Quais são as obras de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral?

Perguntado por: Salvador Jesus Pires  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

Di Cavalcanti: 9 obras para compreender o artista
  • Catálogo e cartaz da Semana de Arte Moderna (1922) ...
  • Pierrete (1922) ...
  • Samba (1925) ...
  • Cinco moças de Guaratinguetá (1930) ...
  • Mulheres com frutas (1932) ...
  • Retrato de Noêmia (1936) ...
  • Mulheres Protestando (1941) ...
  • Navio negreiro (1961)

Quais são os cenários das obras de Di Cavalcanti?

A obra musical valorizava elementos da cultura nacional. O momento era de desvincular o Brasil do gosto e da estética eurocêntricos, quando nasce o modernismo no país. Di Cavalcanti, um dos expoentes do movimento, foi escalado, então, por Villa-Lobos, para o produzir o figurino e o cenário do ballet.

Quais são os cenários das obras de Tarsila do Amaral?

As obras dessa fase expõem a influência do cubismo e temas que são sobretudo paisagens brasileiras, tais como Morro da Favela (1924) e São Paulo (1924).

O que significa a obra de Tarsila do Amaral?

Operários, tela onde Tarsila representa uma série de trabalhadores com o fundo das fábricas de São Paulo, é o quadro mais famoso da fase Social da pintora. O quadro que fala sobre o processo de industrialização em São Paulo mostra uma série de rostos muito juntos, com uma forma de pirâmide.

Qual o significado da obra de Tarsila do Amaral antropofagia?

Na obra de Tarsila, a antropofagia se expressa na busca por uma “brasilidade” após conhecer as vanguardas europeias e, em especial, a pintura do francês Fernand Léger (1881-1955), de quem foi próxima. Tarsila foi buscar essa “brasilidade” na paisagem nacional: nos cactos, nos bichos, nas cores, na luz.

Di Cavalcanti - Analise de obras

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a pintura mais importante de Tarsila do Amaral?

Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras "aba" e "poru" - "homem que come". Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.

Quantas obras Tarsila do Amaral fez no total?

Tarsila do Amaral - 42 obras de arte - pintura.

Quais são as características das obras de Di Cavalcanti?

Principais obras e características

Transparece em suas obras a influência do expressionismo alemão e do cubismo, principalmente pelas cores vibrantes e desenhos sinuosos que retrataram temas caracteristicamente brasileiros, tais como o carnaval, as mulatas, os operários, as favelas.

Como era a obra de Di Cavalcanti?

Di Cavalcanti (1897-1976) foi um pintor brasileiro. Apesar da influência cubista e surrealista, foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários.

Qual é o estilo predominante nas obras de Di Cavalcanti?

Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba.

O que se retrata nas obras de Di Cavalcanti?

Em suas primeiras obras, Di Cavalcanti utiliza tons pastel e retrata personagens misteriosos, mergulhados na penumbra, como Figura (1920), e Mulher em Pé (ca. 1920), o que faz com que o escritor e poeta Mário de Andrade (1893-1945) o chame de “menestrel dos tons velados”1.

Quais são as características das obras de Candido Portinari?

Características principais de suas obras:
  • Retratou questões sociais do Brasil;
  • Utilizou alguns elementos artísticos da arte moderna europeia;
  • Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos;
  • Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura.

Quais as características das obras de Tarsila do Amaral?

Obras e características da arte de Tarsila
  • Fase Pau Brasil: marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade);
  • Fase Antropofágica: inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia;
  • Fase da Pintura Social: focada nos temas cotidianos e sociais do país.

Como era a vida de Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. ... Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo.

Qual era a principal técnica de trabalho de Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral usava de técnica de pintura com cores vivas e de tinta a óleo. Uma das suas técnicas de pintura tinha uma estética fora do padrão, com influência do surrealismo na fase antropofágica e do cubismo.

Quais influências Tarsila do Amaral sofreu em sua obra?

O estilo de Tarsila tem influências do cubismo de Pablo Picasso e Fernand Léger, pintores que ela conheceu pessoalmente durante uma viagem à Espanha em 1923. O movimento influenciou a primeira fase de Tarsila, denominada “Pau Brasil”, em que a pintora buscou representar as paisagens do Brasil rural e urbano.

O que é Tarsila do Amaral gostava de pintar?

Desde criança, gostava de desenhar e explorava azuis, amarelos e rosas, chamadas de “cores caipiras”, muito presentes em sua obra. Era considerada uma moça muito bonita.

O que Tarsila desenhou pela primeira vez?

Foi nessa época que ela começou a pintar, fazendo seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus, em 1904. Tarsila pintava, desenhava e era tradutora — estudou em vários colégios da Europa, agregando fortes influências. ... Alguns anos depois eles se separaram, e Tarsila passou a se dedicar aos estudos em arte.

Quais são as características das obras de Romero Britto?

Cores vivas, influências cubistas, formas geométricas e traços descontraídos são só algumas características marcantes de suas pinturas e esculturas. As obras de Romero Britto fazem parte de grandes coleções como a do senador Ted Kennedy, o governador Arnold Schwarzenegger, a família Safra, entre outros.

Quais são as principais características do surrealismo?

A principal característica do movimento surrealista é a influência significativa das teorias psicanalistas de Sigmund Freud, que valorizam a importância do inconsciente para impulsionar a criatividade do ser humano.

Quais das pinturas abaixo são obras de Di Cavalcanti?

Suas principais obras são: Samba (Di Cavalcanti), Músicos (Emiliano Di Cavalcanti), Cinco moças de Guaratinguetá, 1930; Mangue 1929; Pierrete 1924; Pierrot, 1924, entre outras.

Quais eram as principais profissões de Di Cavalcanti?

Pintor, ilustrador e caricaturista, Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo ficou conhecido por Di Cavalcanti. Carioca nascido no Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro de 1897, era filho de Frederico Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Rosália de Sena.

Artigo anterior
Qual é a origem do sobrenome dias?
Artigo seguinte
Quanto custa procuração?