Qual é a via de administração da gentamicina?

Perguntado por: Doriana Iris de Monteiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO INTRAMUSCULAR, INTRAVENOSO, SUBCONJUNTIVAL, SUBCAPSULAR (cápsula de Tenon), NEBULIZAÇÃO OU INSTILAÇÃO INTRATRAQUEAL DIRETA. Cada ampola com 1 mL contém 20 mg de sulfato de gentamicina. Cada mL da solução contém 2 0mg de gentamicina, sob a forma de sulfato.

Qual a diluição da gentamicina?

Para a administração intravenosa em adultos, uma dose única de Gentamicin (sulfato de gentamicina) pode ser diluída em 50 ml a 200 mL de solução de cloreto de sódio 0,9% ou em solução de dextrose em água a 5%; em lactentes e crianças, o volume de diluente pode ser menor.

Como diluir gentamicina EV?

Diluir em 50 a 200 mL de SF, SG. IM profunda Não misturar a outros medicamentos. GENTAMICINA 10 mg/2 mL 80 mg/2 mL 15 e 30 ºC Protegido da luz. (Hipolabor) (Novafarma) Via subconjuntival Não é necessário reconstituir.

Qual o mecanismo de ação da gentamicina?

Mecanismo de Ação

Gentamicina é um antibiótico que inibe a produção de proteínas pelas bactérias, fazendo com que elas morram, combatendo a infecção.

Para que serve a injeção de gentamicina?

infecção do tracto biliar; infecção óssea; infecção articular; infecção do sistema nervoso central; infecção intra-abdominal; pneumonia; septicemia; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção urinária.

Gentamicina: Apresentação, ação, indicação, cálculo, interação e cuidados de enfermagem.

27 questões relacionadas encontradas

Quando usar gentamicina?

Sulfato de Gentamicina é indicado no tratamento de infecções externas do globo ocular e seus anexos, causadas por microorganismos sensíveis à gentamicina. É indicado também para o tratamento de conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera de córnea, blefarite, blefaroconjuntivite e dacriocistite.

Quanto tempo leva para gentamicina fazer efeito?

Aproximadamente uma hora após ser administrada por injeção intramuscular ou subcutânea, a gentamicina alcança níveis séricos bactericidas, permanecendo ativa durante 6 as 12 horas.

Qual o mecanismo de ação da ampicilina?

Mecanismo de ação

Por ser antibiótico bactericida, apresenta mecanismo e ação semelhante ao das outras penicilinas. Entretanto, a ampicilina tem maior afinidade a proteína fixadora da penicilina 3, que é responsável pela formação de septos no momento da divisão da célula bacteriana.

Qual o mecanismo de ação das sulfonamidas?

Sulfonamidas - Mecanismo de Ação

São inibidores competitivos da enzima bacteriana (diidropteroatosintetase) responsável pela incorporação do PABA no ácido diidropteróico, precursor imediato do ácido fólico (ácido dihidrofólico). São bacteriostáticos.

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Como se administra lá gentamicina endovenosa?

Administração intravenosa

A solução pode ser infundida por um período de meia hora a duas horas. Em certas circunstâncias, a dose única de Sulfato de Gentamicina Injetável pode ser administrada diretamente na veia ou na borracha do equipo, lentamente, por um período de 2 a 3 minutos.

Como aplicar gentamicina Injetavel?

Há diversos tipos de aplicação da gentamicina. Se for administrada por injeção intramuscular, a sua concentração máxima acontece entre 30 e 60 minutos. Na administração ocular, usualmente, a dose correta é a de duas gotas no olho afetado de três a quatro vezes por dia, ou de acordo com o receitado pelo médico.

Como diluir tazobactam?

A solução reconstituída de Piperacilina Sódica + Tazobactam Sódico contendo EDTA pode ainda ser diluída ao volume desejado (p. ex., de 50 mL a 150 mL) com um dos solventes compatíveis para uso intravenoso mencionados a seguir: Solução de cloreto de sódio a 0,9% (solução fisiológica);

Como diluir uma injeção?

A reconstituição consiste em retornar um medicamento da forma de pó para sua forma original líquida. Para isso, adiciona-se diluentes como água estéril, cloreto de sódio 0,9% e glicose 5% ao recipiente com o pó medicamentoso seguindo as instruções do fabricante até que se obtenha o medicamento recomendado para uso.

Como diluir Garamicina?

Em adultos, uma única dose de Garamicina Injetável poderá ser diluída em 50 a 200 mL de soro fisiológico normal estéril ou solução de dextrose em água a 5%; em crianças, o volume do diluente poderá ser menor. A solução deverá ser transfundida em um período de meia hora a duas horas.

Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?

(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.

Qual o mecanismo de ação das quinolonas?

O mecanismo de ação ocorre quando, as quinolonas inibem a síntese do DNA bacteriano, ocorrendo assim, a morte da bactéria. Os principais alvos na ação dessas drogas são a inibição de atividades das enzimas DNA girase (Topoisomerase II) e da topoisomerase IV.

Qual o mecanismo de ação da rifampicina?

Mecanismo de Ação: A rifampicina bloqueia a transcrição, inibindo a síntese de RNA. Inibe especificamente a RNA-polimerase-DNA-dependente (DDRP) da bactéria sensível, cessando a síntese de proteínas da célula bacteriana.

Quais são as funções da ampicilina?

A ampicilina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias, bucais, do trato respiratório, digestivo e biliar. Além disso, também está indicado para o tratamento de infecções locais ou sistêmicas causadas por germes do grupo enterococos, Haemophilus, Proteus, Salmonella e E. coli.

Qual é o mecanismo de ação da amoxicilina?

Mecanismo de ação

Tem em sua estrutura química o grupo amino, ionizável, que faz com que tenha um amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células.

Quais as vias de administração da ampicilina?

A ampicilina é uma droga que atinge níveis no sangue eficazes quando administrada por via oral. Sendo assim, deve-se preferir esta via de administração. Nos casos de impedimento, pode-se utilizar a via injetável e passar para a via oral assim que possível. Este medicamento é indicado para o uso em adultos.

Quanto tempo demora para o antibiótico injetável fazer efeito?

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Quanto tempo depois do antibiótico para fazer efeito?

Na maioria das infecções causadas por bactérias, os efeitos dos antibióticos começam a ser sentidos depois dos primeiros 2 dias de tratamento.

Qual o melhor antibiótico para infecção urinária?

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:
  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.

Artigo anterior
Quantos dólares posso vender por CPF?
Artigo seguinte
O que é risco físico e exemplos?