Qual o objetivo da teoria psicanalítica?

Perguntado por: Jéssica Liliana Neto de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Quais os principais conceitos da teoria psicanalítica?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

O que a teoria psicanalítica pressupõe em relação à aprendizagem?

Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.

Qual é a importância da Psicanálise?

A Psicanálise ganhou tal importância na sociedade por que explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano. ... O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.

Qual a importância da psicanálise para a Psicologia?

Por ser uma ciência que detalha como funciona a mente humana, a psicanálise é responsável por diversas contribuições para a humanidade. Em seus estudos, Freud conseguiu determinar que o inconsciente causava alterações no comportamento humano, e também desenvolveu o conceito da psicodinâmica da Psicologia.

O QUE É A TEORIA PSICANALÍTICA - INSTITUTO GAIO

24 questões relacionadas encontradas

Qual a contribuição da psicanálise para a sociedade?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

Quais são as contribuições da teoria psicanalítica para a aprendizagem?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

O que Freud fala sobre aprendizagem?

Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.

Qual a maior contribuição da teoria psicanalítica para educação?

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.

Qual o conceito da psicanálise?

A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.

O que diz a teoria psicanalítica?

A teoria psicanalítica é a teoria que estuda a personalidade e o seu desenvolvimento. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos, além de explicar a motivação humana.

Quais são as técnicas psicanalíticas?

Associação Livre e a Interpretação dos sonhos

Então, são apresentadas por Freud, as duas técnicas psicanalíticas, que por meio da transferência, para experimentação de emoções, pois somente com a transferência é possível se ter resultados significativos, seja essa transferência positiva ou negativa.

O que a psicanálise contribui para a educação?

A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.

Qual foi a contribuição de Piaget para a educação?

"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Como se dá a aprendizagem Segundo Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Qual a importância que Freud concede a educação e quais são os motivos disso?

Os estudos sobre o aluno e a aprendizagem de Sigmund Freud que foram de grande relevância para o meio academico, eles ajudaram a nortear o pensamento dos gestores com relação as criança e auxiliaram na facilitação do entendimento do processo de aprendizagem para as pessoas.

Quais as contribuições teóricas da psicanálise para o trabalho psicopedagógico?

A psicanálise influenciou o pensamento psicopedagógico por possibilitar pensar o sujeito em sua subjetividade, identidade, aprendizagem, limites, habilidades e potencialidades, ou seja, pensar sua estrutura de personalidade e como esse sujeito se relaciona consigo mesmo e com o mundo.

Como a psicanálise pode contribuir para analisar a realidade social dos tempos atuais?

A escuta psicanalítica é, desde Freud, transgressora em relação aos fundamentos da organização social; para se efetivar, implica um rompimento do laço que evita o confronto entre o conhecimento da situação social e o saber do outro como um sujeito desejante.

Qual foi a maior contribuição da psicanálise na vida social dos indivíduos?

As contribuições de Freud para a compreensão da estruturação psíquica são cruciais para a apreensão da relação indivíduo e sociedade, pois a teoria psicanalítica privilegia uma concepção que compreende essas realidades em reciprocidade, referidas ao processo civilizatório, possibilitando, portanto, a apreensão das ...

O que a psicanálise trouxe de novidade para a cultura?

A psicanálise veio trazer uma grande ênfase à subjetividade. Dessa forma, todo o empenho que foi dado nos últimos anos à pedagogia e à educação das crianças, assim como o movimento de liberação das mulheres e a busca de maior paridade entre os sexos são tributários da teoria psicanalítica.

Quem foi Freud Qual sua contribuição para a psicanálise?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.

Como o behaviorismo pode ser aplicado na educação?

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.

Por que a psicanálise é uma ciência Qual a contribuição da psicanálise na formação do professor?

A Psicanálise pode contribuir para a formação do educador

O aluno se encontra numa relação de poder, sujeito a um desejo inconsciente do professor, que pode chegar a ser um bloqueador. A Psicanálise pode vir a contribuir para a formação do profissional de educação.

Artigo anterior
Qual a porcentagem de pessoas ambidestras no mundo?
Artigo seguinte
Como saber valor do licenciamento?