um cilindro, fazendo com que o gás se expanda rapidamente. À medida que sai do bocal, o hidrogênio em expansão fornece impulso para a espaçonave.

Como funciona a usina nuclear de Chernobyl?

O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.

Como Funcionam as USINAS NUCLEARES? Gerar ENERGIA com ÁTOMOS

16 questões relacionadas encontradas

Como as usinas nucleares produzem energia?

A energia dos reatores nucleares é produzida inicialmente por meio de reações de fissão nuclear, em que um nêutron acelerado colide com um átomo, produzindo núcleos atômicos menores e energia. Os átomos usados nas usinas nucleares são chamados de isótopos físseis ou isótopos férteis.

Como é feita a produção de energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Tem reator nuclear no Brasil?

O Brasil possui três reatores nucleares na Usina de Angra dos Reis, localizada no litoral do estado do Rio de Janeiro. Atualmente existem em todo o mundo 438 reatores nucleares em operação, que correspondem a 14% da produção de energia elétrica mundial. Os Estados Unidos possuem 104 reatores, a França 59 e o Japão 55.

Porque as usinas nucleares são construídas perto do mar?

Além disso, estar perto do mar é importante, já que é preciso muita água para resfriar o sistema - vale dizer que essa água não entra em contato com a radioatividade.

O que ativa uma bomba nuclear?

A fissão de um isótopo de urânio dispara aproximadamente dois outros nêutrons. Caso haja outros átomos de urânio próximos o suficiente, eles serão atingidos por esses nêutrons excedentes, desencadeando uma reação que irá friccionar praticamente toda a massa do material.

Quais são as etapas de funcionamento de uma usina nuclear?

Basicamente, uma usina nuclear é composta por três fases: a primária, a secundária e a refrigeração. Na primária, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão (quebra do núcleo de um átomo instável em dois núcleos menores), há a produção de energia térmica.

Como funciona uma usina nuclear Wikipédia?

A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade.

Por que a energia nuclear é perigosa?

Desvantagens da energia nuclear

Causa poluição radioativa por meio da formação de resíduos nucleares perigosos. Seu recurso de energia se esgotará futuramente. Possui risco de acidentes nucleares. Pode ser utilizada para fins bélicos.

Quantas usinas nucleares no Brasil?

O Brasil conta com dois reatores de fissão de urânio: Angra 1, que entrou em operação em 1985, e Angra 2, que começou a operar em 2001. Juntas, as duas usinas podem produzir até 1.990 megawatts (MW).

Onde é aplicada energia nuclear?

A medicina, a indústria, particularmente a farmacêutica, e a agricultura são as áreas mais beneficiadas. Os isótopos radioativos ou radioisótopos, devido à propriedade de emitirem radiações, têm vários usos. As radiações podem até atravessar a matéria ou serem absorvidas por ela, o que possibilita múltiplas aplicações.

Quanto tempo de vida tem uma usina nuclear?

Uma usina nuclear leva em torno de 10 anos para ser concluída e começar a gerar energia. É o que acontece também com as usinas hidrelétricas com reservatórios, que demandam um desenvolvimento que dura de 12 a 14 anos.

O que acontece com a água das usinas nucleares?

A usina nuclear funciona em três fases, a primária, a secundária e a refrigeração. No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear. No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água, conforme descrito acima.

Qual é a maior usina nuclear do mundo?

O governo japonês suspendeu a proibição de funcionamento da maior usina nuclear do mundo, Kashiwazaki-Kariwa, na ilha de Honshu, costa do Mar do Japão. A planta operada pela Tokyo Electric Power Company (Tepco) tem 8.212 MW de capacidade instalada.

Qual a diferença de bomba atômica é reator nuclear?

Na bomba atómica acontece uma reação em cadeia não controlada, mas nos reatores a reação em cadeia também tem de acontecer, mas neste caso controlada.

Qual país não tem usina nuclear?

Isso inclui países como Polônia, Turquia, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e também Arábia Saudita, sem falar do caso muito controverso do programa nuclear iraniano, reivindicado para fins pacíficos por Teerã, mas que as grandes potências suspeitam que encubra um programa com fins militares.

Como se desliga uma usina nuclear?

Uma central nuclear não pode ser desligada só por se apertar um botão, mas sim reduzindo-se gradualmente a potência dos reatores. "A partir das 22h, reduziremos a potência da instalação para 10 megawatts por minuto", explicam as autoridades da central Isar 2, localizada perto de Munique, na região sul da Baviera.

Quem inventou a energia nuclear?

Essas partículas constituintes do núcleo são denominadas nucleons. Não poderemos dissociar do d e s e n v o l v i m e n t o e aproveitamento da energia nuclear o nome de Enrico Fermi, um dos maiores físicos do século. Enrico Fermi nasceu, em Roma, no dia 29 de setembro de 1901.

Qual é o ponto negativo das usinas nucleares?

Desvantagem: a energia nuclear é potencialmente perigosa (vide o acidente de Chernobyl). Contra-argumento: os novos modelos de usinas são mais simples, e dependem menos de intervenções humanas ou mecânicas, em caso de acidentes.

O que tem dentro de um reator nuclear?

A estrutura desse tipo de reator intercala barras do combustível físsil – geralmente, é urânio enriquecido ou plutônio 239 – com barras de moderador de nêutrons. Nos reatores mais modernos, esse moderador é água pesada (também chamada de deuterada, por ter átomos de deutério ao invés de hidrogênio).

Artigo anterior
O que é canetinha de GH?
Artigo seguinte
Quantos pontos LeBron tem na NBA?