Onde você está ou onde você está?

Perguntado por: Daniel Monteiro  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Só se deve usar aonde, quando houver ideia de movimento, de destino, ou seja, só com verbos como ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se, que exigem a preposição a. Por exemplo: Aonde você irá à noite?

Qual a diferença entre aonde ou onde?

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

Como usar onde?

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”.

Por que não usar onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Como usar onde na redação?

O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.

Bruno & Marrone - Onde Você Está? (Video ao vivo)

39 questões relacionadas encontradas

Onde é aonde diferença e exemplos?

Aonde possui lógica semelhante à da palavra onde: mesmas funções e ideia de lugar. Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte.

Qual a diferença entre onde é aonde cite 2 exemplos para cada um?

A bicicleta é o lugar onde os ciclistas estão, para ir aonde eles querem. A palavra “aonde” é formada pela união da preposição “a” e do advérbio ou pronome relativo “onde”.

Onde exemplos de frases?

Exemplos de frases com onde
  • Onde você mora?
  • Onde está a minha caneta?
  • Você sabe onde está minha bolsa?
  • Onde fica a sua empresa?

Como se usa o ou?

O uso de e/ou, embora criticado por muitos, está correto. As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas.

Onde deixei ou aonde deixei?

Você sabe onde deixei meu casaco? O turista não sabia onde encontrar souvenirs. Aonde: Ao contrário do advérbio onde, que indica permanência, o advérbio aonde indicará ideia de movimento, lugar para o qual se vai, destino/direção.

Onde ou aonde você está?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Onde é aonde redação?

Onde se refere a um lugar em que alguém ou alguma coisa está. Indica permanência. Ex.: Onde Larissa colocou meu caderno? Aonde se refere ao lugar para onde alguém ou alguma coisa vai.

Pode usar em primeiro lugar na redação?

Note o uso do conectivo “Em primeiro lugar”, o que ajuda a “travar” o parágrafo nessa posição e une as ideias.

O que posso usar no lugar de onde?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Pode usar onde?

Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar. Não sei onde fica a cidade de Araguari. Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Artigo anterior
Por que o chuveiro não liga quando a água não tem pressão?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre bispo e arcebispo?