Como diagnosticar hepatite aguda?

Perguntado por: Salomé Diana Pinheiro Jesus Lopes  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

O diagnóstico é feito por meio de testes de função hepática e sorologia, para identificar o vírus. Higiene adequada e precauções universais podem prevenir a hepatite viral aguda. Dependendo do tipo específico de vírus, é possível a profilaxia pré e pós-exposição, utilizando-se vacinas ou imunoglobulinas.

Como saber se está com hepatite aguda?

Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas. Há desde nenhum sintoma a sintomas muito graves. As pessoas afetadas podem ter falta de apetite, náuseas, vômitos, febre, dor na parte superior direita do abdômen e icterícia.

Qual exame detecta hepatite aguda?

Exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E. Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.

Como diagnosticar a hepatite aguda é a hepatite crônica?

Exames para diagnosticar a doença

Há dois exames: os rápidos e os laboratoriais. Para se detectar os tipos de hepatite B e C, o sistema público de saúde disponibiliza testes gratuitos. É importante que as gestantes também façam o exame de hepatite B no pré-natal.

Como é feito o diagnóstico das hepatites?

Exames mais comuns para diagnóstico

É uma série de exames de sangue para definir o grau de inflamação e em marcadores da função hepática como bilirrubinas, fosfatase alcalina, aminotransferases, albumina e tempo de protrombina.

Diagnóstico Laboratorial das Hepatites virais

15 questões relacionadas encontradas

Como solicitar sorologia para hepatites?

É necessário realizar cadastro no sistema GAL e seguir instruções contidas no Guia de Vigilância em Saúde. Em casos de surto entrar em contato por e-mail para verificar como enviar amostras. Cadastrar a solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) .

Quais testes laboratoriais distinguem a hepatite B aguda da crônica?

Anti-HBc IgM (anticorpos da classe IgM contra o antígeno do núcleo do HBV) – é um marcador de infecção recente, portanto confirma o diagnóstico de hepatite B aguda.

O que é hepatite A aguda?

Hepatite A aguda é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite A com duração inferior a seis meses. Em geral, a hepatite A se espalha quando as pessoas ingerem algo contaminado com fezes de uma pessoa infectada.

O que provoca hepatite aguda?

A hepatite aguda é definida como uma inflamação do fígado que na maior parte dos casos inicia-se subitamente, durando apenas algumas semanas. Existem diversas causas para a hepatite, que incluem infecções por vírus, uso de medicamentos, alcoolismo ou doenças da imunidade.

O que é o exame de HBsAg?

O kit de HBsAg é um teste inicial para detecção de antígeno de superfície do vírus da Hepatite B.

Qual é o tipo de hepatite mais grave?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual exame detecta problema no fígado?

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

Como se pega hepatite aguda?

Transmissão: Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Como as outras variações da doença, quase não apresenta sintomas.

Qual é o tempo de duração de uma hepatite aguda?

Sinais e sintomas

A hepatite viral aguda geralmente resolve-se de maneira espontânea depois de 4 a 8 semanas. Hepatite anictérica (hepatite sem icterícia) ocorre mais frequentemente do que a hepatite ictérica em pacientes com infecção por HCV e em crianças infectadas por HAV.

Quando a hepatite é grave?

Também conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado, a hepatite fulminante é a condição de maior gravidade dentre as doenças do fígado, podendo levar a morte pelo menos metade dos pacientes.

Quais os vírus que causam hepatite?

Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV).

Qual doença causa hepatite?

As causas da hepatite podem envolver a contaminação com vírus, bactérias ou parasitas, sendo que no Brasil os vírus da hepatite A, B e C são os maiores responsáveis pelos casos de hepatite no país. Dessa forma, a inflamação no fígado podem ser causada pelos vírus da hepatite A, B, C, D, E, G.

Que é a hepatite A?

Hepatite A, o que é? É uma infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno; contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

Quais os riscos da hepatite A?

É raro, mas hepatite A pode causar insuficiência hepática aguda, que é a perda repentina do funcionamento do fígado. Algumas pessoas apresentam maior risco de apresentar essa complicação, como pacientes portadores de doenças hepáticas crônicas e idosos.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Qual Exame de sangue detecta hepatite B?

Exame de HBsAg: detecte a infecção pelo vírus causador da Hepatite B.

Quais são os marcadores da hepatite B?

HBsAg e Anti-HBc Total:

São marcadores que devem ser solicitados na suspeita de infecção pelo vírus da hepatite B.

Qual exame deve ser solicitado na suspeita de hepatite D?

O diagnóstico sorológico da hepatite D é baseado na detecção de anticorpos anti-HDV. Caso a pessoa apresente exame anti-HDV reagente, a confirmação da hepatite Delta será realizada por meio do somatório das informações clínicas, epidemiológicas e demográficas.

Onde fazer teste de hepatite?

O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Artigo anterior
Qual a melhor fonte de potássio?
Artigo seguinte
Qual é o alcance do sensor de presença?