Como diferenciar dor na panturrilha de trombose?

Perguntado por: Beatriz Mafalda Simões de Nunes  |  Última atualização: 25. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Como saber se a dor na perna e trombose?

Como identificar os sintomas ?
  1. inchaço em uma das pernas, que costuma aumentar ao longo do tempo;
  2. dor repentina em uma das pernas, que fica mais intensa gradualmente;
  3. vermelhidão na perna afetada;
  4. sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  5. dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele;

Como saber se tenho trombose na panturrilha?

inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso; vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP.

Quando a dor na panturrilha é preocupante?

Sempre que a dor na panturrilha dura por mais de 3 dias ou apresenta outros sintomas, é importante consultar um ortopedista ou clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir alongamentos, uso de pomadas, remédios ou cirurgia, nos casos mais graves.

Qual a diferença de dor muscular e dor de trombose?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

O que pode causar dor na panturrilha, será que é trombose ou pode ser algo mais grave? O que fazer?

21 questões relacionadas encontradas

Como saber se a dor na perna e muscular ou vascular?

É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.

Como diagnosticar trombose em casa?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Estou com muita dor na panturrilha O que pode ser?

Esses são alguns dos principais motivos para a dor nas panturrilhas, porém, ela também pode ser decorrência de outros fatores, tais como: Exaustão muscular após exercícios físicos intensos. Cãibra muscular. Distensão de algum músculo da região.

O que pode ser uma dor repentina na panturrilha?

Estiramentos, contusões ou rasgos nos músculos da panturrilha, como o gastrocnêmio e o sóleo, podem ocorrer devido a atividade física intensa, movimentos bruscos ou excesso de uso. Isso pode causar dor aguda na região da panturrilha.

Qual a doença que causa dor na panturrilha?

A trombose venosa profunda, que é um coágulo dentro da veia que causa obstrução da passagem do sangue, também pode causar dor na panturrilha. Trata-se de uma interrupção súbita do retorno venoso e inflamação local. Ao contrário do que acontece nos episódios de varizes, neste caso o quadro é agudo.

Como saber se é trombose ou não?

A trombose arterial também pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: Dor no peito; Fraqueza em um lado do corpo; Mudança repentina do estado mental.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Como descartar trombose na perna?

Ecodoppler. O exame que detecta trombose é o ecodoppler, um tipo de ultrassom feito nos membros inferiores (pernas), que mostra o fluxo sanguíneo nas artérias e veias por meio de imagens coloridas e em alta definição.

Como começa a dor de trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico.

Onde dói quando está com trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Quando desconfiar de trombose na perna?

Quando desconfiar de trombose? Cerca de metade das pessoas com trombose não apresentam sintomas, mas pode haver casos de dor, inchaço e vermelhidão na área de formação do coágulo.

Quando devo me preocupar com a dor na perna?

É sempre importante consultar um médico quando apresentamos uma nova dor nas pernas ou uma dor persistente. Contudo, essa consulta se torna uma urgência se alguma das condições abaixo estiver presente: a perna está inchada. há sinais de infecção (vermelhidão, calor e febre)

Como saber se rompeu o ligamento da panturrilha?

O que se sente após uma Lesão Muscular da Panturrilha?
  1. Dor súbita na parte de trás da perna, entre o joelho e o calcanhar;
  2. Dor ao ficar na ponta dos pés;
  3. Rigidez;
  4. Perda de força;
  5. Hematoma que pode descer ao tornozelo;
  6. “Gap” ou recúo muscular (grau 3).

O que é um estiramento na panturrilha?

Uma distensão na panturrilha, também conhecida como lesão muscular na panturrilha, ocorre quando os músculos da região da panturrilha são esticados além de sua capacidade normal, resultando em danos nos tecidos musculares.

Como é a dor na perna que antecede o infarto?

Dores, câimbras e cansaço nas pernas ou pés ao caminhar, pernas mais frias que o resto do corpo e feridas na região que demoram para cicatrizar. Muita gente não dá atenção a esses problemas achando que são ""da idade"".

Qual o melhor remédio para dor na panturrilha?

Remédios de farmácia para dor nas pernas
  • Anti-inflamatórios. ...
  • Analgésicos. ...
  • Relaxantes musculares. ...
  • Diosmina e hesperidina. ...
  • Massagem nas pernas. ...
  • Aplicar compressas quentes. ...
  • Usar meias compressivas. ...
  • Tomar um chá anti-inflamatório.

Qual o médico que cuida da panturrilha?

Além do cirurgião vascular, outros médicos especialistas que podem avaliar a dor na panturrilha incluem o ortopedista, o neurologista e o reumatologista. O ortopedista é um médico especialista em problemas dos ossos, músculos e articulações, incluindo lesões e doenças.

Como descartar trombose?

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?

6 sinais de trombose na perna
  • A região afetada pode mudar de cor, ficando azulada ou avermelhada;
  • Dor principalmente na panturrilha, mas se espalhando para o tornozelo e o pé, pode incomodar;
  • A perna pode inchar em diferentes graus;
  • Sensação de queimação e peso constantes nas pernas;

Qual o melhor exercício para evitar trombose?

Outra medida muito simples e que estimula bastante o fluxo sanguíneo é caminhar pela casa. Esses simples cuidados já estimulam a circulação e minimizam consideravelmente o risco de trombose", explica.

Artigo anterior
Qual é o quinto sentido?
Artigo seguinte
Como a deriva dos continentes explica?