Como é formada a medula espinhal?

Perguntado por: Afonso Vítor Campos Tavares Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (34 avaliações)

A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.

Qual a forma da medula espinhal e qual a sua função?

Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas. A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.

O que surge da medula espinhal?

Nervos espinhais: Emergem da medula espinhal, entre as vértebras, 31 pares de nervos espinhais. Cada nervo surge em duas curtas ramificações (raízes): Uma pela parte anterior (raiz motora ou anterior) da medula espinhal. Uma pela parte posterior (raiz sensorial ou posterior) da medula espinhal.

Quais estímulos são encontrados na medula?

A medula espinhal é responsável por promover os atos reflexos. A medula ainda é responsável por promover respostas simples chamadas de atos reflexos, os quais ocorrem de maneira independente do encéfalo. Podemos observar a ocorrência de atos reflexos quando colocamos, por exemplo, nossa mão em uma planta com espinhos.

Quais as raízes que saem da medula espinhal?

Cada nervo é composto de dois conjuntos de fibras nervosas, chamadas raízes dos nervos, as quais se ligam à parte dorsal (raiz dorsal) e à parte ventral (raiz ventral) da medula. A raiz dorsal contem somente fibras nervosas sensitivas, enquanto que a raiz ventral contem somente fibras nervosas motoras.

Anatomia da Medula Espinhal | Anatomia etc

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as duas funções da medula espinhal?

A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.

Qual é a função dos nervos espinhais?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.

Qual o formato da medula quais dilatações apresenta e por quê?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado, que é percorrido por sulcos longitudinais. É achatada e apresentando duas dilatações, ou intumescências, a dilatação (intumescência) cervical (situada na região cervical) e a dilatação (intumescência) lombar (inferior, ocupa a região lombar).

Quais as dilatações da medula espinhal?

A medula apresenta duas dilatações denominadas intumescências cervical e lombar. Apresenta 31 pares de nervos espinhais correspondentes aos segmentos medulares. Abaixo de L2 irá se constituir a cauda eqüina.

Quais os tipos de neurônios medulares?

Costuma-se distinguir na medula dos mamíferos dois tipos de neurônios radiculares somáticos: alfa e gama. Os neurônios alfa são muito grandes e seu axônio, bastante grosso, destina-se à inervação de fibras musculares que contribuem efetivamente para a contração dos músculos.

Qual a extensão da medula espinhal?

Possui cerca de 45 cm de comprimento em homens e 42 cm em mulheres. Ela se encontra dentro da coluna vertebral, também conhecida como espinha dorsal, estendendo-se a partir do bulbo e ocupando o espaço que segue do forame magno até a junção entre a primeira e a segunda vértebra lombar.

Qual é a função dos nervos?

A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade.

O que é o nervo espinhal?

Os nervos que conectam a medula espinhal com outras partes do corpo são chamados de nervos espinhais. O cérebro se comunica com quase todo o corpo através dos nervos espinhais. Há 31 pares deles, localizados nos intervalos ao longo da medula espinhal (consulte Considerações gerais sobre doenças da medula espinhal.

Qual é a função dos gânglios nervosos?

Os gânglios nervosos são aglomerados de corpos celulares de neurônios que se localizam fora do sistema nervoso central, próximo à coluna vertebral, que se associam aos nervos, funcionando como estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo.

É função dos astrócitos?

Entre as funções que podem ser atribuídas aos astrócitos, podemos destacar a função de sustentação, controle da composição iônica e molecular do ambiente onde estão localizados os neurônios, transferência de substâncias para os neurônios, resposta a sinais químicos, entre outras atividades.

Quais são as funções do encéfalo?

Ele é formado pelo cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo e tronco encefálico, constituindo-se na principal área integradora do sistema nervoso, o local onde se desenvolvem a inteligência e o raciocínio lógico e onde são elaboradas várias atividades emocionais, fisiológicas e motoras.

Onde fica o nervo espinhal?

O nervo espinhal é a porção que passa para fora das vértebras através do forame intervertebral. São os nervos que ligam a medula espinhal aos músculos esqueléticos do corpo humano.

Onde se localiza o nervo Olfatorio?

O nervo olfatório ou olfactivo constitui, com o homólogo contralateral, o primeiro (I) par de nervos cranianos. É representado por numerosos pequenos feixes nervosos que, originando-se na região olfatória de cada fossa nasal, atravessam a lâmina crivosa do osso etmóide e chegam no bulbo olfatório.

O que é um dermátomo?

Dermátomo é uma área da pele em que todos os nervos sensoriais vêm de uma única raiz nervosa. (Os nervos sensoriais transmitem informações sensoriais – sobre coisas como tato, dor, temperatura, vibração e posição de uma parte do corpo – para a medula espinhal.)

Onde passa os nervos em nosso corpo?

Os nervos estão distribuídos em todo o corpo humano, e se iniciam no encéfalo e na medula espinhal.
...
Eles são compostos por 31 pares, sendo:
  • 8 pares de nervos cervicais.
  • 12 pares de nervos torácicos.
  • 5 pares de nervos lombares.
  • 5 pares de nervos sacrais.
  • 1 par de nervo coccígeo.

Qual é a função de um nervo sensitivo?

Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC; Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor; Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

O que são nervos resposta?

Os nervos são estruturas formadas por fibras nervosas que atuam na comunicação entre centros nervosos, órgãos que são capazes de perceber estímulos e estruturas que geram respostas, como glândulas e músculos.

Onde começa e termina a medula espinhal?

A medula espinal é uma continuação do tronco cerebral. Ela se estende do forame magno na base do crânio até à vértebra L1 / L2, onde termina como cone medular. Um fino fio denominado filum terminale se estende da ponta do cone medular até a primeira vértebra coccígea (Co1) e ancora a medula espinal em seu lugar.

O que é o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno.

Qual a estrutura da medula?

A medula espinal é coberta por três meninges: pia-máter, aracnoide e dura-máter. Há cinco regiões no total formando a seguinte estrutura: cervical, torácica, lombar, sagrada e coccígea.

Artigo anterior
Qual os sintomas de uma pessoa com imunidade baixa?
Artigo seguinte
Quando Akainu é derrotado?