O que é ojá no Candomblé?

Perguntado por: Yasmin Neves  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

O ojá é a origem dos turbantes que extrapolaram os limites das roças do Candomblé.

O que é a ojá?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

Rel No candomblé e em cultos afins, faixa de pano ornada de búzios e contas, usada na cabeça ou no busto e também como ornamento do tronco das árvores sagradas. ETIMOLOGIA ior ọjá.

Quem usa ojá?

Os Ogãs só usam ojá durante as obrigações internas, no barracão durante as festas usam um boné geralmente de cor branca.

Para que serve o pano na cabeça?

O turbante se presta a um uso com múltiplas funções. Este é usado na cabeça como proteção, mas pode também ter características estéticas, identificação de status, manifestar identidade geográfica, e ainda pode servir de apoio para transportar diferentes objetos na cabeça.

Quem pode usar pano de cabeça no Candomblé?

*Gèlé, turbantes, torços ou como chamamos comumente nas Casas de Candomblé de "Pano de Cabeça", faz parte do vestuário feminino das mulheres no candomblé afro brasileiro. Os Homens em hipótese alguma podem usar Gèlé, turbante, torço ou pano de cabeça nas rodas de candomblé.

3 amarrações de pano de cabeça, turbante, ojá, guele (video 2)

28 questões relacionadas encontradas

É obrigatório raspar a cabeça no candomblé?

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Porque tem que raspar a cabeça no candomblé?

A prática de raspar a cabeça faz parte dos rituais e tradições do candomblé, uma das principais religiões de matriz-africana praticadas no Brasil. Além de marcar a inicialização da pessoa na religião, ela também mostra a ligação e a devoção do crente com o seu orixá.

Quem pode usar ojá?

Voltando aos ojás, qualquer pessoa pode usá-los, mesmo que não seja iniciado (abiã). Como dissemos, ele tem a função de proteger e embelezar. Sendo assim, empodere-se, vista seu torço como uma coroa e mostre o orgulho por sua ancestralidade.

Quem pode usar Alaká?

Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás.

Qual a Pomba Gira que usa turbante?

A personagem se chama Maria da Paz e, segundo o vídeo, esse seria outro nome da Pomba-Gira da umbanda.

Porque cobrir o Orí?

Quanto ao processo da saúde e da doença, todos os entrevistados enfatizam a importância de Orí. Cuidar bem da cabeça, cultuar Orí, significa se fortalecer para o que se quer realizar no Ayê, é destinar o corpo, a mente, e o espírito a experiências que produzam vitalidade.

O que significa OJÚ?

Ojú, em iorubá, significa olho; Odé, em iorubá, significa caçador, uma das designações do orixá Oxóssi. Portanto, ojú odé significa os olhos do caçador.

Por que cobrir o Orí?

Função principal dessa peça é proteger o nosso ori. e o nosso chakra coronário. Pano de cabeça ajuda a blindar toda e qualquer energia.

Para que serve o Oja na Umbanda?

Diferentemente do alá, o ojá é peça que incorporamos as nossas vestimentas cotidianas, usando-o para proteger nossa ori (cabeça), mas, também, para indicar nosso pertencimento ao Candomblé.

O que significa a palavra Ogunjá?

Ogunjá: Qualidade de Ogum que veste branco ou verde. Filho de Iemanjá e Oxaguiã, desde cedo demonstrava temperamento forte e explosivo e na África é oferecido a esse orixá o cão como sacrifício.

O que é proibido no candomblé?

Não deixar passar a mão na cabeça. Não deixar os sapatos emborcados. Não dormir de barriga pra cima. Não usar roupas rasgadas ou remendadas.

Quem não incorpora no candomblé?

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Quem é do candomblé pode beber?

Com relação ao candomblé, os orixás são figuras antropomorfizadas, seus atributos são extremamente humanos, eles bebem e comem. Mas, em algumas casas de candomblé, a bebida não é permitida para uso dos visitantes, apenas servida ao Orixá em terra. Em outras casas não há essa proibição."

Qual Orixá não tem orelha?

Obá foi a primeira mulher de Xangô. Há duas versões para que tenha cortado a própria orelha: numa delas o fez por ter sido ludibriada por Oxum ; noutra, a intenção era puramente o sacrifício. Nas duas versões, Obá corta a própria orelha por amor a Xangô. Quando se manifesta nos terreiros, esconde o defeito com a mão.

Pode ir de calça preta no terreiro?

tá entendendo porque que não é legal você ir com roupa preta? a cor preta atrai as energias negativas. quem frequenta quem é de terreiro sabe disso. tem essas regras quem vai em terreiro.

Pode ter mais de um Orixá?

No plano individual, cada orixá feito (o que se chama de o santo da pessoa) pode ter diversos tipos de relação com outros orixás, com outras pessoas e mesmo com outras entidades não humanas. Um enredo entre dois orixás individuais, por exemplo, pode fazer com que os seus "filhos" sejam feitos no mesmo barco.

Quem é do candomblé acredita em Deus?

A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.

Como se chama obrigação de 21 anos no candomblé?

OBRIGAÇÃO 21 ANOS ODÉ IBOTOJI - ILE ASE TUMBI ODE OJI - YouTube. série orixás, Tem o objetivo de explicar mais o candomblé e o que é louvado, Deixando explicado tudo que é feito, desde cantigas, rituais, folhas e demais coisas fiquem ligados.

Como se chama quem já nasce feito no santo?

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Artigo anterior
O que é plano coletivo por adesão Unimed?
Artigo seguinte
Como denunciar uso indevido de dados pessoais?