Como é contado o prazo recursal?

Perguntado por: Anna Vaz  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Quantos dias é o prazo recursal?

Especificamente em relação aos prazos recursais, o Novo CPC impõe um padrão de 15 dias úteis a partir da intimação. A única exceção fica para os Embargos de Declaração, que permanecem com um prazo de 5 dias (úteis).

O que é o prazo recursal?

A unificação de prazos recursais é uma inovação do novo CPC que estipula o prazo de 15 dias úteis para a interposição da maioria dos recursos. No CPC/1973, existiam diferentes prazos para interpor recursos. Nele, os prazos recursais variavam entre 5, 10 e 15 dias corridos.

Como são contados os prazos processuais?

No final de 2020, início de 2021, os prazos processuais estão suspensos no STJ a partir de 20 de dezembro de 2020 e voltam a fluir em 1º de fevereiro de 2021, exceto os prazos processuais em matéria penal, em razão da regra contida no art. 798, caput, do Código de Processo Penal – ver Portaria STJ/GDG n.

Quando começa a contar o prazo no processo eletrônico?

§ 4º Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação. § 5º A criação do Diário da Justiça eletrônico deverá ser acompanhada de ampla divulgação, e o ato administrativo correspondente será publicado durante 30 (trinta) dias no diário oficial em uso.

APRENDA A CONTAR O PRAZO RECURSAL

38 questões relacionadas encontradas

Como é contado o prazo no PJe?

31. Como é feita a contagem de prazo no PJe? Consideram-se realizados os atos processuais por meio eletrônico no dia e hora do seu envio ao PJe (art. 3º da Lei nº 11.419/2006).

O que significa data início do prazo para o ato processual?

Prazo é o lapso de tempo em que o ato processual pode ser validamente praticado. Em não sendo o prazo estabelecido por preceito legal ou prazo pelo juiz (prazo judicial), o Código sana a omissão, estabelecendo o prazo genérico de cinco dias para a prática do ato processual (art. ...

Como se conta o prazo no processo administrativo?

9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art. 66, § 2º).

O que é prazo recursal na EEEP?

DEFINIÇÃO DO PRAZO RECURSAL APLICÁVEL. 1. O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8.069 /90) prevê o prazo de 10 (dez) dias para a interposição dos recursos no âmbito dos procedimentos da Justiça da Infância e da Juventude (artigo 198).

O que quer dizer a palavra recursal?

Significado de recursar

P us Reconsiderar, examinar maduramente. Etimologia (origem da palavra recursar). Do latim recursare.

Qual é o prazo para recurso após sentença?

O recurso de Apelação tem prazo processual de 15 dias úteis, a partir da publicação da sentença.

Qual recurso tem prazo de 8 dias?

Vale lembrarmos que a UNIFORMIZAÇÃO DOS PRAZOS RECURSAIS já acontece há muitos anos nos recursos específicos do Processo do Trabalho, cujos prazos seguem a regra de 8 dias. São eles: Recurso Ordinário, Recurso de Revista, Agravo de Instrumento, Agravo de Petição e Embargos no TST.

Quais são os prazos na Justiça do Trabalho?

Proposta fixa prazo de 15 dias para apresentação de recurso na Justiça trabalhista. O Projeto de Lei 5414/20 determina que o prazo para apresentar recursos na Justiça do Trabalho, exceto embargos de declaração e pedidos de revisão de valor da causa, será de 15 dias, e não mais 8 dias, como prevê hoje a legislação.

Quem tem direito ao depósito recursal?

O depósito recursal trabalhista é depositado por empresas condenadas em processos jurídicos que desejam entrar com um recurso no processo. Ou seja, não se trata de um pagamento para alguém, mas de um depósito de garantirá que a empresa será capaz de pagar o valor referente a condenação, caso ela se confirme.

Quando perde o prazo no processo?

A perda do prazo de uma contestação, por exemplo, pode implicar na revelia do réu. Esta por sua vez, em conformidade ao art. 344 do Novo CPC, gera a presunção de veracidade. Portanto, é a perda do momento de defesa, o que pode levar o réu à perda da ação em julgamento antecipado do mérito.

Como contar prazo administrativo INSS?

Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

O que fazer quando se perde o prazo para recorrer?

Na prática, isso quer dizer que se a outra parte recorrer, no prazo de contra razões você pode interpor o Recurso Adesivo. Você vai fazer as contra razões e também o recurso que perdeu o prazo. Faz ele do jeitinho que faria no prazo certo, inclusive recolhendo o preparo, se necessário.

O que é um ato processual?

Ato processual - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

É uma espécie do gênero ato jurídico realizado pelos sujeitos do processo e auxiliares da justiça, em série (conexidade), de forma a manter a conexão e interdependência entre si. ... Pode ser classificado como ato das partes, do juiz e dos auxiliares da justiça.

O que significa decorrido prazo no PJe?

O que é o Decurso de prazo:

Isso significa que o prazo dado pelo juiz ainda não chegou ao fim e que a próxima movimentação processual vai ocorrer depois do final do prazo.

Como são contados os prazos na Justiça do Trabalho?

Portanto, o prazo trabalhista é contado a partir do dia seguinte, ou seja, 1º de outubro de 2019. Essa alteração na data de início e de término do prazo para um dia que não seja sábado, domingo ou feriado ocorre porque a lei diz que nem o primeiro dia do prazo e nem o último deve ser contabilizado em dias não úteis.

Tem prazo em dobro na Justiça do Trabalho?

O Código de Processo Civil, pelo artigo 191, estabelece prazo em dobro para litisconsortes com procuradores diferentes. Contudo, tal dispositivo legal não é aplicado no Processo do Trabalho. Na Justiça do Trabalho, litisconsortes com procuradores diferentes NÃO têm prazo em dobro.

Qual o prazo para apresentar defesa na Justiça do Trabalho?

Prazo para contestação em reclamação trabalhista não pode ser inferior a 15 dias úteis. Publicado em 08/2021 . Elaborado em 08/2021 . 05 dias, 08 dias, 15 dias, defesa em audiência UNA ou após a audiência inicial, são alguns dos prazos atualmente adotados pelos Juízes do trabalho nas varas que atuam.

Quais os prazos para recurso?

Para recurso: No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art.

Como todo o recurso trabalhista Os embargos de declaração devem ser interpostos em 8 dias?

Prazos Recursais

"§ 5o Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias." Por sua vez, o artigo 6º, da lei 5.584/70 traz a seguinte regra: "Art 6º Será de 8 (oito) dias o prazo para interpor e contra-arrazoar qualquer recurso."

É de 8 oito dias o prazo do agravo de petição?

Prazo. O prazo previsto no caput do artigo 897 da CLT, para interposição do agravo de petição, é de 8 dias.

Artigo anterior
Como ligar para Defesa do Consumidor?
Artigo seguinte
O que é o teste de teor de princípio ativo?