Como a deriva dos continentes explica?

Perguntado por: Dinis Lourenço de Fernandes  |  Última atualização: 25. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

Resumo sobre a deriva continental O supercontinente Pangeia se fragmentou e as massas de terra foram se separando gradativamente, originando Laurásia (Hemisfério Norte) e Gondwana (Hemisfério Sul). Por um mecanismo desconhecido por Alfred Wegener, a fragmentação dos supercontinentes continuou e houve o seu afastamento.

O que explica a origem dos continentes?

Os continentes formaram-se no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre as placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial, a Pangeia. O movimento milimétrico desses blocos de terra originou os atuais continentes.

Como a deriva dos continentes explica o?

A teoria de Wegener, chamada de deriva continental, explica que todos os continentes presentes hoje sobre a superfície terrestre já formaram uma única massa continental no passado geológico.

Como se explica a teoria da deriva continental?

A Teoria da Deriva Continental explica a formação e a movimentação dos continentes e do assoalho oceânico na crosta terrestre. Além disso, afirma que todos eles já estiveram juntos, formando um único continente chamado Pangeia.

Qual é a teoria da deriva dos continentes?

Teoria da deriva continental foi elaborada por Alfred Wegener, no ano de 1912. Em conjunto com a teoria da tectônica de placas, explica a atual disposição dos continentes. O movimento das placas tectônicas, descobertas em meados do século XX, condicionou a forma atual dos continentes.

Teoria da Deriva Continental - Brasil Escola

30 questões relacionadas encontradas

Quando todos os continentes eram juntos?

A Pangeia é o supercontinente que compunha a superfície terrestre no período Permiano, há aproximadamente 300 milhões de anos. Essa gigantesca massa de terra começou a se fragmentar na era Mesozoica, no período Triássico, há 230 milhões de anos.

Quais foram os argumentos utilizados por Wegener?

Para defender as suas ideias, Wegener (1966, 23-145) usou dados geodésicos, geofísicos, geológicos, paleontológicos, paleoclimáticos e, ainda, argumentos morfológicos, que originaram a conhecida imagem da junção dos continentes actuais, os quais parecem se encaixar perfeitamente.

Quem deu o nome dos continentes?

Etimologia de continente. Os nomes dos continentes mudaram bastante com os séculos. Porém, eles têm algo em comum: quem escolheu os nomes foram os europeus. Há inúmeras razões históricas para esse fato, contudo a colonização dessas terras e de seus povos é a maior delas.

Como os cientistas explicam o movimento das placas tectônicas?

O que move as placas? Hoje sabemos que é a convecção do manto terrestre que através da mudança de temperatura faz um movimento cíclico empurrando a placa.

Quando houve a separação dos continentes?

A princípio a Pangeia se separou em dois grandes continentes, o do Sul que foi chamado de Gondwana e o do Norte Laurásia. O início dessa separação se deu no período Triássico, entre 250 e 200 milhões de anos atrás, ou seja, quase junto com o surgimento dos dinossauros.

Como se deu a Pangeia?

Pangéia foi o nome dado ao continente que, segundo a teoria da Deriva continental, existiu até 200 milhões de anos, durante a era Mesozóica. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos (Pan) formando um único bloco de terra (Geia).

Qual é o continente mais antigo do mundo?

De acordo com pesquisas arqueológicas, o continente que abrigou os primeiros hominídeos seria o continente africano, ele seria o mais fértil a milhares de anos atrás.

Qual continente veio antes da Pangeia?

Antes da Pangeia, o último aglomerado continental de que se tem notícia, foi formado entre 175 e 336 milhões de anos atrás. Os cientistas apontam registros de existência de outros nove: Gondwana, Pannotia, Rodinia, Columbia (Nuna), Atlantica, Arctica, Kenorland, Ur e Vaalbara.

São 6 ou 7 continentes?

Sete continentes: Modelo convencional que se ensina habitualmente na maioria dos países de língua inglesa, bem como em alguns países asiáticos como China, Índia, Paquistão, Filipinas e em parte da Europa Ocidental. Neste conceito, a América Central está incluída dentro do continente Norte-Americano.

Quem criou a teoria das placas tectônicas?

A história remete a 1915, com Alfred Wegener, explorador de regiões polares e meteorologista alemão que normalmente associamos com a teoria da deriva continental.

Como os cientistas sabem que o supercontinente existiu?

Os pesquisadores não sabem exatamente quão grande esse supercontinente era, mas acredita-se que a América do Norte compunha seu núcleo de massa terrestre. Nesse período, os continentes que conhecemos hoje eram irreconhecíveis. Por exemplo, as Américas foram fundidas enquanto a Ásia e a África foram dividas em pedaços.

Qual é a causa do terremoto?

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

Por que África tem esse nome?

O vocábulo África aparece com os romanos e serviu para indicar o território que tinham conquistado a Cartago —grosso modo a atual Tunísia. Parece que êsse nome derivou •duma palavra fenícia significando "colônia" pu "região das frutas", ou talvez ainda seja oriundo do nome bérbere da tri-bo dos aouraghen.

Por que a Europa tem esse nome?

O continente europeu deve o seu nome a uma princesa da mitologia grega, Europa. Segundo o mito, Zeus, o deus do céu e do trovão, enamorou-se dela e levou-a para a ilha de Creta para ali viverem juntos.

Qual a origem do nome da África?

Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa "para virar em direção a abertura do Ka". O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de "abertura do Ka" remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, "o berço".

Por que a teoria de Wegener não foi bem recebida?

Embora as ideias de Wegener estivessem se apoiando em evidências, ele não conseguiu explicar como os continentes se moviam. Então, sua teoria não foi aceita pela sociedade da época, que desconhecia as propriedades plásticas da crosta e do manto. Wegener faleceu em 1930 e sua teoria caiu no esquecimento.

Como é possível comprovar que os continentes já foram unidos?

A similaridade entre os fósseis encontrados em diferentes continentes, bem como entre formações geológicas, levou alguns geólogos do hemisfério sul a acreditar que todos os continentes já estiveram unidos, na forma de um supercontinente.

O quê Wegener tentou provar com a sua teoria?

O ponto crucial para o desenvolvimento da teoria da Deriva Continental, que na sua essência significa movimentação dos continentes, ou ainda, placas que se movem, é a constatação de que a Terra não é estática. Então Wegener percebeu que a costa da África possuía contorno que se encaixava na costa da América do Sul.

Como era chamado o único oceano?

Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano), também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico.

Artigo anterior
Como diferenciar dor na panturrilha de trombose?
Artigo seguinte
Quais as aplicações da radiação para a sociedade?