Qual é a conjunção no entanto?

Perguntado por: Ricardo Simões Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

No entanto, entretanto e no entretanto atuam como conjunções adversativas, indicando oposição. São, assim, sinônimas de: contudo, todavia, porém, ainda assim, apesar disso e não obstante.

Qual a conjunção de no entanto?

Significado de No entanto

conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente. [Gramática] Exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: deveria chegar mais cedo, no entanto cheguei atrasado.

Quais são as conjunção?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Qual a classe gramatical da palavra entanto?

Significado de Entanto

[Gramática] Como substantivo somente usado na locução: no entanto. conjunção Mas, porém, contudo, todavia; indica oposição, restrição: precisava falar, entanto a timidez não deixava. advérbio Nessa mesma ocasião; nesse meio-tempo: foi viajar; entanto perdeu o emprego.

Como usar a palavra no entanto?

No entanto indica oposição atua como uma conjunção adversativa sinônima de contudo, porém, todavia, apesar disso, ainda assim, não obstante,… Exemplos com no entanto: Ela prometeu que viria, no entanto, não apareceu. Eles disseram que o atendimento seria rápido, no entanto, tivemos que esperar mais do que duas horas.

No entanto - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa

45 questões relacionadas encontradas

Como usar a vírgula no entanto?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir." FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral.

Quando posso usar no entanto?

Dentre as inúmeras expressões coesivas, existem duas conjunções que requerem cuidado: “entretanto” e “no entanto”. Essas expressões sinônimas equivalem a “porém” e “todavia” e estabelecem relação de oposição ou contraste entre ideias. Gramaticalmente, são denominadas conjunções adversativas.

O que substitui a palavra entanto?

Entretanto; durante isto; neste meio tempo; contudo; ainda assim. Todavia, não obstante.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual palavra pode substituir Contudo?

2. Todavia; não obstante. 3. Apesar disso; ainda assim.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

São conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Quais são conjunções aditivas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivas
  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

Quais são as conjunções adverbiais?

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como substituir a palavra entretanto?

conjunção Mas, porém, contudo, todavia: queria ficar, entretanto fui embora.

Quando usar Não obstante?

É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante". Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

E porisso?

A forma correta de escrita desta locução é por isso, escrita de forma separada. Está errada a palavra porisso, escrita de forma junta. Assim, nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas. A palavra por é uma preposição e a palavra isso é um pronome demonstrativo.

Quando usar no entanto Ou Contudo?

São, assim, sinônimas de: contudo, todavia, porém, ainda assim, apesar disso e não obstante. Atualmente, contudo, privilegia-se o uso de no entanto e entretanto com essa acepção, estando em desuso a utilização de no entretanto como conjunção adversativa. Exemplos com no entanto: Parecia um ano promissor.

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Pode começar um parágrafo com no entanto?

Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.

Pode usar no entanto depois de ponto?

Comentário: Os conectivos adversativos “porém”, “contudo”, “entretanto”, “no entanto”, “todavia”, quando iniciam períodos ou forem precedidos de ponto e vírgula, podem ser seguidos de vírgula: Estudo pouco. Porém, passou no concurso. Estudo pouco; porém, passou no concurso.

Artigo anterior
Como mandar minhas fotos do iPhone para o iCloud?
Artigo seguinte
Quantos caracteres tem uma senha forte?