O que se refere se sobre o desenvolvimento da moralidade Segundo Jean Piaget é correto afirmar que?

Perguntado por: Rafael Enzo de Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Na teoria conhecida como Psicologia Genética do psicólogo suíço Jean Piaget, a inteligência não é inata, entretanto a gênese da razão, da afetividade e da moral é feita progressivamente através de estágios sucessivos, onde a criança organiza o pensamento e o julgamento. O saber é construído e não imposto de fora.

O que se refere sobre o desenvolvimento da moralidade Segundo Jean Piaget é correto afirmar que?

Para Piaget, (1977, p. 11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.

O que é desenvolvimento moral segundo Piaget?

Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.

Que se refere à relação entre desenvolvimento e aprendizagem na teoria de Piaget é incorreto afirmar?

PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA 1 · No que se refere a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na teoria de Piaget é INCORRETO afirmar: Resposta Marcada : Vygotsky, estrutura sua explicação do desenvolvimento cognitivo e afetivo fundado na ação impulsionada por um motivo, que se traduz sempre sob a forma de uma ...

Quais são as fases de desenvolvimento da moralidade segundo Piaget explique cada uma delas?

O Desenvolvimento Moral segundo Piaget: Anomia, Heteronomia, e Autonomia. Para Piaget, o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heteronomia, autônoma). Essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia.

Desenvolvimento moral - Piaget

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 estágios de Piaget?

As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
  • Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): ...
  • Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ...
  • Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ...
  • Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ...
  • E o desenvolvimento infantil na pandemia?

Quais as fases que Piaget defende para que o ser humano desenvolva a sua moral explique as?

Neste sentido, a educação para a moral tem dois estágios: o estágio inicial que se chama heteronomia e estágio final que se chama autonomia. No estágio inicial as regras morais são impostas e na fase final há uma compreensão das regras de um modo individual.

Quanto a teoria de Jean Piaget assinale a alternativa incorreta?

Acerca da teoria de Piaget, assinale a alternativa incorreta. O desenvolvimento da linguagem é influenciado pelas aquisições do estágio sensório-motor. Pela linguagem, a criança adquire a capacidade de representar eventos que não estão presentes. A imitação é fundamental para a aquisição da linguagem.

Qual é a relação entre desenvolvimento e aprendizagem?

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem? Desenvolvimento e aprendizagem são forças complementares dentro da esfera organizacional. A aprendizagem dota o colaborador da capacidade de executar, enquanto o desenvolvimento o dota da habilidade de fazer suas tarefas com desenvoltura e qualidade.

Como se dá a aprendizagem para Piaget?

Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.

O que é o desenvolvimento moral?

2-3), independente da diversidade das correntes, o desenvolvimento moral se ocupa do “processo pelo qual o indivíduo, nascido com amplas possibilidades comportamentais, é orientado a desenvolver comportamentos delimitados pelo que é costumeiramente aceitável de acordo com os padrões do seu grupo”.

Como ocorre o desenvolvimento moral?

O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.

Quais são as teorias de desenvolvimento moral de Piaget e Kohlberg?

Segundo Kohlberg, o que ele e Piaget propõem é que afetividade e cognição possuem uma base estrutural comum e paralela, e que os julgamentos morais não são puramente cognitivos, mas possuem componentes afetivos e motivacionais.

Quais são os estágios do desenvolvimento moral?

Os seis estágios de Kohlberg podem ser, generalizadamente, agrupados em três níveis de dois estágios cada: pré-convencional, convencional, e pós-convencional.

Como se dá a construção da moral em Durkheim Freud e Piaget?

Durkheim afirma que as condutas morais se dão pelo sentimento do sagrado, inspirado pela sociedade, ou seja, o obedecimento aos mandamentos de um ser superior, temido e desejado. Para Freud, a consciência moral tem raízes inconscientes, que pode se explicar por forças afetivas.

Pode-se afirmar que a construção da moralidade ocorre?

Pode-se afirmar que a construção da moralidade ocorre... ... São conhecimentos necessários para um agir moral: liberdade, obrigações e recompensas. sabedoria, formação e conhecimento. princípios, regras e valores.

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na teoria de Vygotsky?

Vygotsky fala que o desenvolvimento ocorre a partir das relações sociais, e através disso a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e ambos são indissociáveis, ou seja, quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.

É correto afirmar que o construtivismo defende?

O construtivismo defende que as crianças da Educação Infantil devem ter contato com a língua escrita. A professora, ao ler para a criança, proporciona que esta perceba a leitura em si e adquira interesse em escrever.

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget *?

Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.

O que é a teoria de Kohlberg?

Kohlberg (1992) afirma que a teoria dos estágios é um dos pontos centrais da postura cognitivo-evolutiva e, da mesma forma que o desenvolvimento cognitivo, o moral também ocorre por meio da evolução de estágios.

Qual é o primeiro princípio do desenvolvimento moral segundo Kohlberg E o que justifica este princípio?

O NÍVEL 1 é o “Pré-Convencional” (de 2 a 6 anos, aproximadamente) e o 1º estágio é “Obediência e Punição”. Aqui o comportamento é orientado para evitar a punição e são as consequências das ações que determinam o que é certo e errado.

Como ocorre o desenvolvimento moral na adolescência?

O adolescente confronta os seus próprios valores com os valores do “mundo adulto”, na tentativa de alcançar a tão desejada autonomia. Para tal ajuíza regras e convenções sociais, o que o leva, por vezes, a acatá-las e, por outras, a desobedecê-las (Kohlberg, 1981).

O que é desenvolvimento social e moral?

O desenvolvimento moral pró-social do indivíduo diz respeito ao processo de aquisição e mudança dos julgamentos e comportamentos de ajuda ou benefício dirigidos a outros indivíduos ou grupos. São ações e/ou julgamentos voluntários e definidos em termos de suas conseqüências positivas.

Como se dá o processo de aprendizagem?

Existem diversos modelos de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo.

Artigo anterior
O que é responsabilidade subjetividade exemplo?
Artigo seguinte
O que é imagem heterogênea?