O que é componente situacional?

Perguntado por: Francisco Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

O terceiro componente do comportamento alimentar é o situacional, aludido a apoios estruturais necessários à mudança, tais como normas socioculturais estabelecidas em torno do comportamento observado e os tipos sociais de força de coerção favorecedoras ou dificultadoras do comportamento desejado.

Quais são os componentes do comportamento alimentar?

Necessidades Fisiológicas: manisfestam-se como impulsos Fome; Sede; Sono; Sexo; Evacuação; Exercitar-se etc. Aprovação social: desejo de pertencer a um grupo e sentir que este grupo nos aprova; Auto-realização: desejo de desenvolver nossa potencialidade. Motivo: necessidade sentida.

O que é componente cognitiva?

O componente cognitivo é o que chamamos de pensamento no resumo indicado no início deste texto. Este componente é uma avaliação, baseada nas crenças e opiniões dos indivíduos acerca de determinado assunto.

O que é aconselhamento dietético?

Segundo Boog (2005), o Aconselhamento Dietético não visa apenas a adesão do usuário a dieta, em conjunto com este busca-se estratégias para solucionar os problemas relativos às suas práticas alimentares inadequadas, as quais são levantadas a partir do histórico alimentar, dados clínicos, bioquímicos e antropométricos.

Quanto aos fatores determinantes do comportamento alimentar?

Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.

O que é Contexto Situacional ?

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que influenciam o comportamento alimentar?

O universo das práticas alimentares influencia o comportamento por meio de diversos fatores, entre os quais se destacam: qualidade e sabor dos alimentos, tradição alimentar, custo e disponibilidade de alimentos, preferências da família e de amigos, estrutura familiar, conveniência no preparo, apresentação do produto, ...

Quais os fatores que influenciam o comportamento alimentar?

As escolhas alimentares também são fatores que implicam no comportamento alimentar. Elas são baseadas no quê, no como, com quem, onde, quando e outras condições que determinam a seleção e o consumo de bebidas e alimentos, como aparência, cheiro, valor nutricional, fatores psicológicos, socioculturais e socioeconômicos.

Quais são os tipos de aconselhamento?

Existem diferentes tipos de aconselhamento, nomeadamente o aconselhamento da vida afetiva (conjugal e relacional) e o da vida social (orientação escolar e profissional). Em qualquer dos casos, segue-se a linha da psicologia de Carl Rogers, em que se pretende que o cliente encontre a sua própria solução e decisão.

Quais as etapas no aconselhamento dietético para estratégia educativa?

O esquema para planejar as intervenções de educação nutricional baseia-se em uma estrutura teórico-metodológica e consta de quatro fases: i. concepção; ii. formulação; iii, implementação e iv. avaliação.

Quais as três fases do aconselhamento?

As fases que compõem o processo de aconselhamento incluem: descoberta inicial, exploração em profundidade e preparação para ação. Ao longo do tempo, o foco do trabalho de aconselhamento foi deslocado dos conteúdos técnicos específicos, para a interação de ajuda.

O que é cognitivo exemplo?

Significado de Cognitivo

adjetivo Que se refere à cognição, ao conhecimento: processos mentais e cognitivos: a aluna apresenta bom nível cognitivo. Relativo à capacidade de adquirir ou de absorver conhecimentos: aumento do aprendizado cognitivo.

Qual é o significado da palavra cognitiva?

Cognitivo: significado do termo

O termo cognição vem da raiz latina “cognoscere”, que significa “conhecer”. Dessa forma, quando se fala de cognição, geralmente refere-se a tudo o que está relacionado com o conhecimento, seja pelo acúmulo de informações pela aprendizagem ou experiência.

Quais são os fatores cognitivos?

A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual).

Quais os 3 níveis de comportamento alimentar?

Primeiramente, é importante saber diferenciar: 1) fome, 2) vontade verdadeira e 3) desejo de comer.

O que é comportamento alimentar e quais aspectos podem influenciá lo?

O comportamento alimentar é um conjunto de ações relacionadas ao alimento, que envolve desde a escolha até a ingestão, bem como tudo a que ele se relaciona. Já o hábito alimentar é a resposta do indivíduo frente ao alimento ficando caracterizado pela repetição desse ato.

Qual a diferença entre hábito e comportamento alimentar?

No campo da Alimentação e Nutrição, hábitos alimentares são relacionados à ideia de consumo alimentar ou, ainda, ingestão alimentar (ingestão energética e de nutrientes), enquanto o comportamento alimentar aparece, na maioria das vezes, relacionado aos aspectos psicológicos da ingestão de comida.

Quais são as habilidades e técnicas que auxiliam no aconselhamento?

Escutar é a mais importante estratégia no aconselhamento porque pode servir como guia eficiente na resolução de problemas. Isto é pré-requisito de outras competências, incluindo empatia, respostas concretas, e outras habilidades de relacionamento (Gilliand et al, 1989).

Como fazer um planejamento dietético?

Como montar um plano alimentar para um paciente
  1. Conheça o perfil do paciente. ...
  2. Investigue avaliações nutricionais anteriores. ...
  3. Faça avaliação física. ...
  4. Evite se basear apenas em calorias. ...
  5. Monte um cardápio diversificado. ...
  6. Estimule o paciente a uma mudança de vida. ...
  7. Faça bom uso da tecnologia.

Qual o objetivo da abordagem nutricional quais são as etapas da abordagem nutricional?

A terapia nutricional tem como principais objetivos prevenir e tratar a desnutrição, preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico, melhorar a resposta imunológica e cicatricial, modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico, prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas ...

Qual é a diferença entre aconselhamento e psicoterapia?

O aconselhamento busca assistir a pessoa na remoção de bloqueios ao seu crescimento (Corey, 1983). A psicoterapia seria desenvolvida em um nível mais "profundo" e teria como foco os conflitos de personalidade, com destaque para a necessidade de mudanças nessa estrutura (Santos, 1982).

Como funciona o Aconselhamento Psicológico?

O aconselhamento psicológico se distingue da psicoterapia em alguns fatores. A técnica por trás dessa abordagem refere-se à solução de problemas, a tomada de decisão e a gestão da rotina diária. O paciente adquire autoconhecimento e se torna capaz de destravar a vida ao recorrer aos recursos disponíveis à sua volta.

Qual a diferença entre orientação e aconselhamento?

Orientação refere-se a um conselho ou a uma informação relevante fornecida por um superior, para resolver um problema ou superar uma dificuldade. Aconselhamento refere-se a um conselho profissional dado por um conselheiro a um indivíduo para ajudá-lo na superação de problemas pessoais ou psicológicos.

Quais fatores podem influenciar a adoção de uma alimentação saudável?

De acordo com French (2005), os três principais fatores que influenciam a escolha de alimentos são o sabor, o valor percebido e o conteúdo nutricional. Grupos diferentes podem atribuir importâncias relativas diferentes a cada um desses atributos.

São considerados fatores determinantes do consumo alimentar de um indivíduo ou população?

São considerados fatores determinantes do consumo alimentar de um indivíduo ou população, EXCETO: produção de alimentos, oferta regional, renda e acesso. hábito alimentar, avaliação bioquímica e espécies produzidas. hábito alimentar, distribuição intrafamiliar e sazonalidade.

Quais as influências que levam a prática alimentares inadequadas?

A construção de hábitos alimentares inicia-se nos primeiros anos de vida e estudos demonstram que as pessoas acabam sendo influenciadas pelos meios de comunicação como: revistas, TV, internet, out doors, dentre outros, estimulando o consumo dos produtos alimentícios divulgados.

Artigo anterior
Quais os produtos para tratar madeira?
Artigo seguinte
O que é CA 19-9 no exame de sangue?