Como é a recuperação da cirurgia de aneurisma?

Perguntado por: João Pires de Amorim  |  Última atualização: 15. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

No caso de aneurismas não rotos, após uma cirurgia sem intercorrências, geralmente o paciente fica na UTI por 2 dias e segue para o quarto, recebendo alta em cerca de 5 dias. Após a alta, o cirurgião recomenda um período de repouso conforme o paciente.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de aneurisma?

Recuperação. Pacientes com aneurisma podem sofrer déficits de curto e/ou longo prazo como resultado de uma ruptura ou de tratamento. Alguns desses déficits podem desaparecer ao longo do tempo com a terapia. Para aneurismas rompidos, o processo de recuperação pode levar meses ou anos para recuperar a função.

Como é o pós operatorio da cirurgia de aneurisma cerebral?

Os pacientes costumam apresentar dor de cabeça muito forte e súbita após um esforço físico demasiado ou estresse emocional, a dor é seguida de perda de consciência na maioria das vezes. Os primeiros socorros são os básicos para o suporte de vida, destacando o encaminhamento urgente a um hospital capacitado.

Quais são as sequelas de uma cirurgia de aneurisma cerebral?

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

Quem teve aneurisma pode voltar ao normal?

Raramente aneurismas tratados apresentam recidiva. Dependendo dos fatores que causaram o aneurisma, é possível que outros surjam em outras regiões.

Aneurisma Cerebral: Entenda as perspectivas de recuperação com dr. Daniel Abud –Vida Melhor–10/03/21

19 questões relacionadas encontradas

O que pode acontecer depois de uma cirurgia de aneurisma?

Dificuldade em controlar a evacuação e a liberação da urina; Dificuldade na hora de tossir e engolir; Tonturas e alteração do equilíbrio e ao andar.

É perigoso a cirurgia de aneurisma?

A Cirurgia Aberta, também conhecida como operação aberta ou tratamento cirúrgico do Aneurisma de Aorta, é um procedimento de caráter invasivo. Esse tipo de tratamento existe e tem seu êxito consagrado há décadas, mesmo sendo de grande porte e sendo considerado perigoso.

Como fica uma pessoa que teve aneurisma?

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

O que uma pessoa com aneurisma não pode fazer?

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.

Quanto tempo uma pessoa leva para se recuperar de uma cirurgia na cabeça?

Pode levar algumas semanas para que se recupere completamente de cirurgias menos invasivas e meses para recuperar-se de procedimentos maiores.

Como fica uma pessoa depois de uma cirurgia na cabeça?

Os efeitos secundários no pós-operatório

Nos primeiros dias após a cirurgia, os sintomas mais frequentes são dores de cabeça (cefaleia) ou desconforto, cansaço ou debilidade. Outras complicações são: 1) Edema. Inchaço no encéfalo provocado pela maior quantidade de sangue ou de líquido cefalorraquidiano.

Quando um aneurisma deve ser operado?

O paciente deve ser operado assim que houver condições clínicas. Geralmente, após o sangramento de um aneurisma, o paciente apresenta um período de perda de consciência e em alguns casos pode evoluir para o coma neurológico. Um novo sangramento de um aneurisma pode ser fatal para o paciente.

O que acontece depois de uma cirurgia no cérebro?

Como em todos os procedimentos cirúrgicos a cirurgia do cérebro pode apresentar riscos e complicações potenciais, como sangramento, infecção ou reações à anestesia. Uma das principais preocupações após a cirurgia é o inchaço no cérebro.

Quem teve aneurisma cerebral pode voltar a trabalhar?

Se a embolização foi realizada de forma bem-sucedida e sem complicações, e se o aneurisma estava em uma localização e anatomia favorável, você pode estar apto a retomar atividades braçais após o repouso recomendado. Entretanto, é crucial avaliar sua recuperação individualmente.

O que leva uma pessoa a ter aneurisma cerebral?

Entre as causas de aneurisma cerebral também estão condições de saúde como pressão alta, tabagismo, aterosclerose, hipertensão, dislipidemia e predisposição familiar. Além disso, algumas pessoas podem nascer com uma fraqueza em uma artéria do cérebro.

Precisa raspar o cabelo para cirurgia de aneurisma?

Clipagem microcirúrgica: a partir de um pequeno corte no crânio (craniotomia), que hoje não precisa mais da raspagem total de cabelo, o neurocirurgião, utilizando um microscópico cirúrgico de alta precisão, fecha o aneurisma afixando pequenos clipes cirúrgicos de titânio, geralmente na parte mais estreita (o colo), ...

Qual o tipo de aneurisma mais perigoso?

Aneurisma de Aorta Torácica

O maior risco dessa condição rara é uma dissecção, um rasgo na parede interna da aorta, que pode criar um canal cheio de sangue que interrompe o fluxo sanguíneo para o corpo.

Quanto tempo dura a cirurgia de aneurisma cerebral?

A embolização de um aneurisma cerebral costuma durar entre 1 a 2 horas. Após o término do procedimento a anestesia é revertida e o paciente normalmente é acordado ainda na sala de procedimentos.

Quem fez cirurgia de aneurisma pode viajar de avião?

Não existe evidência científica conclusiva que respaldo que viajar de avião aumenta diretamente o risco de ter um aneurisma cerebral. De acordo com organismos internacionais como a IATA e a OMS, o diagnóstico de um aneurisma cerebral não está entre as contraindicações para realizar um voo de avião.

Quem tem aneurisma corre risco de vida?

Há casos em que o aneurisma cerebral é assintomático, ou seja, não apresenta nenhum sinal ou sintoma, por isso, a pessoa pode viver a vida inteira sem saber que tem um. Porém, à medida que se tornam maiores, podem comprimir estruturas do cérebro ou um nervo craniano e manifestar sintomas.

Quais são as sequelas de um aneurisma rompido?

“Quando esse aneurisma se rompe, 50% dos pacientes vão a óbito. Dos 50% que sobrevivem, 30% vão viver com sequelas, como perda de movimentos no braço ou perna e dificuldade na fala ou memória. É uma doença com alta taxa de mortalidade, sendo fatal ou deixando sequelas importantes”, frisa.

É possível um aneurisma desaparecer?

Sem cirurgia, a chance de sobrevivência é de apenas 20%. Quando há rompimento, o tratamento precisa ser imediato, com cerca de 50% de chance de recuperação mesmo chegando ao hospital. Também é possível haver aneurisma na porção torácica da aorta, mas é mais raro.

Qual o tamanho do aneurisma para operar?

Se um aneurisma de tamanho pequeno (< 4 cm) a moderado (entre 4 e 5 cm) aumentar para > 5,0 a 5,5 cm e o risco de complicações perioperatórias for inferior ao risco de ruptura estimado, a cirurgia está indicada, indica-se o reparo do AAA.

Tem como tratar aneurisma sem cirurgia?

Praticamente todos os aneurismas cerebrais podem ser tratados por embolização com grandes chances de sucesso. Geralmente pacientes idosos ou com doenças graves associadas são encaminhados para a nova técnica. Porém, pessoas de qualquer idade podem ser submetidas ao procedimento com benefícios em relação à cirurgia.

Como é a dor de cabeça de aneurisma cerebral?

Você pode sentir uma dor intensa atrás ou ao redor de um dos olhos. Pode ser latejante ou constante. A dor pode ser tão forte que a maioria das pessoas com cefaleia em salvas não consegue ficar quieta e costuma andar de um lado para o outro durante uma crise.

Artigo anterior
O que é a teoria da culpa?
Artigo seguinte
Como saudar os orixás?