Como é feita a intubação endotraqueal?

Perguntado por: Nuno Rúben Assunção de Anjos  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

A intubação endotraqueal é um procedimento médico que envolve a inserção de um tubo flexível através da boca ou nariz do paciente e em direção à traqueia. Esse tubo, conhecido como tubo endotraqueal, é projetado para assegurar a permeabilidade das vias aéreas.

Como é feito o processo de intubação?

Durante a intubação, um tubo flexível é inserido na traqueia. Ele age como uma passagem segura para o oxigênio e outros gases necessários para a respiração enquanto você está sob os efeitos da anestesia geral.

Qual a diferença de intubação orotraqueal e endotraqueal?

O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.

Onde fica o tubo endotraqueal?

O tubo endotraqueal para adultos existente no mercado mede cerca de 7 mm a 8 mm. O médico introduz, normalmente, o tubo pela boca e passa pela traqueia do paciente, conectando-o ao ventilador mecânico, que manda um volume de ar para dentro dos pulmões do paciente.

Quais são os três tipos de intubação?

Existem três tipos de vias aéreas definitivas: tubo orotraqueal, tubo nasotraqueal e via aérea cirúrgica (cricotireoidostomia e traqueostomia), e o médico deve estar familiarizado e devidamente capacitado quanto a suas indicações e execuções.

Procedimento de Intubação Orotraqueal l Instituto Terzius

44 questões relacionadas encontradas

O que significa intubação endotraqueal?

A intubação endotraqueal é um procedimento médico que envolve a inserção de um tubo flexível através da boca ou nariz do paciente e em direção à traqueia. Esse tubo, conhecido como tubo endotraqueal, é projetado para assegurar a permeabilidade das vias aéreas.

Qual é a intubação mais usada?

A intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento essencial na prática médica.

Qual é a função do tubo endotraqueal?

O Tubo Endotraqueal com Balão serve para vedar e proteger as vias aéreas do paciente, prevenindo a aspiração de secreções e possibilitando a ventilação pulmonar durante algum procedimento.

Quais os cuidados ao paciente com tubo endotraqueal?

Manter uma das mãos no tubo endotraqueal e esta apoiada no dorso do paciente com a finalidade de não perder o ponto de apoio durante o procedimento. Inspecionar cavidade oral e fazer retoque na barba caso necessário. Passar solução desengordurante e de proteção.

Qual é o papel do enfermeiro em uma intubação?

Conforme descrito, a intubação endotraqueal está prevista como pro- cedimento médico, cabendo ao Enfermeiro a utilização dos dispositivos extra glóticos conforme disponibilidade da instituição ou uso dos dispositivos bolsa- válvula-máscara em situações de insuficiência respiratória ou mesmo PCR.

Qual o nível de saturação para entubar?

“Deve estar em 98% a saturação. Caso a medida baixar para 80%, o indivíduo pode desmaiar e ficar inconsciente. O pulmão serve para receber o oxigênio e levar à corrente sanguínea, dependendo da gravidade da pessoa, os primeiros equipamentos sejam insuficientes, tem que optar por um processo mais adequado”, detalha.

Quais são os 7 P's da intubação?

Esse passo a passo gera os “P” da SRI: preparação, pré-oxigenação, pré-droga, paralisia após indução, posicionamento do paciente, passagem do tubo orotraqueal, pós intubação. Todavia, quando prevemos que o paciente tem uma via aérea difícil podemos executar a chamada intubação facilitada.

Quais as indicações de intubação endotraqueal?

As principais indicações de IOT são: Procedimentos e cirurgias. Impossibilidade de manter via aérea pérvia. Insuficiência respiratória aguda grave e refratária.

Onde entra o tubo da intubação?

A IOT consiste na colocação de um tubo dentro da via aérea através da via aérea superior do paciente (boca – laringe – traqueia), utilizando um laringoscópio. A maioria dos tubos utilizados para a intubação orotraqueal IOT possui um manguito (cuff) próximo à sua extremidade distal.

Como fica a garganta depois de uma intubação?

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

É possível estar entubado e acordado?

A intubação com paciente acordado (IPA) consiste na introdução do tubo orotraqueal com o paciente acordado, colaborativo e em ventilação espontânea, sendo realizado por videolaringoscopia ou broncoscopia. É considerada a técnica padrão-ouro em adultos para casos de via aérea difícil previamente reconhecida.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar entubado?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar intubada? Não há uma contagem exata do tempo que o paciente pode ficar intubado. O processo de extubação (retirada dos tubos) é definido pela equipe após uma avaliação criteriosa do quadro geral do paciente.

O que é melhor traqueostomia ou intubação?

Quando a Traqueostomia é indicada? Quando vemos que a intubação está atrasando a recuperação e a retirada do aparelho do paciente, é indicada a traqueostomia. Outra situação que ela também é indicada, é quando a recuperação do pulmão demora mais do que o esperado e o paciente têm que ficar muito tempo intubado.

Quais são as drogas usadas na intubação?

Já as drogas de indução – Etomidato, Quetamina, Midazolam, Propofol e raramente Tiopental – visam, também, reduzir a resistência das vias aéras. Por fim, as drogas de paralisação, como Succilcolina e Rocurônio, atuam na otimização da intubação orotraqueal e reduzem a chance de hipotensão e aspiração.

Quais são as complicações da intubação traqueal?

Complicações da entubação traqueal

A colocação do tubo no esôfago, se não reconhecida, resulta em incapacidade de ventilação e, potencialmente, morte ou lesão hipóxica.

Porque o paciente entubado tem que fazer traqueostomia?

Nos pacientes com suporte ventilatório prolongado, há grandes benefícios com a realização da traqueostomia, tais como: menor taxa de auto-extubação, melhor conforto para o paciente, possibilidade de comunicação do paciente, possibilidade da ingesta oral, melhor higiene oral e manuseio mais fácil pela enfermagem.

Quais as principais complicações imediatas da intubação traqueal?

Complicações imediatas da intubação traqueal

Durante o ato da IT, 17 pacientes (11,6%) apresentaram algum tipo de trauma. Destes, observamos 13 casos (8,8%) com traumas dentários, seis casos (4,1%) com lesões de gengiva, três casos (2,0%) com lesões nos lábios e um caso (0,7%) teve lesão na língua.

Qual sedativo usado na intubação?

Sedação e analgesia pós-intubação

Infusão contínua de sedativos como propofol ou dexmedetomidina também pode ser usada.

Quem faz a intubação do paciente?

Funções do fisioterapeuta em unidade de emergência

É papel deste profissional evitar, por exemplo, a necessidade de intubação orotraqueal ou ventilação mecânica.

Quando é indicado a intubação?

As principais indicações de IOT são: Procedimentos e cirurgias. Impossibilidade de manter via aérea pérvia. Insuficiência respiratória aguda grave e refratária.

Artigo anterior
Quais são os benefícios do óleo de girassol?
Artigo seguinte
Como colocar página 1 de 2 no Word 2007?