Como saber se o que é um pronome relativo?

Perguntado por: Simão Cristiano Simões Neves Domingues  |  Última atualização: 28. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho.

Como saber se a palavra que é pronome relativo?

O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

Quando é pronome relativo?

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente.

Como saber se o que é pronome relativo ou conjunção?

Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes:
  1. O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.
  2. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Como funciona um pronome relativo?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Como aprender PRONOME RELATIVO | Português para Concursos Públicos

21 questões relacionadas encontradas

Onde é um pronome relativo?

A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".

O que é um pronome relativo na frase?

Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva.

Porque é um pronome relativo?

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

Como identificar colocação pronominal?

A colocação pronominal diz respeito ao posicionamento de um pronome oblíquo em relação ao verbo. Veja: "Meu pai não me penteou direito." Na oração, o verbo "pentear" aparece acompanhado do pronome oblíquo "me".

Como achar o pronome relativo na frase?

O pronome relativo qual vem sempre precedido de um artigo: o qual, a qual, os quais, as quais. Emprega-se preferencialmente depois de preposições com duas ou mais sílabas ou depois de locuções prepositivas (sobre o qual, durante a qual, ao lado dos quais).

Como saber se é um pronome?

O pronome é uma classe gramatical variável, ou seja, flexiona-se em gênero e número. Ele tem a função de relacionar o substantivo a uma das três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala), podendo ainda indicar a posse de um objeto ou sua localização.

Quando se usa a quê?

A preposição a que se encontra antes do pronome relativo é a preposição que introduz «à seguradora» na frase (2). Na frase (4), observamos um processo semelhante, no qual o pronome relativo é antecedido da preposição de, que introduzia a palavra repetida na frase original: (4) «O livro ganhou um prémio.

O que usar no lugar do que?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre.

Que palavras não é relativa aos outros?

Resposta: Não é relativo aos outros, toda e qualquer palavra que não faça parte dos pronomes relativos. Consideramos como pronomes relativos aqueles que em uma frase estabelecem referências com outras pessoas/objetos/coisas.

Como identificar um pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

Quais são os pronomes?

São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.

Como se usa o pronome relativo cujo?

O pronome relativo cujo, que expressa a idéia posse, estabelece essa relação ligando dois elementos distintos: o possuidor (termo antecedente) e a coisa possuída (termo subseqüente). Ao contrário de outros relativos, o pronome cujo estabelece a concordância com o termo subseqüente.

Porque por quê ou porquê?

Por quê é formado pela preposição por seguida do pronome interrogativo tônico quê. Quando usar porquê? Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo.

O que é pronome é um exemplo?

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Como identificar um pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Quem pode ser pronome relativo?

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

O que substitui a palavra relativo?

1 referente, alusivo, respeitante, tocante, relacionado, concernente, pertencente, pertinente, atinente.

O que pode substituir relativo?

1 referente, alusiva, respeitante, tocante, relacionada, concernente, pertencente, pertinente, atinente.

Artigo anterior
É possível aplicar o 4º do Art 33 da Lei de Drogas As mulas?
Artigo seguinte
Qual é a franquia mais lucrativa?