Quando suspeitar de trombose?

Perguntado por: Bruna Luciana Nogueira Alves Santos  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

Veias dilatadas na perna; Aumento da temperatura local; Dor ao toque; Enrijecimento da pele.

Como saber se está com início de trombose?

Como identificar os sintomas ?
  1. inchaço em uma das pernas, que costuma aumentar ao longo do tempo;
  2. dor repentina em uma das pernas, que fica mais intensa gradualmente;
  3. vermelhidão na perna afetada;
  4. sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  5. dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele;

Como saber se estou tendo uma trombose na perna?

Os sintomas da trombose venosa profunda são dor, calor, mudança na coloração e inchaço da área afetada. O inchaço é unilateral e assimétrico, ou seja, uma das pernas fica mais volumosa que a outra. No caso da embolia pulmonar, os sinais clínicos são dor no peito, falta de ar e, em alguns casos, tossir sangue.

Como diagnosticar trombose em casa?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Como é o princípio de trombose?

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores.

O que a pessoa sente quando está com trombose nas pernas?

40 questões relacionadas encontradas

Qual a perna que da trombose?

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

Onde é a dor da trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico.

Onde dói a trombose na perna?

Trombose venosa profunda: sintomas frequentes

vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Quanto tempo a trombose se manifesta?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

Como descartar trombose na perna?

Ecodoppler. O exame que detecta trombose é o ecodoppler, um tipo de ultrassom feito nos membros inferiores (pernas), que mostra o fluxo sanguíneo nas artérias e veias por meio de imagens coloridas e em alta definição.

Quando desconfiar de trombose na perna?

Quando desconfiar de trombose? Cerca de metade das pessoas com trombose não apresentam sintomas, mas pode haver casos de dor, inchaço e vermelhidão na área de formação do coágulo.

Quanto tempo para trombose piorar?

A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica. A medida que o tempo passa, o coágulo sofre transformações dentro da veia, e quanto mais organizado (endurecido, fibrótico) este fica, mais crônica é a trombose.

Qual o exame para saber se tem trombose?

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Como constatar trombose?

As manifestações dependem do segmento acometido e da extensão da trombose, além da presença de circulação colateral nativa, desta forma podem variar desde casos sem nenhuma manifestação até outros com grande intensidade clinica. O diagnóstico é feito pelo exame médico e por exames complementares.

Qual o melhor exercício para evitar trombose?

Outra medida muito simples e que estimula bastante o fluxo sanguíneo é caminhar pela casa. Esses simples cuidados já estimulam a circulação e minimizam consideravelmente o risco de trombose", explica.

Quanto tempo dura uma trombose na perna?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quais as três fases da trombose?

2. A tríade
  • 2.1. 2.1) Lesão endotelial.
  • 2.2. 2.2) Alterações no fluxo sanguíneo normal (turbulência ou estase venosa)
  • 2.3. 2.3) Hipercoagulabilidade.

Quais as fases da trombose?

A trombose venosa profunda pode acionar defesas do organismo, e sua evolução é dividida em três fases4:
  • Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação;
  • Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre;

Quem está com trombose pode andar?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Qual é o primeiro sinal de trombose nas pernas?

Sintomas e sinais de trombose na perna

Como a presença do coágulo prejudica a passagem do sangue, a perna do indivíduo fica inchada, sendo este o principal sintoma de trombose venosa profunda. Junto do inchaço, o paciente pode sentir dor, uma vez que o coágulo pressiona a parede da veia.

Quando devo me preocupar com a dor na perna?

É sempre importante consultar um médico quando apresentamos uma nova dor nas pernas ou uma dor persistente. Contudo, essa consulta se torna uma urgência se alguma das condições abaixo estiver presente: a perna está inchada. há sinais de infecção (vermelhidão, calor e febre)

Qual o nome do exame de sangue para detectar trombose?

Teste de dímero-D.

Este teste mede uma substância no sangue que é liberada quando um coágulo de sangue se dissolve. Se o teste mostrar altos níveis da substância, você pode ter um coágulo de sangue na veia profunda.

Como saber se a dor na perna e circulação?

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Como saber se a dor na perna e vascular?

Outros sintomas que acompanham a dor nas pernas no caso de varizes
  1. cãibras noturnas;
  2. comichão;
  3. sensação de queimação;
  4. edemas (inchaço);
  5. alterações da cor da pele, deixando-a mais escura ou arroxeada;
  6. úlceras e feridas, principalmente próximas aos tornozelos;

Qual a diferença de dor muscular e dor de trombose?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Artigo anterior
Como funciona empresa matriz e filial?
Artigo seguinte
Quem é o rei das almas?