Como é feita a descontaminação radioativa?

Perguntado por: Mafalda Anna Vieira Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

O que é a descontaminação radioativa?

A descontaminação é um processo usado para reduzir ou remover a contaminação radioativa para reduzir o risco de exposição à radiação. A remoção da contaminação das áreas ocupadas, equipamentos e pessoal é importante para manter uma dose de radiação ionizante tão baixa quanto razoavelmente possível (ALARA).

Como foi feita o controle isolamento e descontaminação dessa substância radioativa?

Medidas adotadas para a descontaminação

A primeira medida tomada foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lavá-las com água e sabão para a descontaminação externa. Após esse procedimento, as pessoas tomaram um quelante denominado de “azul da Prússia”.

Como é feito o descarte de lixo radioativo?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Como acabar com radioatividade?

Já em casos mais graves, nos quais o material radioativo ficou muito tempo em contato com a pele e foi absorvido pelo organismo, a pessoa passa a ser monitorada. Nesses casos, realiza-se um tratamento com ingestão do sal Azul de Prússia, também denominado Radiogardase.

16 questões relacionadas encontradas

Como é armazenado o rejeito radioativo?

Os rejeitos radioativos são recolhidos e armazenados depósitos intermediários existentes em unidades técnico-científicas da CNEN.

Onde é guardado o lixo radioativo?

É guardado dentro da própria usina, em uma piscina especial, feita para resfriá-lo e conter a radiação.

O que precisa ser feito para diminuir a quantidade de lixo radioativo?

A primeira ação para diminuir os efeitos da radiação no meio ambiente é isolar o lixo em recipientes totalmente resistentes e capazes de manter sua integridade por um longo tempo, independentemente do local onde esteja armazenado.

Como é feita a descontaminação de pessoas que entraram em contato com material radioativo?

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.

Como controlar a radiação?

Há alguns tratamentos de emergência. Comprimidos de iodeto saturam a glândula tireoide com iodo natural, evitando que as partículas se fixem ali e provoquem um câncer. E o remédio conhecido como azul da prússia absorve o elemento radioativo, fazendo-o ser eliminado nas fezes e na urina câncer de tireoide.

Como acontece a descontaminação?

Descontaminação
  • através de contato com vapores, gases, névoas ou material particulado;
  • por respingos do produto;
  • através de contato direto com poças de produto;
  • através de contato com solo contaminado e;
  • quando da manipulação de instrumentos ou equipamentos contaminados.

Como uma pessoa fica radioativa?

Contaminação radioativa é o contato e a retenção de material radioativo, geralmente em forma de líquido ou poeira. Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico. Essa contaminação pode ser do tipo: externa ou interna.

Quais são os sintomas da radiação no organismo humano?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Quanto tempo a radioatividade fica no corpo humano?

Depois de 18 a 20 aplicações em regiões específicas do pulmão, a dose se completa em 50.000 milisieverts. Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts.

Como neutralizar radiação ionizante?

As formas básicas de proteção contra a radiação ionizante são:
  1. Tempo;
  2. Blindagem; e.
  3. Distância.

Como evitar a contaminação por radiação?

No caso de possibilidade de contaminação dos profissionais, a instrução é evitar o contato com o material radioativo, utilizando os equipamentos de proteção adequados a cada isótopo (luvas, protetores para os sapatos, aventais de pano, aventais de chumbo, máscaras, toucas para proteger os cabelos, etc.).

O que pode acontecer a uma pessoa exposta à radiação como o da usina de Chernobyl por muito tempo?

Nesses casos, "o indivíduo afetado pode apresentar diversas patologias de pele na área atingida, como perda de pelos e escurecimento [maioria dos casos], bolhas, queimaduras e necrose, e apresentar sintomas como náusea, vômito e diarreia", conta Vieira.

Quais são as possíveis soluções para o lixo nuclear?

Duas alternativas são possíveis então: a utilização de algum ácido (como o ácido clorídrico) para lavar o sargaço e reutilizá-lo – o que deixa uma pequena quantidade de solução radioativa – ou a simples queima da alga a 500ºC, que elimina a biomassa e deixa como resíduo apenas uma pequena bolinha de tório, menor que ...

Quais são os perigos do lixo radioativo?

Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.

Por que o lixo radioativo apresenta perigo?

Por que o lixo nuclear representa perigo? Quando os isótopos de Urânio passam pelo processo de fissão nuclear, se desintegram e passam a emitir radiações gama. Os raios gama são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, eles invadem as células do organismo e podem levar até à morte.

Onde é armazenado os rejeitos da usina atômica brasileira?

Os rejeitos radioativos ficam em depósitos, dentro da área da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna, até que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) escolha um local para armazená-los definitivamente (assim como outros materiais radioativos usados pela indústria ou pela Medicina).

Como descartar o césio 137?

O que deve ser feito com o rejeito radioativo?
  1. 1 – Retirá-lo da planta de produção. ...
  2. 2 – Comunicar o pedido de descarte do material na base da CNEN mais próxima. ...
  3. 3 – Dar entrada no pedido de descarte. ...
  4. 4 – Agendar o descarte. ...
  5. 5 – Providenciar o acondicionamento e transporte do material. ...
  6. 6 – Dar baixa no seu inventário.

Como chamam e onde ficam as usinas nucleares do Brasil?

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis, no estado do Rio, é um complexo que abriga as duas usinas nucleares em funcionamento no Brasil, Angra 1 e Angra 2. Juntas, elas produziram 11,5 milhões de MWh em 2004.

Como deve ser armazenado o lixo radioativo?

O lixo radioativo deve ser colocado em embalagens específicas e lançados em locais revestidos de concreto. Feito isso, devem permanecer intactos por um período que pode variar entre cinquenta e trezentos anos.

Qual é o órgão responsável pelos rejeitos radioativos?

A CNEN também assume o papel de possuir orientações específicas voltadas para a destinação final de rejeitos radioativos provenientes de empresas, usinas nucleares, laboratórios de pesquisas, análises clínicas e de medicina nuclear.

Artigo anterior
Quais os efeitos do paratormônio?
Artigo seguinte
Quais são as verbas alimentares?