Como diluir o aditivo concentrado?

Perguntado por: Ariana Margarida Oliveira de Faria  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (26 avaliações)

R: Deve ser diluído na proporção de 50% ou seja, para cada litro de aditivo você adiciona 1 litro de água desmineralizada.

Como diluir 1 litro de aditivo para radiador?

MODO DE USO:

Diluir conforme as recomendações do fabricante do veículo, e na ausência desta, sugerimos diluir 1 litro de Aditivo de Radiador Orgânico Wurth em 1 litro de água desmineralizada. Reconecte todo o sistema de arrefecimento e complete com a solução preparada.

Qual a proporção de água e aditivo para radiador?

Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!

Como usar o aditivo para radiador concentrado?

Aditivo de radiador concentrado tem apenas o aditivo em sua forma bruta, ou seja, precisa ser diluído antes de ser colocado no radiador. De todo modo, a proporção de diluição varia entre cada marca e veículo, sendo importante seguir as recomendações no manual do veículo e também no rótulo do produto.

Pode misturar água com aditivo?

Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador? Não é recomendado, pois a água da torneira possui cloro e sais minerais que podem causar danos ao sistema de arrefecimento do motor.

como diluir o paraflu concentrado e ficar a concentração de aditivo de acordo com o padrão

19 questões relacionadas encontradas

Como fazer a mistura de aditivo para radiador?

É preciso respeitar uma proporção de 60% de água e 40% de aditivos. É importante notar que essa divisão só deve ser feita quando há a utilização de aditivo, e não de fluido (que dispensa essa mistura com água).

É correto colocar aditivo puro no radiador?

Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo.

Quantos litros de água para 1 litro de aditivo?

Dilui em quantos litros de agua? R: Deve ser diluído na proporção de 50% ou seja, para cada litro de aditivo você adiciona 1 litro de água desmineralizada.

Qual a diferença do aditivo concentrado e diluído?

O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se misturá-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.

Para que serve o aditivo concentrado?

Atua na dissipação do calor, aumentando o ponto de ebulição e reduzindo a temperatura de congelamento do fluído. Protege o sistema de arrefecimento contra a corrosão, cavitação e oxidação.

O que acontece se não diluir o aditivo?

Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água.

Pode completar o aditivo do radiador com água?

1 - Completar nível do radiador com água de torneira

Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.

Qual a quantidade correta de aditivo?

Geralmente, o recomendado é 200 ml de aditivo para até 50 litros de combustível. Além de seguir essa regra, o aditivo em frasco só pode ser usado quando o tanque estiver vazio e for abastecido totalmente em seguida, nunca apenas ao “completar”.

Qual a diferença do aditivo concentrado e pronto para uso?

e como o próprio nome já diz, a única diferença que existe entre eles. é que o concentrado. tem uma concentração maior dos seus ativos, enquanto pronto pra uso já vem na diluição correta.

Quantos litro de água vai no radiador do carro?

Quanto à quantidade, cada modelo de automóvel tem um reservatório específico, mas, no geral, o limite é de 4 litros. Orienta-se, também, utilizar líquidos de marcas consolidadas no mercado.

Como usar o aditivo pronto para uso?

MODO DE USAR: DRENAR E LAVAR O SISTEMA DE ARREFECIMENTO COM AGUA LIMPA, VERIFICAR VAZAMENTOS E CONSERTAR SE NECESSARIO. ADICIONAR O ADR PRONTO PARA USO ATE COMPLETAR TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO, REPETIR O PROCEDIMENTO A CADA 60.000 QUILOMETROS OU 3 ANOS.

Como saber se o aditivo e concentrado?

Aditivo Concentrado – é a substância química pura, a base de monoetilenoglicol, ou seja, não possui água na sua composição. O Aditivo Concentrado precisa ser diluído antes de ser colocado no veículo. Esta diluição deve ser feita apenas em água desmineralizada.

Como saber se o aditivo do radiador é bom?

Para ser considerado um aditivo de radiador, o líquido deve conter uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol) em sua composição, além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT. Já um fluido de arrefecimento não contém nada disso... E é aí que está o problema!

Qual o melhor aditivo para colocar no radiador?

Melhores Aditivos para Radiador
  • Aditivo Radiador Autoshine (Melhor no Geral)
  • Aditivo para Radiador Paraflu Bio Orgânico (Melhor Custo Benefício)
  • Wurth Fluido para Radiador W-Max 1L (Melhor para Resfriamento Extra)
  • Aditivo para Radiador Delphi RL10008 (Melhor para Estabilidade Térmica)

Quantos litros de aditivo tem que colocar no radiador?

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo.

Qual a forma correta de completar a água do radiador?

A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.

Pode colocar água filtrada no radiador do carro?

E se não tiver água destilada? Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento. Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.

O que acontece se colocar mais aditivo no radiador?

Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.

Quanto tempo deve durar a água do radiador?

Troca do líquido de arrefecimento

Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.

É melhor colocar água ou aditivo no radiador?

O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.

Artigo anterior
Como é feita a cirurgia de um AVC Hemorragico?
Artigo seguinte
Como fazer uma mistura de detergente?