Como diferenciar paralisia de Bell de AVC?

Perguntado por: Melissa Mónica Machado de Henriques  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

“Na paralisia de Bell nota-se somente o acometimento facial, enquanto no AVC pode haver acometimento do terço inferior da face (na grande maioria), além de serem observados outros sintomas associados, como a perda de força, alteração de sensibilidade, dificuldade de fala, etc.", explica a especialista.

Como saber se é AVC ou paralisia facial?

Paralisia ou AVC? A paralisia facial acontece como reflexo de uma disfunção inflamatória do nervo responsável pelos movimentos dos músculos de uma metade do rosto. É aí que ela se difere do AVC, que ocorre quando há um entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro.

Como identificar paralisia de Bell?

Os sinais e sintomas comuns da paralisia de Bell são: fraqueza dos músculos de um lado do rosto com paralisia da pálpebra superior que leva a dificuldade de fechar o olho e dificuldade para piscar, pode levar a ressecamento do olho com lesões da córnea.

Qual a diferença da apresentação clínica de uma paralisia facial causada por um AVC e por uma paralisia facial periférica?

A Paralisia de Bell é o tipo mais comum de paralisia facial periférica. Já no AVC, pode haver a chamada paralisia facial central. Nesse caso, há uma lesão por falta de irrigação sanguínea na parte do cérebro responsável pela movimentação do rosto.

O que uma pessoa sente antes de ter um AVC?

perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos; dor de cabeça forte e sem causa aparente e vertigem ou dificuldade de caminhar. Ao manifestar qualquer um deles, busque atendimento médico imediatamente.

PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA e AVC – COMO DIFERENCIAR?

33 questões relacionadas encontradas

O que pode causar um AVC em jovens?

Especialistas dividem as causas em dois motivos principais: Mudanças no estilo de vida. A camada jovem da população atual apresenta mais casos de obesidade, diabetes e hipertensão que antigamente - e essas doenças estão diretamente relacionadas aos acidentes vasculares cerebrais.

O que leva uma pessoa a ter um AVC?

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Qual a diferença de apresentação clínica da paralisia facial periférica para a paralisia facial central?

É fundamental diferenciar PFP de paralisia facial central. A principal diferença é que a paralisia facial central poupa os músculos da metade superior da face, devido à dupla inervação desses músculos.

Como descrever paralisia facial?

Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.

Qual a diferença entre AVC e derrame cerebral?

Acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é a doença neurológica que mais frequentemente acomete o sistema nervoso e é a principal causa de incapacidades físicas e mentais. Sendo a maior causa de morte no Brasil, ganhando longe do infarto agudo do miocárdio.

O que é sinal de Bell e quando ocorre?

Sinal de Bell ou fenômeno de Bell é um sinal médico que pode indicar paralisia do nervo facial (VII nervo craniano). O observador nota no lado afetado pela paralisia um movimento para cima e para fora do olho, quando o paciente tenta piscar os olhos ou quando tenta-se tocar a córnea.

O que é bom para paralisia de Bell?

O tratamento para a paralisia de Bell pode ser feito através do uso de medicamentos e sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, sendo que a maioria das pessoas se recupera completamente em até 1 mês de tratamento.

Como podemos identificar um AVC?

Uma das formas de identificar um AVC é fazer o teste SAMU:
  1. Sorriso. (peça para a pessoa sorrir. ...
  2. Abraço. (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move)
  3. Música. (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras)
  4. Urgente.

O que é a paresia?

Paresia é uma fraqueza menos intensa. Na paresia, a distribuição da fraqueza ajuda a indicar o local da lesão. A lesão ocorre em uma das vias motora, piramidal ou extrapiramidal, ou ainda pode ocorrer no sistema nervoso periférico, principalmente na junção neuromuscular.

O que é paralisia facial artigos?

Introdução: A paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial em decorrência do acometimento do nervo facial. São vários os fatores que influenciam a evolução das lesões do nervo facial.

O que é Sincinesias?

As sincinesias, descritas na literatura como as seqüelas mais freqüentes, são caracterizadas pelo movimento involuntário que aparece em associação a um movimento voluntário de grupos musculares independentes.

O que é paralisia central?

Em 1992, Hopf et al. descreveram a paralisia facial central emocional como sendo a perda de força quando os movimentos faciais são evocados espontaneamente, como no sorriso, com ativação voluntária normal.

O que acontece na paralisia facial central?

Na paralisia do nervo facial, os pacientes não podem mover a parte superior e inferior da face para um dos lados; em comparação, lesões do nervo facial central (p. ex., devido a acidente vascular encefálico) afetam principalmente a face inferior.

Como ocorre a paralisia facial central?

A causa mais comum de lesão central é o acidente vascular encefálico (AVE), porém outras etiologias podem ser responsáveis, como neoplasia, desmielinização ou infecção do sistema nervoso central. Todas exigem encaminhamento para hospital terciário.

O que se pode fazer para evitar o AVC?

Como prevenir um AVC?
  1. Controle da Hipertensão Arterial;
  2. Tratamento do Diabetes;
  3. Redução nos níveis de Colesterol;
  4. Redução de peso;
  5. Prática regular de exercícios físicos;
  6. Não fumar ou parar de fumar;
  7. Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

O que tomar para evitar um AVC?

Para pacientes de risco, a ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS) a cada três dias pode ser tão eficiente na prevenção de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica quanto consumir o medicamento tradicional, diariamente.

Como identificar um AVC em jovens?

Sintomas. Os principais sinais de que se está tendo AVC são semelhantes em jovens e idosos: fraqueza e dormência de um lado do corpo, perda de visão súbita, dificuldade para falar e uma forte tontura.

Qual a possibilidade de um adolescente ter um AVC?

AVC pode ocorrer em crianças e adolescentes, mas chances de recuperação são boas. Fonte: Dr. Tarso Adoni, neurologista no Hospital Sírio-Libanês. Engana-se quem acredita que o acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, só ocorre em adultos.

É normal jovem ter AVC?

A idade está entre os principais fatores de risco do AVC (acidente vascular cerebral), logo, o problema é menos comum em jovens do que em idosos. No entanto, pesquisas mostram que o número de pessoas mais novas com a doença tem aumentado em algumas partes do mundo.

Como identificar um AVC silencioso?

como identificar um derrame silencioso

Geralmente, ele só é identificado ao fazer um exame, como tomografia ou ressonância magnética, que aponte danos no cérebro.

Artigo anterior
O que significa notificar alguém?
Artigo seguinte
Como usar o seria?