Como é feito o diagnóstico de uma intoxicação por agrotóxicos?

Perguntado por: Miguel Gil Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.

Como é feito o diagnóstico de intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

O que devemos fazer em caso de intoxicação por agrotóxicos?

Primeiros socorros:

– retirar as roupas sujas e colocá-las em saco plástico; – lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; – não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; – no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.

Quais exames laboratoriais podem detectar níveis de agrotóxicos?

O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.

Qual enzima é utilizada para o diagnóstico de intoxicação por agrotóxicos organofosforados?

A principal forma de intoxicação por OFs deve-se ao mecanismo de ação básico destes compostos, que se dá pela inibição irreversível da enzima acetilcolinesterase.

Curso EAD Intoxicação por Agrotóxicos na APS. Diagnóstico e tratamento - Inseticidas parte1

25 questões relacionadas encontradas

Qual o papel do laboratório no diagnóstico de suspeita de intoxicações?

Na intoxicação por organofosforados, laboratorialmente pode-se avaliar o paciente através da dosagem de COLINESTERASE no sangue. Além disso, uma redução de 25% em sua atividade é indício de exposição a agentes anticolinesterásicos.

Quais são os possíveis exames laboratoriais complementares na identificação de uma intoxicação?

Os exames laboratoriais complementares são a dosagem de atividade das colinesterases e a cromatografia em camada delgada (CCD), muito utilizado em toxicologia por ser um método físico-químicode separação de compostos e identificação através de comparação com padrões.

Quais exames laboratoriais poderiam auxiliar no diagnóstico da intoxicação por chumbinho?

Diagnóstico laboratorial

Hemograma completo, com contagem de reticulócitos. Dosagem de acetilcolinesterase plasmática quando da suspeita de intoxicação aguda por organofosforados ou carbamatos.

O que é a colinesterase?

A colinesterase é enzima responsável pela hidrólise da acetilcolina, presente nas sinapses, com a função de mediadora química da transmissão de impulsos nervosos através de fibras pré-ganglionares parassimpáticas e pós-ganglionares simpáticas.

Qual o mecanismo de toxicidade dos organofosforados?

O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.

Qual é a terapia farmacológica utilizada para reverter a toxicidade dos organofosforados?

O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.

Qual exame detecta envenenamento?

Alguns venenos não causam danos, enquanto outros podem causar danos graves ou morte. O diagnóstico baseia-se nos sintomas, nas informações recolhidas das pessoas envenenadas e testemunhas e, por vezes, nos exames de sangue e de urina.

Qual exame detectar veneno no sangue?

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas.

Qual exame para detectar metais pesados?

O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.

O que fazer para desintoxicar o organismo de veneno?

Diminuir a exposição ao agente tóxico:

No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, no entanto, enquanto se espera pela ajuda médica pode-se beber 100 g de carvão vegetal ativado em pó diluído num copo de água, para adultos, ou 25 g desse carvão, para crianças.

O que fazer quando se inala veneno?

Ligue para a assistência médica de emergência (911 na maioria das áreas dos Estados Unidos) se você ou outra pessoa puderem estar com uma intoxicação por inseticida, ou para o centro de informação antiveneno (1-800-222-1222 nos Estados Unidos) para pedir orientações.

Como diagnosticar intoxicação exógena?

Exame físico da Intoxicação Exógena

O exame físico toxicológico, portanto, se baseia em dados observacionais que não necessitam de cooperação para serem obtidos. Muitos agentes ingeridos podem causar alteração do pulso, da frequência respiratória e pressão arterial (PA), bem como do estado mental.

Quais as etapas de intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Como se classifica a intoxicação?

De modo geral, e quanto à origem, podemos classificar as intoxicações: Endógenas: venenos que se formam no próprio organismo e de origem celular, microbiana ou parasitária; Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo.

O que aumenta a colinesterase?

Diversas drogas como estrogênios, testosterona e contraceptivos orais também podem interferir nos níveis da colinesterase sérica. A colinesterase pode estar aumentada em pacientes obesos, em diabéticos e na síndrome nefrótica.

Qual tratamento para colinesterase?

Os inibidores da colinesterase – donepezil, galantamina e rivastigmina – são drogas utilizadas no tratamento das de- mências hipocolinérgicas, particularmente da doença de Alzheimer.

Quais são os inseticidas inibidores da colinesterase?

Os inibidores da acetilcolinesterase são inseticidas orgânicos de síntese e fazem-se representar pelos compostos organofosforados e carbamatos, sendo estas as substâncias mais utilizadas na agricultura, pecuária, infestações domésticas e programas de saúde pública, para o controlo de vetores transmissores de doença ( ...

Como tratar intoxicação por chumbinho?

No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.

Como identificar intoxicação por chumbo?

COMO O PACIENTE SE APRESENTA: Dor abdominal, irritabilidade, letargia, anorexia, anemia, síndrome de Fanconi, piúria, retardo de desenvolvimento, convulsões (níveis mais elevados), também podem surgir “linhas de chumbo” nas placas epifisárias nas radiografias dos ossos longos.

Quais os três tipos de intoxicação?

Ouça este artigo:
  • A intoxicação ocorre quando uma substância entra em contato com um organismo e provoca uma série de efeitos adversos, afetando a homeostase dele, rompendo o equilíbrio orgânico.
  • Tipos de intoxicação.
  • Intoxicação alimentar.
  • Intoxicação por medicamentos.

Artigo anterior
Onde devo ir para conseguir um advogado público?
Artigo seguinte
O que é controle e avaliação do planejamento estratégico?