Qual é o nome da parte de trás do joelho?

Perguntado por: Fábio Fábio Antunes Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

A região posterior do joelho (poplítea) acomoda nervos e vasos sanguíneos importantes e em casos em que o cisto é muito volumoso, o paciente pode apresentar sintomas de compressão dessas estruturas, queixando-se de sensação de formigamento (parestesia), alteração de força, dor intensa e até mesmo edema na perna, pois o ...

O que é dor na parte de trás do joelho?

A dor localizada atrás do joelho pode indicar alterações como cisto de Baker, tendinite dos músculos isquiotibiais, varizes, artrose ou lesão do menisco, por exemplo. O diagnóstico deve ser feito pelo médico após a avaliação física e testes que provocam dor.

Como aliviar a dor do cisto de Baker?

Com o objetivo de aliviar a dor causada pelo cisto, o médico pode ainda recomendar:
  1. Uso de meias de compressão: ajudam a reduzir o inchaço no joelho, aliviando a dor ao movimentar a articulação;
  2. Aplicação de compressas geladas: na parte de trás do joelho durante 10 a 20 minutos ajuda a reduzir o inchaço e a dor;

Como é a dor do cisto de Baker?

Normalmente o cisto de Baker não apresenta sintomas e, por isso, algumas pessoas podem ter esse problema e nem perceber. Porém, esse nódulo pode causar um rápido desconforto, além de inchaço, rigidez no local e dor na parte de trás da articulação do joelho, que pode ser irradiada para o músculo da panturrilha.

Pode colocar gelo no cisto de Baker?

Aplique gelo no joelho e em volta do cisto.

Ao ser aplicado sobre a protuberância, o gelo ajudará a reduzir a inflamação e o inchaço em volta, além de aliviar um pouco a dor.

5 causas de DOR ATRÁS DO JOELHO

38 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando sente dor atrás do joelho?

Primeiramente, a colocação de compressas de gelo no local pode melhorar, no caso de tendinites. A dor pode diminuir ou ser necessários medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. A Fisioterapia também é um forte aliado no tratamento das dores atrás do joelho.

Quem tem cisto de Baker pode fazer?

Quem tem cisto de Baker pode fazer caminhada e aliviar as dores com analgésicos. Para o tratamento do cisto de Baker, caso o paciente apresente muita dor na região, algumas medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem ser prescritas.

Pode fazer caminhada com cisto de Baker?

Não há contraindicação de exercícios físicos para quem tem cisto de Baker.

Como curar cisto no joelho?

- Infiltração articular → Se o problema é excesso do líquido articular, por lesões internas do joelho, injeção de medicações dentro da articulação podem controlar a produção do líquido e levar à diminuição do cisto. - Remoção cirúrgica → Na minoria dos casos, cirurgia para retirada do cisto pode ser necessária.

O que provoca cisto de Baker?

No adulto, o surgimento do cisto de Baker está comumente relacionado a lesões intra-articulares que podem levar ao acúmulo de líquido dentro da articulação (líquido sinovial) formando o cisto.

Como diagnosticar cisto de Baker?

O diagnóstico de cisto de Baker se dá pelo achado de uma massa poplítea medial que é mais proeminente com o paciente em pé e com o joelho estendido. Essa massa diminui ou até mesmo desaparece quando o joelho se flexiona a 45° (sinal de Foucher), uma vez que, nessa situação, a tensão no cisto diminui.

Onde se localiza o cisto de Baker?

Os cistos de Baker localizam-se na região posteromedial do joelho, entre o ventre medial do músculo gastrocnêmio e o tendão semimembranoso. No adulto, esses cistos estão relacionados a lesões intra-articulares, quais sejam, lesões meniscais ou artrose.

Artigo anterior
Qual é a idade da segunda infância?
Artigo seguinte
Quais os desafios do necessário isolamento social no Brasil?