Como é feita a datação dos fósseis?

Perguntado por: Marcos Carlos de Tavares  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

A técnica do carbono-14 foi descoberta na década de 1940 por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto fóssil nos dá pistas dos anos decorridos desde sua morte.

Como é feito a datação de fósseis?

A datação de um fóssil pode ser feita com base no percentual já conhecido do Carbono-14 (C14) em relação ao Carbono-12 (C12) da matéria viva (sem decomposição).

Como é o processo de datação?

A datação de objetos arqueológicos é um processo interdisciplinar, envolvendo física, química e biologia. Todos os métodos para se inferir a idade de um artefato ou de fósseis são baseados no estudo das alterações químicas e físicas que acontecem lentamente ao longo do tempo com o material de que o objeto é feito.

Como se determina a idade de um fóssil?

Para identificar a idade de um fóssil, os cientistas precisam olhar para a estrutura molecular dos artefatos. A busca nesse caso é por isótopos, variações de um átomo que possuem o mesmo número de prótons. Esses átomos pertencem ao mesmo elemento químico, mas são diferentes no número de nêutrons em seu núcleo.

Como é feita a datação de fósseis por carbono-14?

Datação do carbono-14

Para tal, leva-se em consideração o período de meia-vida ou período de semidesintegração do carbono-14, que é o tempo necessário para que metade dos seus núcleos radioativos se desintegre, ou seja, o tempo que levará para que a amostra do material radioativo se reduza pela metade.

Como Funciona a Datação por Carbono?

43 questões relacionadas encontradas

Como é feita a datação por radiocarbono?

O processo de datação por radiocarbono começa com a análise do carbono 14 deixado na amostra. A proporção de carbono 14 na amostra examinada dá uma indicação do tempo decorrido desde a morte da fonte da amostra.

Quais são os principais métodos de datação?

Os métodos de datação podem ser de dois tipos: relativos e absolutos. Os métodos relativos fixam os acontecimentos numa escala de "antes e depois", de tal maneira que os possamos ordenar. Contudo, não permitem estabelecer a idade nem a duração desses acontecimentos.

Que técnicas foram usadas para fazer a datação dos achados arqueológicos?

Uma das formas de fazer a datação de achados arqueológicos é a partir do decaimento radioativo do isótopo 14 do carbono (C-14), que tem tempo de meia-vida de 5700 anos.

Qual é a idade dos fósseis?

Segundo os autores, o limite entre o Cretáceo e o Terciário, geralmente datado de 65 milhões de anos, seria mais antigo e próximo a 65,95 milhões de anos. Portanto, para determinar a idade de um fóssil, o paleontólogo não está sozinho.

Como sabemos que os fósseis são mais antigos?

Com o auxílio de aparelhos sofisticados, os cientistas avaliam ou medem a quantidade de carbono 14, urânio e chumbo presente nesses fósseis. A partir desses dados é possível saber há quantos milhões ou bilhões de anos se formou um mineral, por exemplo, além de identificar a idade de um fóssil animal ou vegetal.

Quanto tempo o carbono-14 pode datar?

Como a meia-vida do carbono 14 é de 5.700 anos, ela só é confiável para datar objetos de até 60 mil anos. No entanto, o princípio usado na datação por carbono 14 também se aplica a outros isótopos. O potássio 40 é outro elemento radioativo encontrado naturalmente em seu corpo e tem meia-vida de 1,3 bilhões de anos.

Como datar fósseis de milhões de anos?

Existem duas maneiras: a datação relativa, usada pelos pesquisadores desde o século 17, por comparação com outros fósseis; e a datação absoluta, feita desde o início do século 20, com a análise de elementos químicos radiativos encontrados nos organismos estudados.

Como os cientistas sabem a idade das coisas?

Uma das formas de calcular a idade do Universo é medir o que os cientistas chamam de radiação cosmológica de fundo ou "ecos do Big Bang". Essa teoria ganhou mais força a partir de 1964, quando os físicos norte-americanos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram um ruído que vinha do espaço e não desaparecia.

Como é medida a idade dos dinossauros?

O método usado é chamado de datação radioativa, se baseia no fenômeno da radioatividade e foi descoberto no final do século XIX. A radioatividade faz os átomos perderem partículas (prótons ou nêutrons) na forma de radiação, causando variação no seu número de massa ou em seu número atômico.

Qual a importância da datação dos fósseis?

O processo de fossilização é fundamental para entender a lógica de preservação do possível resto de animal e/ou vegetal e, ainda, iniciar a datação da idade desse fóssil.

Qual é a idade dos dinossauros?

Os dinossauros formam um grande grupo de répteis terrestres que dominaram a Terra a partir do Triássico Superior (231 milhões de anos atrás), durante todo o Jurássico, até o fim do Cretáceo, há 65 milhões de anos. Viveram em todos os continentes e até julho de 2005 eram conhecidas mais de mil espécies desses animais.

Como datar os dinossauros?

Assim, para datarmos, por exemplo, seres vivos que estiveram na terra a milhões de anos atrás, como os dinossauros ou mesmo rochas, outros procedimentos de datação são utilizados, geralmente os de isótopos de radiação como argônio ou potássio, pois o carbono que poderia existir, no caso de um dinossauro já não existe ...

Qual é o fóssil mais antigo do mundo?

Os mais antigos fósseis já encontrados dos seres humanos modernos (Homo sapiens) têm ao menos 233 mil anos. Conhecidos como Omo I, esses restos petrificados – parte do crânio (reconstituição acima), vértebras da coluna e ossos dos braços e das pernas – foram achados em 1967 na Etiópia, leste da África.

Como datar uma pedra?

A idade absoluta pode ser determinada de duas maneiras: pelo conteúdo fossilífero ou pela datação radiométrica, que utiliza a radioatividade natural das rochas. Se a rocha contém fósseis, sua idade será a idade desses fósseis.

Quais são os dois principais métodos de datação de itens arqueológicos?

Métodos de datação
  • Dendrocronologia. Do que se trata: é o método de datação pelos anéis das árvores. Uso: madeira. ...
  • Carbono-14. Do que se trata: quantificação de elementos químicos instáveis. Uso: papel, madeira, couro, tecido e ossos. ...
  • Potássio-argônio. Do que se trata: átomos transmorfos permitem datar ancestrais humanos.

Como é possível datar as pinturas rupestres?

O método mais comum é a datação por carbono-14. Entenda como ele funciona. Todo átomo tem partículas chamadas prótons e nêutrons. Na maioria dos carbonos, há seis de cada uma.

Como saber a idade de uma rocha?

O método urânio-chumbo é o mais utilizado para determinar quantos anos tem uma rocha – e, por sinal, é usado para conhecer a idade da Terra. A mesma metodologia pode ser usada com outros elementos, como o rubídio (Rb), que se transforma em estrôncio (Sr).

Qual é o tipo de datação mais utilizada na paleontologia para fósseis mais antigos?

A datação radiométrica, também conhecida como datação radioativa, permite que se calcule a idade de objetos antigos, tais como fósseis, múmias, relíquias etc.

Como saber se é um fóssil?

Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11 mil anos, ou seja, antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas, mas com menos de 11 mil anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis.

Que técnicas foram usadas para fazer a datação daqueles achados arqueológicos Qual é a idade atribuída aos achados mais antigos?

Resposta verificada por especialistas

O Carbono-14 em relação ao Carbono-12. Já em relação a idade atribuída aos achados mais antigos, existe uma chamada Lucy, um fóssil bem famoso que segundo os estudiosos possui cerca de 3,2 milhões de anos.

Artigo anterior
Como fazer o desmame do alprazolam de 0 5?
Artigo seguinte
Como está o nível dos reservatórios no Brasil?