Como saber se o bebê está com bronquite?

Perguntado por: Beatriz Vanessa Barbosa  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Os principais sintomas envolvidos em uma crise de bronquite infantil são:
  • dificuldade para respirar e falta de ar;
  • chiado ao respirar;
  • tosse bem produtiva — ou seja, com muita produção de muco;
  • febre;
  • coriza (nariz escorrendo);
  • dificuldade para dormir;
  • perda de apetite;
  • mal-estar generalizado.

O que causa bronquite no bebê?

Essa inflamação geralmente pode ser percebida por meio de sintomas como tosse constante seca ou com muco, febre e cansaço excessivo. A bronquite em bebês normalmente é resultado de uma infecção por vírus ou bactérias. No entanto, pode ser também consequência de asma ou exposição à poeira ou poluição.

Quais são os sintomas de bronquiolite em bebê?

A bronquiolite é em geral causada por um vírus. Os sintomas incluem corrimento nasal, tosse, sibilos e dificuldade para respirar. O diagnóstico se baseia nos sintomas e em um exame físico. A maioria das crianças fica bem em casa e se recupera em alguns dias, mas algumas precisam ser hospitalizadas.

Quanto tempo dura uma crise de bronquite em bebê?

Quanto tempo dura a crise de bronquite no bebê? Dra. Angela Honda: Se a bronquite com crise de falta de ar for de origem infecciosa viral, por exemplo, deve durar o período de uma infecção por vírus, de 7 a 14 dias.

Como é uma crise de bronquite?

Os sintomas da bronquite aguda podem durar algumas semanas. São eles: tosse persistente, muco ou catarro, falta de ar, chiado no peito, desconforto no peito e febre baixa. Podem surgir outros desconfortos, como dores no corpo, garganta e cabeça, coriza e espirros.

Bronquiolite em bebês: veja seus sintomas e como tratar

31 questões relacionadas encontradas

Qual exame é feito para saber se tem bronquite?

Diagnóstico da bronquite aguda

O diagnóstico baseia-se nas manifestações clínicas. Em geral, testes microbiológicos não são necessários. Contudo deve-se testar os pacientes com sinais ou sintomas de covid-19 à procura de SARS-CoV-2.

O que é bom para curar bronquite de bebê?

Como é feito o tratamento

É importante que o bebê fique em repouso, descanse o máximo possível e fique bem hidratado, pois assim a recuperação acontece de forma mais rápida. Normalmente o médico não indica o uso de antibióticos, especialmente porque a bronquite tende a ser causada por um vírus.

Quando a bronquite é preocupante?

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.

Como é a tosse de bronquite infantil?

Trata-se da inflamação dos brônquios, ou seja, a principal via que leva ar aos pulmões. É por isso que os pequenos apresentam tosse com catarro em excesso e falta de ar.

Como é a tosse de bronquiolite?

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Como saber se o bebê está com esforço respiratório?

Verificando se há chiado ou ruídos anormais durante a respiração. Se o bebê emite chiados, gemidos intensos e constantes, acordado ou dormindo, pode ser um sinal de distúrbio respiratório. Observe também se as regiões da garganta e costela afundam quando ele inspira – trata-se de um sinal de anormalidade.

Como saber se o bebê está respirando bem?

Uma das principais dicas para saber se o seu pequeno está respirando normalmente é escutar a respiração dele atentamente durante todo o dia.

É possível ter bronquiolite sem febre?

Inicia-se habitualmente por corrimento e obstrução nasal, tosse, com ou sem febre.

É normal bebê ter bronquite?

A bronquite é uma doença bastante comum nos bebês.

Como evitar que o bebê tenha bronquite?

Evite ambientes muito poluídos e, caso a bronquite tenha origem alérgica, utilize umidificadores, para limpar o ar dos ácaros. Mantenha a casa sempre limpa e arejada, com muita incidência de raios solares, evitando a formação de mofos. Cheiros fortes também podem ser gatilhos para doenças respiratórias.

Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal. Se notar um “buraco” no peito enquanto inspira e um “V” de ponta cabeça no pescoço, são sinais de alerta.

O que pode atacar a bronquite?

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

Como cuidar da bronquite em casa?

Cuidados para a bronquite aguda:
  1. Descansar bastante.
  2. Beber muita água para ajudar a afrouxar o muco.
  3. Utilizar um umidificador de ar.
  4. Tomar medicamentos para aliviar a dor e a febre, como o paracetamol.
  5. Tomar medicamentos para ajudar a eliminar o muco, como a guaifenesina.
  6. Evitar fumar e exposição ao fumo passivo.

O que é bom para fazer inalação para bronquite?

Além da medicação, há outros métodos que trazem uma sensação de alívio para os sintomas da bronquite asmática. Os grandes exemplos nesse sentido são a inalação de soro fisiológico e a vaporização. Esse tratamento deixa o muco menos espesso, tornando-o mais fluido, e proporciona uma melhor entrada e saída de ar.

Quais são os três tipos de bronquite?

Conheça, a seguir, os 3 diferentes tipos de bronquite.
  1. Bronquite asmática. A bronquite asmática é o nome popular da asma. ...
  2. Bronquite crônica. Apesar da possibilidade de essa doença se instalar como uma extensão da bronquite aguda, ela é causada, principalmente, pelo tabagismo. ...
  3. Bronquite alérgica.

O que acontece se a bronquite não for tratada?

Repetidas crises de bronquite podem indicar que está a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). No caso da bronquite crónica, pode-se afirmar que não existe uma cura propriamente dita, todavia existem procedimentos comportamentais e farmacológicos que podem parar a sua evolução e resultantes complicações.

Quais alimentos pioram a bronquite?

Carnes gordurosas, como carne bovina, porco e cordeiro; Embutidos, como mortadela, salame, presunto, salsicha e linguiça; Alimentos ricos em gordura, como pizza, pele de frango, margarina, hambúrguer, batata frita e salgadinhos de pacote; Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e coquetéis.

Qual o melhor xarope para bronquite infantil?

Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:
  1. Acetilcisteína. ...
  2. Ambroxol. ...
  3. Dextrometorfano. ...
  4. Salbutamol. ...
  5. Acebrofilina. ...
  6. Carbocisteína. ...
  7. Bromexina. ...
  8. Levodropropizina.

Quanto tempo dura uma bronquite infantil?

Aguda: que ocorre temporariamente, ou seja, geralmente dura até 2 a 3 semanas; Crônica: quando se desenvolve por diversas vezes ao longo do ano ou, então, que dura de forma constante por 3 meses ou mais.

Como se pega bronquiolite em bebê?

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.

Artigo anterior
Quem tem energia solar paga conta de luz?
Artigo seguinte
O que deve constar nos registros de enfermagem?