Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento microbiano no alimento?

Perguntado por: Nádia Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

Quais são os fatores intrínsecos que afetam o crescimento microbiano em alimentos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem:
  • atividade de água (aw);
  • valor de pH e acidez total; tipo de ácido;
  • potencial redox ou valor redox (Eh);
  • oxigênio disponível;
  • nutrientes;
  • microbiota natural e contagens de microrganismos sobreviventes;

O que são fatores intrínsecos e extrínsecos em alimentos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.

O que são fatores intrínsecos dos alimentos?

➢a) Fatores intrínsecos:

Constituem os derivados da composição do alimento: Quantidade de água, pH, nutrientes, agentes antimicrobianos naturais, interação entre microrganismos etc.

Quais são os fatores que influenciam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Microbiologia de Alimentos: Fatores Intrínsecos e Extrínsecos

41 questões relacionadas encontradas

Quais as 4 fases do crescimento bacteriano?

A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Quais os tipos de crescimento bacteriano?

As bactérias podem crescer individualmente por fissão binária (a célula alonga-se até se dividir em duas) ou no contexto de uma população (as células duplicam o seu tamanho e forma-se um septum, que consiste no crescimento da membrana celular e da parede celular até à separação das duas células).

Quais são fatores intrínsecos e extrínsecos?

Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

Quais são os principais fatores intrínsecos de alteração e deterioração de alimentos?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

O que é intrínsecos e extrínsecos?

O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior.

Quais são os fatores extrínsecos dos alimentos?

○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Há uma correlação estreita entre a Aa de um alimento e a UR. A umidade relativa interfe diretamente na atividade de água do alimento.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento e desenvolvimento vegetal?

Os fatores envolvidos no processo de germinação são os intrínsecos (inerentes à semente) e os extrínsecos (ambientais). Entre os fatores extrínsecos incluem-se a umidade e temperatura [6]. ... A umidade é fator imprescindível, pois é através da absorção de água (embebição) que se inicia o processo de germinação.

O que é fatores intrínsecos e extrínsecos na aprendizagem?

Em grande parte, as pretensas dificuldades de aprendizagem de alunos que não alcançam êxito, especialmente no processo e aquisição do código escrito, se devem, fundamentalmente, não apenas a fatores intrínsecos (condições cognitivas, mentais ou biológicas), mas a um conjunto de fatores extrínsecos (condições ...

Quais os fatores que causam alterações nos alimentos?

CAUSAS DE ALTERAÇÕES EM ALIMENTOS Atividade de Microorganismos; Ação de Enzimas; Reações Químicas; Insetos e roedores (MACROBINAS); Ação Física (frio, calor, desidratação);

Quais os principais processos de deterioração dos alimentos?

Os três tipos mais significantes de deterioração microbiológica de alimentos comercialmente enlatados são:
  • a deterioração ácida (flat-sour).
  • a deterioração por anaeróbios termófilos.
  • a putrefação.

Quais são os tipos de alterações dos alimentos?

Page 1
  • ALTERAÇÕES DOS. ALIMENTOS.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE. JANEIRO. ...
  • ALTERAÇÕES DOS ALIMENTOS.
  • Essas alterações podem ser: 1. Microbianas; 2. ...
  • ➢ Alterações microbianas:
  • ✓ Alterações visíveis como bolores ou. apodrecimento de parte de frutas e. ...
  • ➢ Alterações Físicas ou mecânicas: ...
  • ➢ Alterações Químicas:

O que é um fator intrínseco?

O fator intrínseco (FI) é uma glicoproteína de 50kDa, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo. O FI é produzido por células parietais da mucosa do estômago e após sua secreção no estômago, o FI se liga à vitamina B12 que foi ingerida com alimentos.

O que são fatores de risco intrínsecos?

Fatores de Risco Intrínsecos:

São aqueles relacionados com o processo de envelhecimento cronológico, constitutivos e individuais.

O que são fatores intrínsecos e extrínsecos no esporte?

A pesquisa considerou alguns dos principais fatores intrínsecos descritos pela literatura, sendo estes, gênero, idade, peso e estatura, lesão pregressa e alguns fatores extrínsecos: modalidade esportiva, tempo de prática, frequência e duração de treinos e utilização de material de proteção.

O que é um crescimento bacteriano?

O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população. ... O crescimento microbiano pode ocorrer em meio líquido com as células em suspensão ou associado a superfícies, sob a forma de biofilmes.

O que é o crescimento microbiano?

Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.

O que são fatores de crescimento para as bactérias?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

Quais as fases de crescimento?

O crescimento infantil pode ser dividido em três fases:
  • Lactente (dos 0 a 3 anos);
  • Pré-puberal (dos 3 até o início da puberdade, que acontece entre os 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos nos meninos);
  • Puberal (diz respeito ao período da adolescência, ou seja, do início da puberdade aos 17 anos).

Quais são as fases de crescimento no sistema fechado explique cada uma delas?

Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.

Como é chamada divisão bacteriana?

A reprodução das bactérias ocorre de maneira assexuada por divisão binária, também chamada de cissiparidade. As bactérias são organismos classificados tradicionalmente no Reino Monera que são unicelulares e procariontes.

Artigo anterior
Pode tomar Anti-inflamatório para terçol?
Artigo seguinte
Quanto ganha um fisioterapeuta hospitalar nos EUA?