Como é feito o diagnóstico de labirintite?

Perguntado por: Doriana Vanessa Anjos  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da labirintite normalmente é feita por um otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas e do histórico de saúde, além de um exame ao ouvido e um exame físico para descartar outras doenças, que podem causar sintomas semelhantes.

Quais exames são feitos para diagnóstico de labirintite?

Vectoeletronistagmografia (Exame da labirintite)

Quem dá o diagnóstico de labirintite?

O especialista que normalmente detecta e trata a condição é o otorrinolaringologista, embora o clínico geral possa identificá-la.

O que é que causa a labirintite?

A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

O que não pode comer quando está com labirintite?

4 alimentos que pioram a labirintite
  • Cafeína. Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
  • Álcool. Eliminar o álcool é uma das indicações médicas, mas se beber, faça com moderação.
  • Sal. ...
  • Açúcar.

Faça o TESTE e descubra qual é sua Labirintite com o Neurologista Dr Tontura.

42 questões relacionadas encontradas

O que é labirintite é perigoso?

A labirintite é um distúrbio associado à inflamação do ouvido interno que afeta uma estrutura chamada labirinto. O labirinto é um compartimento cheio de líquido que consiste na cóclea e nos órgãos vestibulares.

Qual o exame que detecta a labirintite?

O exame clínico e uma boa anamnese ainda são os melhores meios de se diagnosticar as labirintopatias conhecidas como Labirintite. O exame subsidiário que mais auxilia no diagnóstico das disfunções Labirínticas é o Exame Otoneurológico.

Como diagnosticar vertigem?

Análises laboratoriais para a vertigem
  1. Análises de sangue rotineiras - os testes para o açúcar no sangue, as contagens de sangue, os eletrólitos e a ajuda da função do tiróide identificam casos da vertigem. ...
  2. Os testes de audiometria são executados para detectar a doença de Ménière.

Qual exame detecta VPPB?

Uma resposta positiva à manobra de Dix-Hallpike, em que o nistagmo bate na direção correta, é o padrão para o diagnóstico de VPPB envolvendo o canal posterior, que é a sua forma mais comum.

Como é a sensação de vertigem?

É a sensação de estar girando em torno do ambiente, ou vice-versa. A vertigem é a sensação que o paciente tem de estar girando em torno do ambiente, ou vice-versa¹. É denominada objetiva quando a sensação é de que o meio em volta está girando e subjetiva quando a sensação é de que o corpo gira e o meio está 'parado'².

Como curar labirintite rápido?

Os remédios caseiros para labirintite como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e antieméticas, que ajudam a aliviar os sintomas da labirintite, principalmente tontura, perda do equilíbrio e náuseas.

O que fazer quando se tem uma crise de labirintite?

Para evitar que os sintomas da labirintite piorem durante as crises, tente o seguinte:
  1. Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem.
  2. Retorne à atividade gradualmente.
  3. Evite mudanças de posição repentinas.
  4. Não tente ler quando os sintomas surgirem.
  5. Evite luzes fortes.

Quem tem labirintite pode ficar surdo?

Em geral, a labirintite significa uma infecção do ouvido interno. Ocorre quando o labirinto fica inchado e inflamado. Isso pode causar perda de audição, zumbido, sensação de vertigem e náuseas. A maioria das pessoas não perde a audição quando sofre de uma infecção no ouvido interno, mas é possível.

Quem tem labirintite como deve dormir?

Vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.

O que é labirintite mata?

Labirintite pode matar? O Dr. Marcio Meira, otorrinolaringologista da Unimed Fortaleza esclarece que as alterações do labirinto em suas formas mais frequentes trazem bastante incômodo, mas são benignas e não representam nenhum risco de vida.

Quanto tempo demora pra passar uma crise de labirintite?

Quanto tempo dura uma crise de labirintite? Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias.

Qual fruta é bom para labirintite?

Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã e pera.

Qual o melhor antibiótico para labirintite?

Antibióticos, como a Amoxicilina: são usados apenas nos casos de labirintite bacteriana para eliminar as bactérias e acelerar o tratamento; Benzodiazepinas como o Diazepam: são medicamentos que reduzem a atividade do sistema nervoso central e, por isso, aliviam os sintomas.

Qual é o melhor Labirin ou Vertix?

Vertix e Labirin são medicações completamente diferentes, indicadas (ou não) para tonturas diferentes e não devem ser comparadas. E nem ingeridas sem orientação médica. O Otoneurologista é o otorrinolaringologista especialista nesse tipo de tratamento.

Qual é a diferença entre vertigem e tontura?

O otorrinolaringologista Márcio Salmito explica que a tontura é a perturbação na orientação espacial, sem a sensação de estar em movimento. “Frequentemente está associada a desequilíbrio e enjoos”. Já a vertigem é a sensação falsa de movimento, principalmente rotatório, com tudo girando.

Como é a tontura da ansiedade?

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

O que pode causar vertigem e tonturas?

Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

O que pode causar vertigens?

Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.

Quais doenças causam tontura?

Algumas das causas mais comuns para a presença de tontura frequente e mal-estar são:
  1. Labirintite. ...
  2. Doença de Menière. ...
  3. Hipoglicemia. ...
  4. Alterações da pressão arterial. ...
  5. Anemia. ...
  6. Problemas no coração. ...
  7. Uso de alguns medicamentos.

Quando a tontura é preocupante?

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

Artigo anterior
O que é acne e por que ocorre?
Artigo seguinte
O que significa a expressão das duas uma?