Quais são os 4 estilos de liderança situacional?

Perguntado por: Patrícia Catarina Carvalho Leite  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

Os autores definiram quatro estilos de liderança: direcionador, orientador, apoiador e delegador.

Quais são os tipos de liderança situacional?

Os estilos gerais de liderança situacional

São eles: Direção: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e baixo grau de apoio. Orientação: o líder adota um comportamento de alto grau de direção e alto grau de apoio. Apoio: o líder adota um comportamento de baixo grau de direção e alto grau de apoio.

Quais são os pilares da liderança situacional?

A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre a quantidade de orientação e direção que o líder oferece e a quantidade de apoio socioemocional (dado pelo líder) e o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desem- penho de uma tarefa, função ou objetivo específico.

Qual o modelo de liderança situacional?

Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com o contexto em que a equipe se encontra e os profissionais que a compõe. A teoria da liderança situacional foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard.

Quais são as principais características da liderança situacional?

Uma das características que a liderança situacional é conhecida por exigir é um elevado grau de inteligência emocional no trabalho. É preciso compreender a si mesmo, aos seus liderados e ao contexto, depois agir com precisão e foco nos resultados. Sendo assim, o desequilíbrio emocional é um grave problema.

A Teoria da Liderança Situacional, Hersey e Blanchard: Maturidade, Gráfico de 4 Estilos de Liderança

20 questões relacionadas encontradas

Qual a definição de liderança situacional?

Como o nome sugere, um líder situacional é aquele que consegue adaptar seu comportamento a diferentes situações. Ainda, em outras palavras, a eficácia do líder está na sua capacidade de adaptar seu comportamento gerencial ao nível da maturidade ou sofisticação de seus subordinados, ou seja, à situação.

Qual é a importância da liderança situacional?

A liderança situacional é a capacidade de adaptar-se aos mais diversos acontecimentos e situações econômicas. Conduz, assim, efetivamente todos da equipe para que o negócio flua de maneira positiva e os resultados sejam alcançados. Então, o papel do líder é essencial para o bom desempenho de um empreendimento.

Como aplicar a liderança situacional?

Na liderança situacional, líderes devem fazer uma leitura do contexto e do nível de maturidade da equipe ou dos colaboradores, para adotar o melhor estilo de liderança. Ter um cargo de liderança em uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de acontecimentos que surgem no seu dia a dia.

Quais são os tipos de liderança?

Para melhorar a sua performance, todo gestor precisa saber quais são os tipos de liderança e em qual deles ele se encaixa.
  1. Liderança autocrática. ...
  2. Liderança liberal. ...
  3. Liderança democrática. ...
  4. Liderança motivadora. ...
  5. Liderança paternalista. ...
  6. Liderança técnica. ...
  7. Liderança carismática.

O que é abordagem situacional?

A abordagem situacional ou contingencial entende que a “eficácia da liderança depende da situação”. Portanto, não existe o melhor estilo de liderança a ser praticado. As teorias contingenciais analisam como os fatores situacionais alteram a eficácia do comportamento e estilo de um líder em particular.

Quais as vantagens da liderança situacional?

A vantagem da liderança situacional é que ela tem bastante flexibilidade. Os líderes podem transitar entre os estilos de liderança conforme a necessidade daquele momento. Outra vantagem é que a liderança situacional também não transmite uma ideia de que existe somente um estilo de liderança correto.

Como é possível promover uma liderança situacional?

O líder situacional deve, portanto, tentar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir. Assim, ele consegue entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.

Quais são os três pilares da liderança contingencial nas organizações?

O fenômeno da liderança, em detrimento da figura do líder, é o foco da teoria contingencial, que se baseia em três pilares distintos: o líder, os liderados e a situação.

O que é uma liderança carismática?

Liderança carismática é aquela que inspira, transmite confiança e leva os outros à ação. Por meio da comunicação, o líder com carisma consegue persuadir e influenciar seus pares e subordinados.

Quais são os três tipos de liderança?

No mundo administrativo, são perceptíveis três estilos de liderança:
  • Autocrática: quando o líder centraliza em si as decisões;
  • Liberal: quando o líder interfere pouco, deixando o poder de decisão a cada indivíduo; e.
  • Democrática: quando o líder organiza os liderados de forma que as decisões sejam feitas em conjunto.

Quais os 4 tipos de liderança administrativa?

Tipos de Liderança Organizacional: quais são e suas características
  • Liderança Autocrática. Como o nome já sugere, é o tipo de liderança em que o líder está em total evidência. ...
  • Liderança Liberal. ...
  • Liderança Democrática. ...
  • Liderança Coaching. ...
  • Liderança Situacional. ...
  • Liderança Visionária.

O que é liderança e os tipos de liderança?

Os estilos de liderança são aquilo que fazemos constantemente em relação aos nossos liderados. Esse comportamento-padrão pode gerar produtividade, engajamento, coesão e integração ou prejudicar o trabalho, camaradagem, confiança e a cooperação do time.

Como funciona a liderança democrática?

A liderança democrática é caracterizada pelo modo de liderar, no qual o gestor envolve seus colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor. Nela, as responsabilidades são distribuídas por todos os membros da equipe, que participam da tomada de decisões junto com o líder.

Qual é a importância da liderança?

Mais do que orientar pessoas e coordenar processos, um bom líder motiva e incentiva seu time. Ele é responsável, também, pelo suporte necessário ao desenvolvimento de cada membro de sua equipe, de modo que os mantenha na concretização de suas tarefas.

Quais são os benefícios que a liderança situacional gera na gestão de equipe?

Nós detalhamos os principais a seguir.
  1. Flexibiliza o dia a dia. ...
  2. Torna as expectativas bem comunicadas. ...
  3. Fortalece o clima organizacional. ...
  4. Deixa a equipe mais resiliente. ...
  5. Delega tarefas porque confia na equipe.

Quais os desafios da liderança situacional?

O líder situacional deverá então buscar e vencer o seu segundo desafio, qual seja adotar o Estilo Situacional adequado para aquela pessoa e situação. Para definir seu estilo o líder pode usar comportamento diretivo e de apoio, adequando o estilo à necessidade da pessoa e situação, para obter máximo desempenho.

O que é a liderança contingencial?

Na liderança contingencial o líder não tem um modelo de liderança, pelo contrário, são os seus seguidores que ditarão qual estilo de liderança seguir, conforme a situação criada. É um estilo de liderança centrada no líder, nos liderados e na situação. Conforme a maturidade de sua equipe, o líder irá cobrar resultados.

Qual o papel do líder na teoria contingencial?

Para a Teoria Contingencial, o líder deve identificar que atitude, procedimento ou técnica administrativa poderá, numa situação específica, sob circunstâncias específicas e em um momento específico, contribuir melhor para a obtenção dos objetivos da organização.

Quais são os pilares da Autoliderança?

Autorresponsabilidade: saber e reconhecer que você é unicamente responsável pelos os seus resultados; Autodeterminação: ter a percepção e o desejo de querer crescer, evoluir e prosperar. Ser perseverante e ter constância em alcançar os seus sonhos. Autoconsciência: expandir o seu conhecimento sobre si mesmo.

Quais as medidas necessárias para motivar uma equipe de trabalho?

Como motivar sua equipe de trabalho?
  1. Conheça os membros da sua equipe. Cada colaborador tem características únicas, que precisam ser compreendidas e trabalhadas. ...
  2. Recompense os funcionários. ...
  3. Realize feedbacks constantemente. ...
  4. Invista em treinamentos para a equipe.

Artigo anterior
Qual é o verdadeiro nome de Deus em hebraico?
Artigo seguinte
Quantas gramas tem um eletrodo 7018?