Como é feita a alimentação por gastrostomia?

Perguntado por: Sérgio Lourenço de Reis  |  Última atualização: 2. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

A alimentação por uma gastrostomia é semelhante à alimentação pelo sonda nasogástrica. A principal diferença é o local de entrada do cateter, que se faz pela parede abdominal. O alimento pode ser administrado por bomba infusora, gotejamento em equipo ou seringa.

Como fazer alimentação por gastrostomia?

Como administrar a dieta para gastrostomia? Na dieta para gastrostomia, é possível realizar a administração do alimento através do gotejamento em equipo, com a seringa ou até mesmo através de uma bomba infusora. Mas, a opção mais comum é por meio de seringa.

Como alimentar o paciente com gastrostomia?

Oferecendo a dieta através da GTT A dieta deve estar em temperatura ambiente ao ser administrada. Deve-se injetar cerca de 20 ml de água filtrada na sonda para limpá-la após o término da administração da dieta.

Quem tem gastrostomia pode se alimentar pela boca?

Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral. Alguns pacientes podem continuar a comer e beber da maneira habitual após a PEG, mas isto deve ser discutido com o médico assistente.

Quanto tempo o paciente pode ficar com a gastrostomia?

O tempo de uso da gastrostomia é indeterminado.

CUIDADOS COM A GASTROSTOMIA_ENFERMAGEM_ABAVC

17 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens da gastrostomia?

A principal desvantagem da técnica pull é o alto risco de contaminação ou implantação de tecido neoplásico na parede abdominal, visto que a sonda de gastrostomia percorre o trato gastrointestinal alto antes de se exteriorizar.

Quais os riscos de fazer a gastrostomia?

A complicação mais freqüente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, a depender da medicação utilizada para sedação e rinite secundária a administração de oxigênio por cânula nasal.

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

Quais os riscos da gastrostomia em pacientes idosos?

Introdução
  • aumento do risco de mortalidade;
  • diminuição das atividades de vida diária (AVDs);
  • aumento da hospitalização;
  • limitação física;
  • quedas e fraturas;
  • retraimento social;
  • delírios.

Quais os cuidados que devemos ter com a gastrostomia?

Certifique-se de gentilmente esfregar todas as áreas crostosas na pele em volta do tubo e sobre o próprio tubo. Após a limpeza, lavar ao redor da área com água e secar. Você pode usar uma pomada antibiótica ao redor do local, se a área parece vermelha ou machucada.

Quem usa GTT pode vomitar?

A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos.

Quando é indicada a gastrostomia?

Dessa forma, a gastrostomia cirúrgica se torna opção nas seguintes situações: 1) quando o paciente já vai ser submetido a uma laparotomia por algum motivo; 2) impossibilidade de se realizar a gastroscopia para realização da PEG; 3) no caso de falha técnica da PEG; 4) indisponibilidade de recursos para confecção da PEG ...

Como limpar a boca de quem usa sonda?

A clorexidina pode ser levada diretamente à boca em quantidade de 10ml, ou utilizar gaze, ou cotonete, umedecida nolíquido, levando diretamente na região, deixando- o repousar de 30 segundos a 1 minuto.

O que fazer se a sonda de gastrostomia sair?

Quando devo ligar para o meu médico? Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.

Quais alimentos podem ser prescritos para pacientes com gastrostomia?

A gastrostomia permite o uso de dieta artesanal pela sonda, ou seja, o alimento pode ser caseiro, batido no liquidificador e coado em peneira fina. É, sem dúvida tão nutritiva quanto à dieta industrializada, com aspecto e odor melhores, o que aumenta o apetite do paciente.

Como cuidar de idoso com gastrostomia?

Quais são os cuidados que preciso ter? Lavar a sonda com 20ml de água, após cada administração de medicamentos para que não haja obstrução da sonda. Manter a cabeceira sempre elevada ao administrar a dieta e por 30min após cada administração.

O que é melhor sonda nasoenteral ou gastrostomia?

A gastrostomia é a escolha preferencial para a colocação da sonda, e não a sonda nasogástrica (ou nasoenteral), porque permite ao nutricionista programar com segurança melhor infusão da dieta, proporcionando maior aporte calórico ao paciente.

Quem está com sonda pode beber água pela boca?

O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda.

Quanto tempo sobrevive uma pessoa com GTT?

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago? (2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37).

Quanto tempo um homem pode ficar com sonda?

Normalmente deixamos a sonda por cerca de 7 a 10 dias em estenoses de cerca de 1 cm.

Quem usa sonda consegue falar?

A sonda para alimentação, que passa pelo nariz, depois pra trás da garganta, até o estômago/duodeno não interfere com a fala. Converse com a equipe médica que o está atendendo para clarificar o caso.

Como saber se a gastrostomia saiu do lugar?

Vômito. A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos. Uma maneira simples de verificar se o tubo se moveu é fazer uma marca com uma caneta no local onde o tubo sai do abdome.

Qual é o objetivo de uma gastrostomia?

A gastrostomia é uma cirurgia realizada para a colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, através da pele da barriga diretamente até ao estômago, para permitir a alimentação e fornecimento de nutrientes nos casos em que a pessoa não consegue se alimentar pela boca.

Quem realiza a gastrostomia?

A gastrostomia é feita pelo cirurgião gástrico gastroenterologista e um cirurgião para inserir uma sonda diretamente no estômago, que é um tubo flexível, através de uma abertura pela pele.

Artigo anterior
Qual é a luta mais poderosa do mundo?
Artigo seguinte
Qual é maior o iPhone 6 ou 6s?