Como é a dança do Marabaixo?

Perguntado por: Daniela Melo Teixeira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (16 avaliações)

O Marabaixo acontece no ritmo de tambores ou das caixas, instrumentos de percussão construídos com madeira e pele de animais. As mulheres dançam de forma vigorosa, com suas saias de cores vivas, no ritmo forte e intenso dos batuques. Durante o ritual são servidas bebidas, sendo a mais típica a gengibirra.

O que é a dança do Marabaixo?

O Marabaixo é uma manifestação cultural de origem africana típica de comunidades afrodescendentes do Amapá, que inclui dança de roda, canto e percussão ligados às festas do catolicismo popular em louvor aos santos padroeiros da comunidade.

Como são as roupas e as danças no Marabaixo?

Na dança do Marabaixo, as mulheres vestem-se com anáguas, saias rodadas floridas, camisa branca, colares, lenço no ombro e flor atrás da orelha, uma versão estilizada das roupas das escravas. Os homens usam roupas brancas e tocam com duas baquetas grandes tambores chamados caixas ou caixa de Marabaixo.

Como é a festa do Marabaixo?

A festa do Marabaixo começa no domingo de Páscoa e dura meses. O ponto alto da festa, por exemplo, acontece no começo de novembro, com o Encontro dos Tambores, em Macapá. Durante quatro dias, as pessoas cantam e dançam o marabaixo.

Qual o objetivo dos versos cantados no Marabaixo?

Fonte: Araújo (2016, p. 65). Os ladrões de marabaixo são cantigas populares orais de cunho religioso e/ou satírico que são cantadas e dançadas pelos sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo. Os seus versos são chamados de ladrões, pois roubam um acontecimento do dia a dia e o levam para dentro do Ciclo (TARTAGLIA, 2019).

Percursos da Tradição - Dança do Marabaixo

22 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do Marabaixo?

O nome da manifestação cultural remonta às mortes de negros escravizados em navios negreiros que eram jogados na água. ... O Marabaixo constitui relevância para a construção e afirmação da identidade cultural brasileira e recebe, assim, o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Quais são as principais características do Marabaixo?

O Marabaixo é uma festa religiosa em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo, realizada através de missas que misturam danças, músicas, ladainhas. As danças e músicas são improvisadas, originalmente, e devem representar a realidade vivida, o dia-a-dia de uma comunidade.

Quais alimentos são servidos no festejo do Marabaixo?

Na festa deste domingo, serão servidos gratuitamente 300 litros de gengibirra (bebida feita com cachaça e gengibre), além do tradicional caldo de carne e legumes.

O que é a dança do maçarico?

Dança do Maçarico (AM) - apresenta música saltitante com coro alegre e animado. Os dançarinos, organizados aos pares, desenvolvem uma coreografia constituída por cinco diferentes movimentos: “Charola”, “Roca-roca”, “Repini-co”, “Maçaricado” e “Geléia de Mocotó”.

Qual bairro é considerado o berço do Marabaixo?

O Marabaixo do Trabalhador agitou festeiros e visitantes, no barracão da Tia Gertrudes (Berço do Marabaixo), no bairro Santa Rita, em Macapá. O rufar das caixas e o rodar das saias, chamava a atenção para o encontro de gerações.

Qual a forma de dançar o xote?

Dança de pares enlaçados que se movimentam sincronicamente, em geral em compasso binário. O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa.

O que é dança marambiré?

O marambiré é uma dança de raízes africanas – congo-angolanas, provavelmente do grupo etnolinguístico banto –, porém com muitos elementos católicos. Nela se representa uma corte real, com rei de congo, rainha de congo, rainhas auxiliares, duas filas com valsares e um contramestre, tudo em louvor a São Benedito.

Como podemos classificar a dança hoje?

Classificação e gêneros
  • Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); ...
  • Quanto a origem: dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado, etc.); ...
  • Quanto a finalidade: dança erótica (ex.: can can, striptease);

O que é Ciclo do Marabaixo?

O Ciclo do Marabaixo, uma das festividades mais tradicionais do Amapá, terá pelo 2º ano consecutivo as apresentações transmitidas pela internet. Em 2020, no período da celebração, o estado aprovou medidas mais restritivas em atenção ao crescimento dos casos do novo coronavírus e, neste ano, a cena se repete.

O que significa o nome Marabaixo?

A origem do nome é incerta: alguns afirmam que vem do árabe marabut (louvar); outros afirmam que vem do fato dos escravos serem trazidos mar abaixo nos navios negreiros (ou seja, da África para o Brasil).

O que é a origem da dança?

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

Qual a origem da dança do maçarico?

2 – Dança do maçarico

A dança do maçarico é uma das mais populares danças típicas do Amazonas. De acordo com o que se tem conhecimento, tal dança foi batizada com esse nome em alusão ao pássaro “maçarico”, muito comum na fauna regional.

Qual a origem do maçarico?

Uma das mais antigas notícias que se tem sobre soldagem remonta ao forjamento da espada de Damasco, (1300 a.C.) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pela boca, usando álcool ou óleo como combustível; esta técnica, usada pelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.

Como é o pássaro Maçarico?

Aves migratórias, de porte pequeno a médio, com bico longo e patas altas, esse é o maçarico. Esse pássaro vive em regiões costeiras e alimentam-se de larvas de camarões e moluscos que ficam na beira da praia.

O que são ladainhas no Marabaixo?

Dança e música, originada nas senzalas que abrigavam negros escravizados, é típica do Amapá e foi considerada cultural imaterial do Brasil pelo Iphan em 2018.

O que mais se destaca na cultura amapaense?

A cultura macapaense é muito representativa das tradições amazônicas. A principal manifestação cultural de Macapá, assim como do estado do Amapá, é o marabaixo.

Qual é a bebida típica da celebração do Marabaixo em Macapá?

A Gengibirra é uma bebida à base de gengibre, servida durante o Marabaixo, expressão cultural que expressa resistência entre as comunidades negras do Amapá. Descrição: Mês da Consciência Negra fecha com sanção da lei que torna gengibirra patrimônio imaterial.

Quais são os símbolos do Marabaixo?

Santíssima Trindade no Ciclo do Marabaixo é representada por uma coroa que tem uma pomba em sua parte superior. Essa coroa estabelece a mediação da divindade com os participantes do festejo. A imagem da santa assume a função de mediar e comunicar a presença do transcendente durante a festividade.

Como a religião faz parte do Ciclo do Marabaixo?

Portanto, quando se pensa na prática do Marabaixo, logo se associa a sua prática ao sincretismo religioso, que surgiu do encontro entre as religiões de matriz africana trazidas pelos negros escravizados e refugiados da África, com o catolicismo romano difundido durante colonização portuguesa.

Quais são as tradições de Macapá?

Em Macapá a principal festa é a do padroeiro São José, seguindo-se o Círio de Nazaré. No Curiaú, comemoram a Festa do Divino e São Joaquim. No Igarapé do Lago, festejam o Divino e Nossa Senhora da Piedade. Em Mazagão Velho é comemorada a Festa de São Thiago.

Artigo anterior
O que são adornos qual a finalidade deles?
Artigo seguinte
Como se faz a diluição?